
Aniversário: 30/10/1992
Modalidade: Judo
Naturalidade: São Tomé e Príncipe
Clube: SCP
O judoca nasceu em São Tomé onde viveu até ao início da adolescência. Em 2012, já em Portugal, descobre o judo através do desporto escolar. É convidado pelo seu treinador para ir para o Sporting e nunca mais parou!
O judoca de 26 anos, nasceu em São Tomé onde viveu até ao início da adolescência. Em 2012, já em Portugal, descobre o judo através do desporto escolar. É convidado pelo seu treinador para ir para o Sporting e nunca mais parou!
Juntar-se ao clube trouxe mais horas de treino, progressão e, consequentemente, uma grande vontade de competir e de... participar nos Jogos Olímpicos.
“Na escola, dediquei-me ao judo porque gosto de desporto de combate”, conta o judoca que, apesar de se ter iniciado no desporto tardiamente, garante que o judo fez dele uma pessoa melhor. Defende que este desporto é muito importante na construção da personalidade:
“O judo funciona à base do respeito e da lealdade. A mim, ensinou-me a lutar pelos meus objetivos. Acho que esta modalidade passa bons valores, sólidos e importantes para a vida”, e é com a ajuda deste desporto que continua a crescer como atleta e como pessoa.
Para aguentar os treinos e garantir que não ganha peso, o Jorge Fonseca tem uma dieta muito rigorosa.
O peso influencia diretamente o desempenho do judoca. Por isso, um dos segredos é apostar numa alimentação simples e com um bom nível de nutrientes.
No seu percurso já alcançou vários prémios, destacando-se este ano como Bi-Campeão Mundial, alcançando o 1º lugar no Campeonato Mundial de Judo, -100kg por dois anos consecutivos.
Apesar de já contar com várias medalhas, inclusive o título de bi-campeão, o judoca ainda não está satisfeito, dizendo que “o meu objetivo é sempre conquistar o ouro, o primeiro lugar.”