Exercícios de cardio e de resistência

A resistência cardiovascular e a capacidade cardiorrespiratória representam um papel decisivo no equilíbrio e bem-estar do nosso corpo. Dessa forma, são vários os tipos de treino especificamente desenhados com o propósito de melhorar esta condição. Pela sua intensidade e, claro, pela natureza dos movimentos propostos, os exercícios de cardio e de resistência são cruciais.

Que tipo de treinos encontramos aqui?

Quando falamos de resistência cardiovascular, referimo-nos à capacidade do coração, dos vasos sanguíneos e dos pulmões de sustentar e energizar o corpo durante um exercício prolongado e contínuo.

Cardio Resistencia - Tipo de treinos

Desse modo, os treinos que encontramos nesta categoria têm uma incidência clara nos grandes grupos musculares, no recrutamento de vários membros e segmentos musculares ou nos movimentos de grande amplitude, sempre com alta intensidade. Estes exercícios de resistência devem, pois, estimular um trabalho aeróbico.

Alguns dos treinos para aumentar a resistência física  mais comuns envolvem atividades que podem ser feitas ao ar livre, como correr, nadar, andar de bicicleta ou patinar, por exemplo. Se tiver acesso a aparelhos no ginásio ou para treino em casa, alguns exemplos a que pode recorrer são a passadeira, a bicicleta ou o remo.

Quais os principais benefícios dos exercícios de resistência e de cardio?

Beneficios Resistencia e cardio
  • Melhoria da capacidade cardiorrespiratória, que se espelha no fortalecimento do coração e dos pulmões;
  • Otimização da coordenação motora;
  • Impulsionamento da perda de gordura;
  • Aumento do metabolismo durante e depois do treino;
  • Redução do risco de ataques cardíacos;
  • Prevenção de diversas patologias, como a hipertensão ou a diabetes;
  • Aumento da motivação para treinar, por se tratarem de exercícios desafiantes e divertidos.

A quem se destina?

Cardio e resistencia - a quem se destina

Uma vez que podem ser exigentes e intensos, os exercícios de cardio são aconselhados, sobretudo, às populações com maior condição física, com risco diminuto de contrair lesões articulares ou musculares. Da mesma forma, devem ter já uma elevada consciência corporal e maturidade relativamente aos músculos, tendões e articulações.

No entanto, qualquer pessoa que se pretenda desafiar e que queira ganhar melhor capacidade cardiovascular pode optar por este treino. Para isso, só terá de ajustar os exercícios à sua condição, de forma que nunca comprometa a integridade física.

Como evoluir?

Tratamos aqui de um trabalho intensivo de vários segmentos musculares, por isso, é crucial que se tenha o cuidado de ajustar a exigência dos exercícios de modo gradual e cuidadoso. Avance com uma variável de cada vez e esteja sempre atento às dores e/ou aos desconfortos que sentir (se forem persistentes, consulte um profissional de saúde).

Assim, à medida que o corpo vai ganhando resistência, pode aumentar o tempo do treino, bem como o número de repetições e séries. Além disso, reduza o tempo de descanso e as pausas entre os exercícios de cardio.

Cardio e resitência playlist

Experimente todos os exercícios de Resistência e Cardio que o Lidl tem para si!

mais para descobrir