Ideias de decoração de outono para renovar a sua casa

Deixámos o verão para trás e retomámos a rotina. Embora traga sempre alguma melancolia, também sabe bem voltar aos elementos típicos das estações frias: castanhas acompanhadas de jeropiga, folhas secas pelas ruas e roupas quentes e macias. E se aproveitasse para fazer uma decoração de outono e aplicasse estes elementos à sua casa? De certeza que irá animar toda a família e renovar energias. Deixamos algumas ideias.

 

Sustentabilidade na decoração de outono

Uma das tendências de decoração para 2021 é a sustentabilidade. Por isso, quando estiver a pensar em ideias de design de interiores para renovar o seu lar, tenha este conceito em mente. Por exemplo, coloque mãos à obra com toda a família e utilize elementos naturais para dar um toque diferente à casa ou recicle objetos de decoração.

Iluminação

A iluminação natural é sempre importante. No entanto, com os dias mais escuros, apostar em luzes interiores é obrigatório.

Candeeiros Outono

Candeeiros

Tem candeeiros que já não utilize? Então, recicle-os com cores, decorações ou aproveitando apenas a estrutura para criar algo diferente:

  • Pinte os candeeiros de cores vibrantes;
  • Decore-os com folhas, cordas ou pinhas;
  • Faça um candeeiro com uma garrafa ou um tronco.
Velas

Velas

Com diversos tamanhos, formas e até cheiros, as velas certamente trazem sempre um ambiente acolhedor e romântico a uma divisão. Para decoração de outono, escolha:

  • Velas de cores neutras ou terra, misturando tons;
  • Aromas associados ao outono, como canela e baunilha;
  • Folhas secas, pinhas, flores ou seixos para pôr num recipiente com as velas.

Texturas

As texturas podem oferecer um ambiente mais aconchegante e quente. Assim, cortinados, almofadas, mantas e tapetes são perfeitos para esta estação do ano.

Cortinados

Cortinados

O tempo mais frio pede cortinados duplos e é uma boa oportunidade para misturar cores e texturas. Nesse sentido, combine um tecido mais fino e claro que deixe passar a luz quando o tempo está mais agradável com um cortinado grosso que ajude a proteger do frio. Aliás, dependendo dos tecidos, pode tingir e reaproveitar cortinados.

Tapetes

Tapetes

Da mesma forma, os tapetes são um complemento ótimo nas estações mais frias. Não só ajudam a tornar o espaço mais confortável, como também conservam o calor.

Mantas e almofadas

Mantas e almofadas

E quando falamos de tecidos e texturas, certamente que não podem faltar as mantas. Sim, no plural. Conte sempre com uma para se tapar quando está no sofá a ver filmes, mas inclua também algumas mantas (e almofadas!) decorativas que criem um ambiente alegre e acolhedor.

Natureza

Uma decoração de outono pede para trazermos a natureza para dentro de casa.

Natureza

Pois bem, as ideias são infinitas e só dependem do seu gosto e da sua criatividade:

  • Coloque desenhos, pinturas ou imagens em molduras e complemente com folhas e flores secas;
  • Suspenda uns galhos ou umas folhas secas no teto ou na parede e pendure neles umas flores ou fotografias;
  • Faça uma coroa de folhas secas e pinhas, para colocar na porta ou como centro de mesa.

Refúgio

Já pensou em reservar um canto para ler, pintar ou apenas observar a chuva, por exemplo, numa divisão que tenha mais espaço? Ou transformar a varanda e o jardim para criar um ambiente caloroso que sabe tão bem nesta época?

Cantinho interior

Cantinho interior

A decoração de outono deste espaço exige conforto e tranquilidade. Por isso, aposte em:

  • Pufes ou uma pequena poltrona e uma manta, pelo menos;
  • Pendure imagens e objetos, como velas, que convidem a inspiração e tranquilidade;
  • Uma mesa, um cavalete ou uma miniestante, dependendo do objetivo;
  • Iluminação própria, seja com pequenas luzes festivas ou um candeeiro reciclado.
Cantinho exterior

Cantinho exterior

Transformação total ou apenas de um canto? Há ideias para ambos, você escolhe!

  • Uma cadeira de vime com almofadas, pufes gigantes, mantas - tudo de cores outonais;
  • À volta, colocar uns cortinados de tule que deem um toque mágico e de refúgio;
  • Na varanda ou no jardim pode colocar velas em tons de terra, lamparinas, plantas desta estação, flores secas ou pedras decoradas;
  • Decore a mesa de jardim com uma coroa com pinhas e flores ou remodelando a mesa com folhas secas e passando verniz por cima.

Festividades

São várias as oportunidades que terá de também apostar numa decoração de interiores festiva.

Festividades

Afinal, desculpas não faltam: o Dia de São Martinho, o Dia das Bruxas, os vários feriados… e, claro, tudo aquilo que quiser celebrar também!

Certamente que uma decoração de outono vai animar a casa e a família. A chegada do frio até vai saber melhor. Além disso, experimente algumas receitas novas ou com ingredientes da época. É só dar largas à criatividade e colocar toda a família a participar com ideias e mão de obra. Feliz equinócio de outono!

mais para descobrir