Dia 4 - Saltar à corda com fitas de Natal

A atmosfera que se respira na quadra natalícia é, para uma grande parte das pessoas, como uma espécie de portal para a magia da juventude. Tendo ou não crianças em casa, a verdade é que, por esta altura, instala-se em muitos lares uma alegria infantil que se expressa na decoração da época: renas e pais natais sorridentes, luzinhas saltitantes e fitas com muita cor e brilho. Assim, este quarto Desafio Corpo de Natal é o momento certo para recuperar uma brincadeira que faz parte do imaginário de todos os petizes, mas que é um tipo de exercício físico muito eficaz: saltar à corda.

Sugerimos que se prepare com umas panquecas de aveia com kiwi, ótimas para o pré-treino. Posteriormente, para a realização deste exercício, vamos utilizar um dos elementos decorativos indispensáveis nesta época. Falamos, pois, das fitas de Natal. Escolha uma suficientemente robusta para poder saltar à corda com toda a segurança e comodidade necessárias.

Como fazer?

Dia 4 - Saltar à corda com fitas de Natal

É recomendável que inicie devagar, com uma sessão de dez segundos apenas. Depois, gradualmente, pode aumentar até um minuto de duração. No que diz respeito ao número de séries indicadas para este treino curto, pode efetuar entre duas e cinco, tendo sempre em atenção a sua disponibilidade física. Se pretender fazer um treino mais completo, pode integrar esta atividade numa sessão de exercícios de cardio e resistência.
 

Os benefícios de saltar à corda são múltiplos — e vão muito além da ideia de que saltar à corda é para emagrecer. Esta atividade, tão popular na infância de todos, revela uma enorme eficácia na tonificação dos gémeos, das pernas e dos glúteos. Além disso, é um bom exercício para trabalhar os abdominais, estimular o sistema cardiorrespiratório e ainda a coordenação. Contudo, devido ao impacto, pode provocar desconforto nos joelhos ou na região lombar, por exemplo. É, pois, importante que o execute com moderação.

Terminado mais um Desafio Corpo de Natal, devolva a fita à árvore de Natal, para não a deixar despida. Depois, recupere energias com um programa familiar, com jogos, filmes ou brincadeiras, e deixe que o espírito da infância acrescente felicidade a estes dias natalícios!

mais para descobrir