Exercícios de força e treino de endurance

Sem dúvida que os exercícios de força são dos mais procurados por quem faz exercício físico para definir os músculos, aumentar a força, melhorar o metabolismo, o equilíbrio e a condição física global. No entanto, para ter um sistema muscular equilibrado, estes devem ser acompanhados de um treino de endurance (ou resistência). Perceba porquê.

Diferença entre força e resistência muscular

A força e a resistência muscular são conceitos diferentes, embora se complementem. Nesse sentido, é preciso trabalhar ambos em todos os grupos musculares, com treinos próprios para cada característica e cada grupo.

que tipo de treinos encontramos aqui?

Os exercícios de força física são feitos à base de repetições definidas, que podem variar desde 1 a 20, com levantamento de peso ajustado ao número de repetições e, ao mesmo tempo, uma velocidade que reveza entre lenta a máxima. Deve ter-se em conta, claro, os objectivos, procurando assim o aumento da força, da tonificação e da massa muscular.

 

Já o treino de endurance inclui mais repetições com menos peso e velocidade moderada, uma vez que visa trabalhar a capacidade de aguentar a resistência (muscular e cardiorrespiratória).

 

Entre as atividades que promovem a força física ou endurance estão algumas bastante conhecidas. Por exemplo:

Musculação

Musculação

Elevações, agachamentos, trabalho de costas, core, pernas e braços.

Ginástica Localizada

Ginástica Localizada

Exercícios para tonificar coxas e glúteos, braços e abdominais.

No entanto, o plano de treino de força ideal deve abranger estes dois conceitos. Pode então trabalhá-los intercalando o tipo de exercícios, optando por velocidades, repetições e pesos mais moderados ou por atividades que trabalhem vários músculos, como o treino funcional.

Quais os principais benefícios dos exercícios de força e do treino de endurance?

Tanto o treino de força física como os exercícios de endurance ajudam no seguinte:

Beneficios força e endurance
  • Aumento da força muscular;
  • Aumento da resistência muscular
  • Diminuição da massa gorda;
  • Proteção dos músculos, dos ossos e das articulações;
  • Aumento de massa muscular;
  • Aumento da resistência cardiorrespiratória;
  • Ajuda a saúde cardiovascular;
  • Aumento da tonificação muscular;
  • Melhoria da postura e do equilíbrio;
  • Aumento da autoestima;
  • Diminuição de problemas na parte inferior das costas;
  • Melhoria no desempenho dos músculos em atividades.

A quem se destina?

A quem se destina - força e endurance

Uma vez que a força e a resistência são características necessárias para as nossas funções diárias, estes exercícios podem ser praticados por todas as pessoas, adaptando ao nível de cada um e desde que não haja contraindicações médicas ou desconfortos.

Assim, são ideais para quem quer trabalhar todos os músculos de maneira mais genérica, para quem procura um treino que os defina e os tonifique, assim como para quem quer ganhar mais força, resistência e proteção de músculos, ossos e articulações.

Como evoluir?

força e endurance - como evoluir

 

A evolução nos exercícios de força ou no treino de endurance pode ser feita através do tempo (de exercícios ou vezes por semana) ou de mais repetições e séries. No entanto, é necessário fazê-lo progressivamente, de forma que não haja lesões, e estar atento a qualquer dor ou desconforto que seja persistente.

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