Exercícios HIIT e treino Tabata

Os afamados exercícios HIIT (sigla inglesa que significa “Treino Intervalado de Alta Intensidade”) têm vindo a conquistar cada vez mais adeptos entre os atletas. Como indicado pelo seu nome, este método consiste na alternância de picos de elevada intensidade com períodos definidos de descanso. Atendendo à sua comprovada eficácia, este sistema tem sido sobejamente escolhido por garantir resultados e simplificar a definição de variáveis como o número de séries, de repetições ou de intervalos.

Qual a diferença entre exercícios HIIT e treino Tabata?

Treino Hiit

 

Ora, o treino HIIT diz respeito a todos os planos de treino que envolvem um período de exercícios intensivos seguido de um intervalo para descanso. Os tempos de cada fase, bem como o número de séries e repetições, podem variar.

Treino Tabata

 

No caso dos exercícios Tabata, falamos de um protocolo específico, de tipo HIIT, cujos tempos estão definidos à partida. Este treino padronizado acaba por ser mais intenso do que os tradicionais HIIT. Assim, é geralmente constituído de oito séries, com exercícios intensivos de 20 segundos seguidos de intervalos de 10, para repouso.

que tipo de treinos encontramos aqui?

Tabata Hiit - Tipo de treinos

Estes treinos definem-se pela sua alta intensidade, ainda que se possa ajustar a mesma ao perfil de cada pessoa. Esta metodologia é concebida desde raiz com o propósito de otimizar ao máximo um tempo restrito (15 a 20 minutos, normalmente), realizando nesse espaço um elevado número de exercícios.

Podem incluir-se aqui as mais variadas atividades, envolvendo corrida, peso, bicicleta ou flexões, por exemplo. Trata-se de um treino dinâmico, vigoroso e variável, que lhe permitirá melhorar a capacidade cardiovascular e a função metabólica, acelerando assim a queima de gordura — mesmo após o seu término.

Quais os principais benefícios dos exercícios HIIT?

Os exercícios HIIT, pela sua natureza intensiva e intervalada, trazem bastantes benefícios. Conheça alguns:

Beneficios Treino Tabata e Hiit
  • Tempos de intervalo e de treino definidos;
  • Planeamento mais fácil e mais rápido, atendendo à predefinição da maioria das variáveis;
  • Otimização do tempo de treino;
  • Facilita o treino em casa, visto que pode ser feito em qualquer lugar e mesmo sem equipamentos;
  • Existência de vários protocolos, com dezenas de estudos publicados e bibliografia de suporte;
  • Possibilidade de explorar as vastas propostas associadas a várias plataformas;
  • Aumento exponencial do metabolismo aquando do tempo de repouso, que se repercute numa queima maior de calorias e perda de peso;
  • Aumento da resistência física e cardiorrespiratória;
  • É exigente e bastante desafiante, mas com resultados visíveis.

A quem se destina?

Treino tabata e hiit - a quem se destina

Pela sua elevada intensidade e exigência, este treino deve ser feito, sobretudo, pelas populações que apresentam um maior domínio dos exercícios, uma boa condição física e uma elevada capacidade de treino.

No entanto, quem se quiser desafiar pode praticar os exercícios HIIT. Para isso, só terá de ter em conta as devidas adaptações no que concerne ao número de repetições, à velocidade de execução e, claro, aos tempos definidos para a prática e para o repouso.

Como evoluir?

treino tabata hiit - como evoluir

Tratando-se de um treino de alta intensidade, é recomendável que a evolução seja feita de forma gradual e cautelosa, para evitar lesões ou fadiga excessiva. Além disso, é imprescindível que garanta a boa execução técnica de todos os exercícios.

Assim, à medida que se sentir mais confortável com este plano de treino HIIT, pode optar por protocolos com maior duração e por exercícios mais desafiantes. De igual forma, recomenda-se que os intervalos para descanso e as pausas entre treinos se reduzam progressivamente.

mais para descobrir