Mitos sobre Alimentação

[ desvendados por especialistas]

O pão engorda? Devemos evitar o consumo de laticínios? Beber café de manhã, de estômago vazio, faz mal à saúde? Apesar de termos acesso a cada vez mais informação, há dúvidas que se mantêm sobre o que devemos ou não comer. Na live comer em Pratos Limpos, o nutricionista João Rodrigues, autor do blog O Mundo da Nutrição, identifica e esclarece alguns dos principais Mitos sobre Alimentação.

ALIMENTAÇÃO: OS MITOS MAIS COMUNS

joão rodrigues live 1

1. Para emagrecer deve deixar de comer pão.

O pão não é um alimento demasiado calórico, sendo até menos calórico do que muitos dos produtos consumidos como substituição como é o caso das bolachas, das barritas ou dos cereais. Mas é importante ter em atenção a quantidade consumida e o que se põe dentro do pão. Para João Rodrigues, o pão, além de fazer parte da tradição gastronómica de Portugal, pode ser, consoante a sua composição, um alimento muito interessante do ponto de vista nutricional. 

LACTICÍNIOS

2. Os laticínios fazem mal à saúde.

Este é dos Mitos sobre Alimentação mais comuns. Os laticínios são uma classe de alimentos muito nutritiva, com benefícios na gestão do peso, diminuição do risco de várias doenças como a diabetes tipo II, AVC, enfarte agudo do miocárdio, ou hipertensão. Os laticínios são também uma excelente fonte cálcio, com elevada biodisponibilidade, têm uma boa relação qualidade nutricional/preço e são muito versáteis. Poderão haver, no entanto, algumas razões para não se consumir laticínios, nomeadamente no caso de existir algum tipo de alergia ou intolerância.

peixe ultracongelado live 1

3. O peixe ultracongelado em alto mar tem menos qualidade do que o peixe fresco.

Este é outros dos Mitos sobre Alimentação que ainda prevalece. A congelação é, para a maior parte dos alimentos, peixe incluído, a melhor forma de conservação. O peixe ultracongelado em alto mar tem melhor preservadas a composição nutricional, a textura e o sabor. O peixe que passa muito tempo fora de água, e a temperaturas não muito baixas, após a captura, na distribuição, compra e confeção tem maior risco de contaminação por bactérias/ fungos.

DÚVIDAS SOBRE ALIMENTAÇÃO

Para além de se falar sobre os mitos, nas lives regulares do Instagram há espaço para as dúvidas que os fãs vão colocando ao longo da conversa. Aqui ficam algumas dessas questões e as repostas do especialista!

Não. O café para além de ser estimulante, é um alimento associado a vários benefícios. Ao contrário do que se possa pensar, o café não faz mal ao estômago, logo, não precisa de ser consumido juntamente com outros alimentos. No entanto, o café potência a produção de suco gástrico, por isso não é boa opção para quem tem gastrite.

Podemos. Todas as oportunidades para se beber água são de se aproveitar, até porque precisamos de estar bem hidratados. A água tem zero calorias mas ocupa volume, ou seja, a presença de água pode ajudar a comermos menos. Mais, a água pode de alguma forma atrasar a digestão (diluição do suco gástrico), deixando-nos mais saciados.

Não. Ao torrarmos o pão estamos, sobretudo, a remover água. Mas um pão fresco tende a ser mais saciante do que pão torrado.

Se nutrição e saúde são temas que lhe interessam, não perca, todos os meses, as lives do Comer em Pratos Limpos, com convidados especialistas na matéria, prontos para esclarecer os principais mitos sobre alimentação. Acompanhe o projeto , aqui.

mais para descobrir