Lino Barruncho_FWT

Lino Barruncho: resiliência à prova

Treinador de triatlo da Federação Portuguesa de Triatlo há 10 anos, Lino Barruncho ajuda atletas de alta competição a ultrapassar obstáculos e a ‘cortar a meta’. A cada medalha conquistada, cumpre-se um sonho e inicia-se nova etapa. Resiliente e determinado, o treinador da Lidl Star Melanie Santos propôs-se a participar no IRONMAN Cascais 2021, com o apoio do Lidl. O objetivo da sua participação nesta prova de fora era qualificar-se para o IRONMAN Havai. Um sonho antigo deste treinador, que chegou a ser atleta de alta competição até que a vida lhe trocou as voltas.  

Superar frustrações e seguir caminho

Lino Barruncho foi atleta profissional de triatlo/ duatlo dos 17 aos 34 anos, altura em que sofreu um acidente na Av. Marginal, enquanto treinava. Faltavam 15 dias para o Campeonato do Mundo de Duatlo. Estava em grande forma. E, de um momento para o outro, tudo mudou.

Depois de conquistar o título de Campeão do Mundo de Duatlo (Itália, 1996) e 13 medalhas internacionais, viu-se obrigado a parar. As mazelas do acidente não lhe permitiam continuar a carreira de atleta, mas deixar esta vida do desporto de alta competição estava fora de questão. Foi a partir daí que decidiu dedicar-se em exclusivo à profissão de treinador.

A vida de treinador de triatlo

Hoje com 44 anos, o treinador da Federação de Triatlo de Portugal acompanha os seus atletas com a mesma garra com que, há uma década, viveu a modalidade.

Não é um trabalho das 9h às 17h. Não dá para desligar, a cabeça está sempre a funcionar. Os treinadores têm muita gente à sua volta, mas estão muito sós. Além de treinadores, somos pais, psicólogos... Não é apenas a parte física que se treina.” Lidar com as frustrações não é fácil. “Com as frustrações dos meus atletas e com as minhas. Aliás, as deles são minhas.” Mas há que tentar encontrar energia para confortar os atletas e animá-los a dar a volta por cima.

Nem tudo são espinhos. A parte mais divertida do seu trabalho é ver o processo construtivo de um atleta. Lino conta: “Quando comecei a trabalhar com a Malenie Santos, por exemplo, ela tinha 15 anos; hoje tem 25. Dá-me muito gosto ver, depois de 10 anos de trabalho, a colheita dos frutos de toda a persistência e dedicação.”

"O Lidl está a ajudar-me a conquistar um sonho interrompido pelo acidente”

Desde criança, Lino Barruncho alimenta o sonho de participar no campeonato do mundo IRONMAN no Havai. Na altura do acidente, preparava-se para tentar cumprir essa meta, o que se tornou impossível. Com a coluna fraturada, seguiram-se meses de recuperação. Foi preciso reaprender a andar. O IRONMAN Havai tornou-se uma miragem. Em 2020, com o apoio da família e do Lidl, decidiu começar a treinar para o IRONMAN Cascais e a chama da competição em nome próprio reacendeu-se. Mas o destino voltou a trocar-lhe as voltas e Lino não pode competir. O sonho ficou novamente adiado, mas Lino não baixa os braços. O que virá a seguir?

Lino Barruncho deixou cair o não

Uma história de superação, perseverança e determinação de um ex-atleta de alta competição que se colocou à prova rumo ao IRONMAN.

Lino Barruncho Atletismo
Lino Barruncho Ciclismo
Lino Barruncho Ciclismo

MAIS PARA DESCOBRIR TODOS OS DIAS