Vinhos Mais Jovens
No caso de vinhos mais jovens, decantar ajuda a abrir os aromas e a suavizar os taninos. A decantação deve ser realizada cerca de uma a duas horas antes do vinho ser consumido. Se o vinho for pouco complexo, não deve ser decantado, caso contrário a complexidade dos seus aromas pode desaparecer.
Vinhos Mais Velhos
Nos vinhos mais velhos é normal a garrafa conter depósito ou outras partículas em suspensão (por exemplo restos de rolha que se desfez ao abrir a garrafa). Convém então retirar estes elementos incómodos ao paladar. Para que se depositem no fundo da garrafa, a mesma deverá ficar imóvel, na vertical, durante algumas horas antes da decantação. Depois, basta abrir a garrafa e verter lentamente o seu conteúdo para o decantador num gesto único e contínuo, utilizando um pequeno funil de decantação, que vai reter os resíduos numa pequena rede. Nos vinhos velhos a decantação deve ser feita pouco tempo antes do vinho ser servido, porque os aromas podem perder-se rapidamente.
No caso dos vinhos generosos, se forem muito velhos ou vinhos não filtrados, o depósito deverá ser igualmente retirado através da mesma técnica.