
Aniversário: 12/11/2000
Modalidade: Atletismo
Naturalidade: Braga
Clube: SC BRAGA
Mariana Machado, filha da atleta olímpica Albertina Machado, é a mais recente atleta Lidl Stars.
Natural de Braga e apaixonada pela sua cidade, Mariana organiza os seus dias para conciliar o atletismo com o curso de Medicina na Universidade de Braga.
Mariana defende que “quando temos objetivos definidos e somos ambiciosos não há nada que nos faça parar, nem mesmo o tempo!” e é assim que enfrenta a vida, de forma determinada, organizada e com muita ambição.
Reconhece que fazer parte do Lidl Stars tem-lhe dado mais tempo para a sua vida académica e desportiva ao mesmo tempo que assegura uma alimentação saudável e variada.
A atleta bracarense sonha com a participação nos Jogos Olímpicos, mas ressalva:
“Neste momento tenho que pensar na minha carreira passo a passo e por isso, para já, pretendo melhorar todos os meus recordes pessoais e assim voltar a bater o recorde nacional dos 1500m e quem sabe mais alguns!"
”A nível internacional, os meus próximos objetivos passam ainda por conquistar a medalha que me tem ‘fugido’ nos últimos campeonatos (4ª classificada no Campeonato do Mundo nos 1500m em Tampere) e assim dignificar o meu país e levá-lo além-fronteiras! Acima de tudo, desejo continuar a fazer o que mais adoro e ser imensamente feliz junto de quem me quer bem!”
Mariana já foi várias vezes campeã nacional de corta mato Juvenil e Júnior, tendo este ano alcançado o título de campeã nacional absoluta de corta mato curto.
Foi também várias vezes campeã nacional de 1500m no escalão Júnior e sub23 e conquistou o 4.º lugar desta prova no Campeonato do Mundo Júnior.