Quais são os utensílios essenciais para vinhos?

| Artigo escrito pela especialista de vinhos Maria João de Almeida

 

 

 

Existe uma infindável coleção de utensílios essenciais para vinhos que o enófilo pode ter em casa mas há alguns que são mesmo imprescindíveis.  Quais são eles?

Utensílios essenciais para vinhos

Saiba quais os utensílios essenciais para vinhos.

Veja o vídeo com Maria João Almeida.

Lista de utensílios essenciais para vinhos:

Decantador

DECANTADOR

É uma espécie de garrafa que serve para deixar os vinhos respirarem (no caso de vinhos jovens), ou separar as borras e sedimentos (dos vinhos velhos ou daqueles que não foram filtrados).

Funil

FUNIL

Serve para reter as borras e sedimentos quando se verte o vinho da garrafa para o decantador. 

TERMÓMETRO

TERMÓMETRO

Serve para medir a temperatura do vinho. Há diversos modelos, dos mais simples aos mais complexos, que podem ser adquiridos nas lojas da especialidade.

BOMBA DE VÁCUO

BOMBA DE VÁCUO

Permite preservar o vinho que sobrou dentro da garrafa, caso não a tenha bebido toda. A bomba permite bombear o oxigénio para fora da garrafa, através de uma rolha de borracha com orifícios especiais que não deixam entrar mais o ar.  

SACA-ROLHAS

SACA-ROLHAS

Existem inúmeros saca-rolhas, dos mais simples aos mais complexos, dos mais antigos aos mais modernos. Os mais comuns são os saca-rolhas de alavanca, porque exigem pouca força.

COPOS

COPOS

Há diversos formatos, tamanhos e marcas de copos, mas, se tiver que escolher apenas um formato para ter em casa, escolha um com corpo grande, vidro fino e pé alto. 

BALDES DE GELO

BALDES DE GELO ou MANGAS DE GELO

Servem para esfriar ou manter os vinhos frescos.

MAIS PARA DESCOBIR, TODOS OS DIAS