Render-se à Natureza com plantas para decoração de interiores

Estar no meio do campo, respirar fundo e ter uma sensação imediata de tranquilidade. Só de ler, parece que estamos lá. Ora, assim não é estranho que gostemos tanto de utilizar plantas para decoração de interiores. É, sem dúvida, uma boa forma de sentir esta conexão com a Natureza. Sabia que, além de darem mais beleza, aconchego e vida a qualquer divisão, também são vantajosas para a nossa saúde?

Beneficios Plantas Lidl

Benefícios das plantas para decoração de interiores

Como escolher?

Escolher plantas para decoração de interiores não deve ser tomado de ânimo leve. Afinal, cada uma tem as suas necessidades para estar saudável e viçosa. Assim, deve contar com alguns fatores para decidir qual a melhor companheira para a sua casa:

Animais Plantas Lidl

Para garantir que consegue cuidar delas, considere, por exemplo:

  • Quais se adequam mais à sua rotina em termos de cuidados;
  • Se já teve outras plantas ou se é a primeira vez;
  • Condições do local da casa onde irá colocar (luz, espaço, perto de aquecedores);
  • Se tem alergias, crianças ou animais de estimação, pois existem plantas tóxicas.
Necessidades Plantas Lidl

Além disso, não se esqueça das necessidades da própria planta:

  • Precisa de muito espaço e mudança de vaso frequente?
  • Precisa de mais regas ou aguenta bem com pouca água?
  • Pode estar exposta à luz do Sol diretamente?
  • Deve haver humidade no ambiente?
  • É muito sensível a oscilações de temperatura?
  • Qual o ciclo de vida da planta?

No entanto, convém também ir percebendo se elas se dão bem nos ambientes em que as colocou.

Que plantas ter?

O ideal, quando escolher plantas para decoração de interiores, será que sejam resistentes e de fácil manutenção, especialmente se for a primeira vez ou não tiver muito jeito para cuidar delas:

Suculentas e Catos

Suculentas e Catos

De vários tamanhos e espécies, pode juntar diferentes tipos. Precisam de sol e armazenam água nas folhas, aguentando bem sem muitas regas.

Espada-de-são-jorge

Espada-de-são-jorge

Com folhas longas, é uma bonita planta doméstica que ajuda a purificar o ar, dando-se bem tanto ao sol como quando existe menos luminosidade.

Costela-de-Adão

Costela-de-Adão

Oferece um toque tropical a qualquer canto da sua casa, pois gosta de luz, mas sobrevive bem na luz indireta.

Hera-do-Diabo

Hera-do-Diabo

Versátil, pode colocar esta trepadeira em suspensão ou em floreira. Não necessita de sol e ajuda a purificar o ar.

Palmeira-de-Kentia

Palmeira-de-Kentia

Uma palmeira? Sim! Esta planta adapta-se bem à pouca luminosidade e ao tempo seco do interior, além de precisar de pouca água.

Dracena

Dracena

Do tamanho de um arbusto, tolera bem sol direto, luz direta ou pouca luz. Precisa de solo fértil, mas dá-se bem em interiores e limpa o ar.

Ideias de decoração com plantas naturais

Desde que respeite as necessidades de cada uma, a imaginação é o limite quando usar plantas para decoração de interiores! Damos algumas ideias:

Suspensas

Suspensas

Opte por trepadeiras ou não, pode sempre pendurar as plantas em paredes ou no teto. Por exemplo, em suportes de macramê ou em baloiços feitos de madeira e corda.

Adorno

Adorno

Opte por trepadeiras ou não, pode sempre pendurar as plantas em paredes ou no teto. Por exemplo, em suportes de macramê ou em baloiços feitos de madeira e corda.

Locais diferentes

Locais diferentes

Ao pensar em decoração com plantas naturais, provavelmente a imaginação vai para divisões como a sala, o hall ou o quarto. No entanto, pode sempre embelezar a sua casa de banho, colocar plantas na cozinha junto de ervas aromáticas ou, porque não?, a enfeitar as escadas.

Jardins Verticais

Jardins Verticais

Seja com paletes, em quadros vivos, suspensas ou em estantes, o jardim vertical é uma tendência económica e mais fácil de manter do que parece.

Aproveite para envolver toda a família e, juntos, terem ainda mais ideias. Assim, todos poderão sentir que participaram, que há coisas que estão ao seu gosto e apreciar ainda mais esse pedacinho da Natureza em casa. Bom ambiente e bom humor garantidos!

mais para descobrir