O Lidl está consciente de que o exercício é, a par da alimentação, um pilar incontornável de estilos e hábitos de vida saudáveis, e por isso tem apostado muito na promoção do desporto.
O Lidl está consciente de que o exercício é, a par da alimentação, um pilar incontornável de estilos e hábitos de vida saudáveis, e por isso tem apostado muito na promoção do desporto.
Ao longo destes meses de treino, é importante ajustar a alimentação às necessidades e novas características do dia a dia, uma vez que os treinos de corrida se tornam regulares e exigentes.
A alimentação bem estruturada ajuda a promover as adaptações ao treino, melhorar as recuperações entre treinos, obter/manter um peso e composição corporal ideais, reduzir o risco de lesão e doença, confiar na preparação e no trabalho realizado, melhorar a motivação e autoconfiança e ainda a desfrutar da comida e de eventos sociais.
Deve aumentar a ingestão de alimentos ricos em glícidos, ou seja, aumentar a quantidade de alimentos como pão, cereais, massas, arroz, batata, fruta. O ideal é manter o horário das refeições que costuma realizar, mas aumentar o conteúdo nestes alimentos. Nestas refeições procure diminuir o consumo de alimentos ricos em gordura (fritos, gratinados, molhos) e fibras (leguminosas, legumes crus, sementes) para reduzir o risco de problemas gastrointestinais durante a competição.
Deve privilegiar os alimentos ricos em glícidos, e evitar gordura, fibra e proteínas, pois necessitam de uma digestão mais exigente e podem provocar transtornos gastrointestinais. Nesta refeição, opte por alimentos simples e que conhece, para garantir a máxima tolerância. O momento, quantidade e tipo de alimentos e bebidas nesta refeição deve ser escolhido pelo atleta de acordo com as suas preferências, tolerâncias e organização.
Esta refeição pode ser feita 3 a 4 horas antes ou ainda mais perto, contudo as escolhas alimentares devem ser adequadas ao momento de ingestão. Quanto mais perto se encontra da corrida, mais simples deve ser a refeição. Confira os exemplos abaixo.
Quanto à hidratação, deve mantê-la ao longo do dia, evitando ingerir uma grande quantidade de líquidos nas 2 horas mais próximas da corrida.
No link abaixo, veja exemplos de planos alimentares para a fase de treinos e também com indicações para os dias mais próximos da corrida. É importante salientar que estas recomendações nutricionais e alimentares, devem ser sempre ajustadas e individualizadas, de acordo com o atleta, estilo de vida, horários, objetivos, fase da época, alergias, tolerâncias e preferências.