MINI HORTA EM CASA

Uma Mini Horta em Casa

Neste artigo apresentamos-lhe dicas e sugestões de como plantar uma mini horta em casa. Sabemos que os projetos ambiciosos de hortas caseiras acabam, muitas vezes, por nunca ver a luz do dia, mas se seguir as nossas sugestões verá que a sua mini horta em casa acabará por dar frutos.

Comece pela alface

A alface pode cultivar-se durante todo o ano e demora, na primavera/verão entre 8 a 10 semanas a nascer.

  1. Inicie, na varanda ou no jardim, uma mini horta, semeando uma hortícola de cada vez. Para principiantes, há até sementes já distribuídas em tiras, respeitando a distância que deve existir entre cada uma das sementes.  Desta forma, assegura que cada raiz tem espaço para desenvolver.
  2. No vaso, coloque um pouco de terra, depois estique a fita onde estão as sementes e volte a colocar terra. Atenção que as sementes devem ficar a cerca de 1 cm de profundidade.
  3. Para enriquecer a terra com mais nutrientes, use adubo específico ou, na dúvida, um adubo universal, respeitando as quantidades indicadas na embalagem. No final, distribua o adubo e regue.

Misture Flores

Quem tem um espaço pequeno e não quer ocupá-lo exclusivamente com hortícolas pode sempre misturá-las com lindas flores.

  • Por exemplo, como a Hortênsia, que se planta na primavera, gosta de luz e aguenta o frio;
  • A Lavanda (Lavandula Stoechas), que se adapta a Sol moderado, prefere o canteiro ao vaso, e não suporta temperaturas elevadas;
  • Ou a Dália, que se planta entre janeiro e maio, tem flor até ao final do verão e normalmente não se renova de um ano para o outro, pelo que tem de se plantar de novo.

descobrir mais