Dia 6 - Russian twist: o exercício dos ajudantes do Pai Natal

Quem nunca sonhou em ir ao Polo Norte conhecer a fábrica mágica do Pai Natal e transformar-se num dos seus peculiares ajudantes? Pois bem, chegou o momento! O sexto exercício do Desafio Corpo de Natal foi pensado para começar a organizar as prendas, mas de uma forma muito original: com um russian twist. Por isso, precisamos de três voluntários — e será sempre um bónus se usarem gorros de elfo. Como assim, não tem voluntários? Não há problema: o russian twist é tão eficaz a pares como a solo. Vamos a isso?

Antes de mais, o exercício (e o convívio!) começa com um snack pré-treino. Experimente, por exemplo, os deliciosos queques com banana e chocolate negro. A seguir, os presentes devem ser colocados todos juntos. Os atletas sentam-se no chão lado a lado, ao pé da árvore, elevando um pouco as pernas, com os joelhos dobrados. A partir daqui, só podem mexer o tronco, girando-o ora para a esquerda, ora para a direita. Como numa linha de montagem, vão passando os presentes e o último a recebê-los coloca-os em montes diferentes.

Como fazer?

Dia 6 - Russian twist: o exercício dos ajudantes do Pai Natal

É recomendado fazer, no máximo, dez repetições (para cada lado) do russian twist. Em termos de séries, comece com o mínimo de duas e faça conforme a sua capacidade. Contudo, não é aconselhado que ultrapasse as cinco séries.
 

Embora seja um exercício ótimo para trabalhar os abdominais, pode ser bastante exigente para a região lombar. Por isso, propomos que comece com os calcanhares no chão e que, conforme se for sentindo confiante e capaz, tente retirá-los. Esteja, ainda assim, sempre atento aos limites do seu corpo. E caso queira fortalecer mais a zona abdominal e o equilíbrio, integre o russian twist em exercícios core ou num treino de endurance.

Depois desta atividade física com os seus companheiros elfos, hidrate-se bem e faça um plano para descontrair, relaxar e continuar o convívio. Sempre, claro, com o espírito natalício presente (e não apenas nos presentes). Afinal, esta quadra faz mais sentido se estiver recheada de momentos assim.

mais para descobrir