Exercícios de Pilates e aulas de Yoga

Quando pensamos em atividades físicas que nos ajudam a aliviar o stress, a melhorar a postura e a aumentar a flexibilidade, certamente vêm-nos à cabeça os exercícios de Pilates ou as aulas de Yoga. No entanto, existem muitos outros benefícios – como a força e a resistência – que podemos obter ao treinar estas duas modalidades que têm vindo a ganhar cada vez mais fama e mais adeptos. 

Qual a diferença entre Yoga e Pilates?

Em termos de semelhanças, é certo que ambos trabalham técnicas de respiração que permitem alinhar a mente e corpo, ajudam a alcançar um maior equilíbrio, têm benefícios corporais muito semelhantes e promovem a consciência corporal e o self-care. No entanto, existem diferenças substanciais nos movimentos, assim como na prática. Podemos conhecer melhor cada um:

Yoga

Yoga

Originário da Índia, pode ser considerado uma filosofia de vida que procura o equilíbrio entre mente, corpo e espírito. Existem diversos tipos de Yoga e, além dos movimentos (asanas ou posturas) e do trabalho de respiração, inclui também uma componente de dieta e de prática de meditação, ou seja, há uma parte espiritual e de estilo de vida que não está presente no Pilates.

Pilates

Pilates

É um método criado pelo alemão Joseph Pilates no século XX, envolvendo uma mistura de práticas de respiração e de exercícios, com movimentos inspirados na ginástica sueca e no Yoga, que, em conjunto, estimulam o controlo da mente sobre os músculos. Pretende, assim, ajudar a melhorar a postura, o equilíbrio e o controlo corporal, além de aumentar a força e endurance, flexibilidade e resistência.

Que tipo de treinos encontramos aqui?

Tipo de Treino

 

Devido à sua natureza e aos seus objetivos, tanto o Yoga como Pilates são exercícios de baixo impacto, com movimentos mais lentos mas intensos e controlados, em que a respiração é um ponto-chave para reforçar a musculatura e a força abdominal, assim como a flexibilidade e a postura.

Quais os principais benefícios dos exercícios de Pilates e das aulas de Yoga?

Beneficios Pilates
  • Aumentam a força, o equilíbrio e a flexibilidade;
  • Diminuem o risco de lesões;
  • Tonificam os músculos;
  • Melhoram a postura corporal e o controlo do movimento;
  • Aumentam a consciência corporal;
  • Ajudam a ativar os músculos abdominais e do core;
  • Promovem o alongamento dos músculos;
Beneficios Yoga
  • Aliviam dores, por exemplo, de costas, de articulações ou de cabeça;
  • Ensinam a respirar adequadamente;
  • Reduzem o stress e a ansiedade;
  • Promovem o relaxamento;
  • Ajudam a dormir melhor;
  • Melhoram a concentração;
  • Estudos dizem que o Yoga pode ajudar pessoas com problemas cardíacos.

A quem se destina?

A Quem Se Destina

Todas as pessoas podem praticar estas modalidades. O importante, especialmente se praticar Pilates em casa ou se fizer uma aula de Yoga em casa, é garantir sempre que faz as posições da forma correta. Além disso, nos dois casos deve-se adaptar os movimentos às capacidades e ao nível de condição física de quem os pratica. Da mesma forma, estas duas modalidades são até aconselhadas em casos de reabilitação de lesões ou em conjunto com desportos de alto impacto.

Como evoluir?

Como Evoluir

Uma vez que tanto os exercícios de Pilates como os exercícios de Yoga são adaptados ao nível do praticante, as posições e os movimentos podem tornar-se mais complexos para que se possa continuar a progredir. Contudo, para isso, é igualmente necessário manter uma consistência no treino. Assim, mesmo que opte por fazer estas atividades num ginásio ou estúdio, praticar Yoga em casa como complemento ao treino ou acrescentar uma aula de Pilates em casa pode ajudar a evoluir e a sentir-se cada vez melhor.

Playlist Yoga e Pilates

Experimente todos os exercícios de Pilates e aulas de Yoga que o Lidl tem para si!

mais para descobrir