Dia 22 - Estrear as meias novas numa prancha serrote

A confusão é geral. Voam papéis por todos os lados, rasgados à velocidade da luz, ouvem-se as vozes de espanto e os gritos de alegria, mas também aquela frase que teima em fazer-se ouvir todos os anos: mais um par de meias! Se assim for, fica a deixa para o Desafio Corpo de Natal número 22: uma prancha serrote.

É isso mesmo, até umas meias novas servem de pretexto para manter a boa forma nesta quadra. Após abrir o presente “mais original” deste Natal, concentre a atenção de todos para o momento que se vai seguir. Não vai ser fácil, mas se usar os argumentos certos, ninguém vai querer perder o espetáculo. Calce o novo par de meias – que vão ajudar a escorregar para realizar este treino – e coloque-se, então, em posição.

Como fazer?

Dia 22 - Estrear as meias novas numa prancha serrote

O atleta tem de se colocar em posição horizontal com a barriga para baixo, apoiando-se na ponta dos pés e nos cotovelos para dar início à prancha serrote. Chama-se serrote porque o movimento que se faz com o corpo lembra o movimento de estar a serrar: os pés deslocam-se para a frente e para trás, tentando manter o alinhamento horizontal. Deve contar 20 movimentos no máximo e descansar. Pode fazer duas até um máximo de cinco séries.
 

Este exercício vai reforçar a região abdominal e a zona core, ajudando a aumentar a força e também a trabalhar o equilíbrio. É preciso ter em atenção à coluna lombar e não se deve fazer este exercício se se sentir desconforto nesta zona. Assim, é ideal para estar incluído com outros exercícios de força e treino de endurance presentes numa rotina para ganhar maior resistência, força e tonificação muscular, que certamente fazem qualquer pessoa brilhar.

Se precisar de um reforço para conseguir fazer este exercício, pode ser a altura de provar o arroz doce para o qual ainda não tinha conseguido arranjar espaço. Mas só desta vez!

mais para descobrir