Dia 1 - A Árvore: exercícios de equilíbrio

A tradição é cumprida escrupulosamente em milhares de lares portugueses: no primeiro dia de dezembro, a casa veste-se a rigor com as cores natalícias, para tornar os dias de inverno mais mágicos, e muito menos rigorosos. A estrela da decoração (que, por sinal, eleva a estrela de Belém) é, sem sombra de dúvida, a árvore de Natal. É ela, portanto, a inspiração para o primeiro Desafio Corpo de Natal, um exercício de equilíbrio.

Antes mesmo de montar este símbolo maior da quadra, experimente simular o perfil de uma árvore de Natal. É uma excelente forma de treinar o equilíbrio e é mais simples do que parece! Para isso, basta que mantenha um pé bem apoiado e dobre a outra perna. Depois, fique com os braços abertos, como se fossem os ramos. Uma vez que consiga manter o equilíbrio, pode, opcionalmente, segurar em dois presentes em cada mão, mantendo os braços (isto é, os ramos) afastados.

Como fazer?

Dia 1 - A Árvore: exercícios de equilíbrio

É recomendado que comece este exercício de equilíbrio com uma série de dez segundos. Posteriormente, poderá então aumentar a duração até um minuto, no máximo.

Quanto ao número de séries a realizar, o ideal é que se façam de duas a cinco. Entre estas, é importante que troque a perna de apoio. Esta pequena atividade física pode integrar-se num treino de Yoga ou de equilíbrio mais completo.
 

Ora, tratando-se de um exercício que utiliza um apoio, o atleta tem, desde logo, de treinar o seu equilíbrio. No entanto, esta posição exige algum trabalho de força, pela perna de apoio, claro, mas também por parte dos ombros, que têm a função de suportar os braços afastados e, eventualmente, o peso dos presentes que podem ser adicionados a este exercício de equilíbrio.

No final, reúna então a família para, em conjunto, se divertirem a montar a árvore de Natal. Para isso, vai precisar de recuperar forças: experimente estas revigorantes barras cruas de aveia e passas. Entre bolas, fitas de cores reluzentes, luzes dançantes e a estrela a acenar no topo, viva este momento mágico com ainda mais energia.

mais para descobrir