Guia para conhecer a cerveja: 7 perguntas e respostas

Verão combina com cerveja bem fresquinha e o que é facto é que nem todas as cervejas são iguais e a oferta de mercado neste setor é cada vez maior: desde cerveja alemã a marcas portuguesas, desde cerveja tradicional a preta, em lata ou garrafa, de fabrico industrial ou artesanal, o difícil é escolher!


“Então, que cerveja devo escolher, na minha próxima ida às compras?”, deverá estar agora a perguntar-se. Se veio até aqui à procura de uma única resposta, não está no sítio certo! No entanto, continue a ler, porque, no final, terá o conhecimento sobre cerveja de que precisa para, quando passar pelo Lidl, estar apto a colocar no seu carrinho de compras aquela que mais lhe agradar.

7 perguntas e respostas sobre a cerveja

Para que fique a conhecer a cerveja como ninguém, preparámos respostas para 7 perguntas essenciais.

1. Quais os principais tipos de cerveja, a nível mundial?

Existem, essencialmente, quatro grandes tradições mundiais, ao nível da produção de cerveja. Cada uma delas produz cervejas com caraterísticas únicas, pelo que se podem considerar escolas cervejeiras, isto é, métodos de produção que servem de inspiração para toda a cerveja que é produzida à volta do mundo. Assim, os principais países produtores de cerveja são:


  • a Alemanha, que é considerada o berço da cerveja, no mundo. Foi lá que se definiu, no longínquo século XVI, que uma cerveja original deveria ser produzida através de três ingredientes principais: água, malte de cevada e lúpulo. O seu método de produção resulta em cervejas do tipo Lagers, como é o caso das Pilsen, Helles, Bock e Schwarzbier. Atualmente, existem mais de sete mil variedades de cerveja alemã, pelo que precisávamos do resto do dia para lhe explicar as principais caraterísticas dos inúmeros estilos de cerveja alemã, que variam, essencialmente, em cor, teor alcoólico e paladar.
  • a Inglaterra, onde predominam as cervejas de alta fermentação (Pale Ale), caraterizadas por um sabor mais amargo e seco. Entre os principais tipos de cerveja oriundos da escola britânica encontramos as Pale Ale, Porter, Stout, Barley Wine, Brown Ale e India Pale Ale (IPA).
  • a Bélgica, conhecida por criar novos sabores à sua cerveja, através da adição de fruta, sementes ou especiarias. A cerveja belga tem, geralmente, maior teor alcoólico, que pode superar os 10%.
  • os Estados Unidos, produtores recentes de cerveja, quando comparados com as outras escolas cervejeiras. A bebida produzida neste país é como que uma mistura entre os métodos das três outras escolas cervejeiras.


2. Quais as principais caraterísticas das cervejas portuguesas?

As principais marcas de cerveja produzida em Portugal optam pelo fabrico de cervejas de tipo Lager, ou seja, utilizando o método da ancestral escola cervejeira alemã. Este tipo de cerveja de fermentação lenta carateriza-se por:


  • teor de álcool entre 4,5 e 5,5%;
  • cor dourada;
  • paladar seco;
  • aroma a lúpulo.


Além das conhecidas marcas de grande consumo, estamos a assistir, em Portugal, ao surgimento de cada vez mais produtores de cerveja artesanal.


3. O que é uma cerveja artesanal?

Tal como tudo o próprio nome indica, a cerveja artesanal é produzida em pequenas quantidades, sem recurso a produtos químicos e com muito maior atenção a detalhes como o sabor e o aroma, fazendo dela um produto gastronómico que merece ser apreciado e desfrutado com calma.

Text And Image Section

Além disso, o consumo de cerveja artesanal é uma excelente forma de apoiar a economia local e nacional, pois, geralmente, este tipo de cerveja é da autoria de pequenas empresas. Um bom exemplo disso é a Praxis, a mais antiga cervejaria artesanal do país, com sede em Coimbra, que, desde 2020, produz três variedades de cerveja artesanal em exclusivo para as nossas lojas: as ‘Tuga’, com os nomes Xico Esperto, Gingão e Loirinha.

Text And Image Section

Além disso - ou não fôssemos nós, Lidl, uma marca originária do mesmo país da escola cervejeira mais antiga do mundo, a Alemanha -, nas nossas lojas pode ainda encontrar as cervejas artesanais alemãs Steam-Brew.

4. Qual a diferença entre a cerveja tradicional e a cerveja preta?

Além da óbvia diferença de cor, estas são as principais diferenças entre uma cerveja tradicional e uma cerveja preta:


  • teor alcoólico: a cerveja preta tem geralmente mais álcool do que a cerveja tradicional;
  • valor energético: a cerveja preta é mais calórica;
  • sabor: a cerveja preta tem um sabor a malte mais intenso, podendo conter na sua composição ingredientes como caramelo, café, chocolate, frutos secos, entre outros.


5. Quais as principais caraterísticas da Argus, a cerveja do Lidl?

Text And Image Section

Argus, a nossa marca exclusiva de cervejas, representa, mais uma vez, o nosso orgulho nas cervejas alemãs, pretendendo, através do seu preço acessível, proporcionar a todos o prazer de desfrutar de uma tradicional cerveja alemã, produzida desde 1844. Neste sentido, apresentamos uma vasta gama de cervejas, que não inclui apenas cerveja tradicional, mas também cervejas especiais tais como a Argus preta com 5,6% de álcool e a Argus Prestige.

Text And Image Section

Além desta marca exclusiva, fazemos questão de ter nas nossas lojas uma seleção das melhores cervejas das marcas Patronus - Weissbier e Perlenbacher. Confia nas nossas origens alemãs?

6. A cerveja pode ser bebida às refeições?

Segundo a revista “Paixão pela Cerveja”, esta está a descolar progressivamente a sua imagem de uma bebida das festas de verão e a tornar-se um elemento cada vez mais normalizado à mesa. Isto, claro, com a ressalva de que, tal como o vinho, também não é qualquer cerveja que se senta à mesa, sendo certos tipos especiais de cerveja os mais adequados para acompanhar as refeições.


Além disso, a cerveja pode também estar presente à mesa de forma indireta, isto é, ter sido utilizada como ingrediente para a confeção de determinados pratos (como estes, por exemplo).


7. A cerveja faz bem à saúde?

Se consumida com moderação (tal como qualquer bebida alcoólica deve ser), esta é uma bebida que apresenta vários potenciais benefícios para a nossa saúde, nomeadamente:


  • a diminuição do risco de doença cardíaca;
  • a diminuição do risco de diabetes e, no caso de pessoas com esta doença, o auxílio no controlo dos níveis de açúcar no sangue;
  • a melhoria da saúde óssea.