
Aprende a criar uma horta de ervas aromáticas em casa
Sempre quiseste ter a tua própria horta de ervas aromáticas em casa e desfrutar de temperos sempre frescos e naturais, acabados de colher da terra?
Transforma os teus pratos com as melhores ervas aromáticas, plantadas com as sementes de ervas aromáticas Bio, de origem biológica e nacional, e descobre uma forma mais fácil, saudável e económica de dares um toque especial aos teus pratos e bebidas caseiras.
Toca a pôr as mãos na terra e a plantar; não há nada mais relaxante e terapêutico do que ver as nossas sementes crescer.
As sementes de aromáticas Bio do Lidl
AnisFácil de cultivar, é um ótimo aromatizante, rico em proteínas e fibras. A erva de anis pode ser cultivada em vasos e adapta-se facilmente a diversos tipos de solo.
CebolinhoPode ser colhido a qualquer altura do ano e traz sempre mais sabor a uma refeição. Pode ser plantado em vasos ou floreiras e deves ter em conta as regas regulares e evitar o excesso de água.
CoentrosDe presença obrigatória nas cozinhas portuguesas, é uma erva bastante saborosa e rica em vitaminas e antioxidantes. O ideal é que os coentros sejam plantados isoladamente, em vaso ou floreira, com pelo menos 30 cm de profundidade.
Cominho pretoEsta erva aromática gosta de sol, reage bem a solos drenados e pode atingir cerca de 60 cm de altura. O cominho preto também ajuda na digestão e no combate à retenção de líquidos e pode ser usado para “dar vida” a variados pratos.
EndroCom uma terra de boa qualidade, uma boa exposição solar e água na medida certa, podes ter endro fresco e delicioso ao longo de todo o ano. Depois é só dares asas à imaginação na cozinha!
ManjericãoMuito versátil e de cheiro inconfundível, o manjericão pode ser usado fresco ou seco. Esta erva aromática possui funções antioxidantes e é especialmente fácil de cultivar, em vasos ou floreiras com pelo menos 30 cm de profundidade.
OrégãosSol, temperaturas amenas e uma terra nutritiva — é tudo o que precisas para cultivar orégãos. Com propriedades anti inflamatórias, os orégãos podem ajudar a prevenir diversas doenças e são ótimos para ajudar com problemas do sistema respiratório.
SalsaSabias que a salsa pode ajudar a prevenir o cancro e dar um boost no sistema imunitário? Com um sabor inconfundível, a salsa é uma planta de fácil manutenção, que gosta de bastante água e de meia sombra. Indispensável em muitas cozinhas portuguesas.
SálviaEm vasos de mais de 30 cm de altura e solos bem drenados, terás plantas de sálvias fabulosas! Podem ser usadas para temperar diferentes receitas ou em forma de chá, para dar um sabor especial às tuas bebidas.
TomilhoO tomilho tem propriedades anti sépticas e ajuda no combate à hipertensão. Planta-o num vaso ou floreira com até 20 cm de profundidade e evita o excesso de água.
O melhor sítio para plantar as aromáticas
No jardim, na varanda, no terraço ou até mesmo no parapeito da janela — desta vez, não há desculpas para não começares a plantar ervas aromáticas em casa.
É possível adaptar a horta de aromáticas a vários locais e ambientes; só tens de ter em conta a exposição solar, as variedades das espécies e os tamanhos dos vasos que estás a pensar comprar.
Se precisas de mais dicas, vê aqui as nossas sugestões para cuidares do teu jardim o ano inteiro e conhece ainda como construir um jardim vertical em tua casa.
Tudo o que precisas para ter uma horta perfeita

• Terra versátil e rica em nutrientes;
• Local arejado e com boa exposição solar (direta e indireta);
• Adequar a frequência e intensidade da rega às necessidades das diferentes ervas;
• Ter em conta que algumas aromáticas têm de ser plantadas isoladamente e com profundidades específicas para promover o seu crescimento.
Vantagens de ter uma horta em casa

• Mais económico;
• Uma cozinha mais temperada, cheia de aromas frescos e uma casa mais alegre;
• Fazer da jardinagem um novo hábito e ritual stress free;
• Consumo de produtos frescos, naturais e livres de químicos.
E por aí, já se renderam às maravilhas de ter uma horta de aromáticas em casa?


