O que são Vinhos Naturais, Vinhos Biológicos, Vinhos Biodinâmicos e Vinhos Vegan?

| Artigo escrito pela especialista de vinhos Maria João de Almeida

Vinhos Vegan

Descubra mais sobre Vinhos Vegan com a Maria João de Almeida e o enólogo Nuno Morais na série O Vinho na Ponta da Língua.
 

As novas tendências do vinho ditam que cada vez mais produtores estejam a dedicar-se à produção de vinhos Biológicos, vinhos Naturais, vinhos Vegan e vinhos Biodinâmicos. No entanto, se para um enólogo é fácil distinguir as diferenças entre estes vinhos, por outro, o consumidor fica muitas vezes confundido com os conceitos de cada um deles, já que a informação sobre os mesmos é escassa.

Assim, de uma forma resumida e focada podemos dizer que:

Vinhos Naturais

Vinhos Naturais

Os Vinhos Naturais são produzidos com uvas provenientes de vinhas biológicas, sem uso de herbicidas ou pesticidas, existindo um enorme respeito pelo terroir onde se desenvolve a vinha. Já na adega, a fermentação ocorre de uma maneira espontânea, ou seja, não são adicionadas leveduras. E nada na sua vinificação, nada é adicionado para alterar ou melhorar o sabor da uva. Quanto aos sulfitos*, são adicionados em muito menor quantidade do que um vinho normal, ou mesmo nenhuns durante todo o processo.

Vinhos Biológicos

Vinhos Biológicos

Os Vinhos Biológicos (ou orgânicos) são apenas produzidos biologicamente na vinha, ou seja, o termo refere-se apenas ao modo como a vinha é explorada, sem pesticidas e herbicidas, sendo posteriormente transformado em vinho na adega de uma maneira biológica.  Ao contrário do que acontece com os vinhos naturais, por exemplo, podem ser adicionadas leveduras e outros produtos autorizados, regulamentados para vinhos biológicos.

Vinhos Biodinâmicos

Vinhos Biodinâmicos

Os Vinhos Biodinâmicos têm um conceito semelhante à viticultura biológica, mas vai ainda mais além, já que as plantações e trabalhos na vinha são realizados consoante o calendário lunar, sendo utilizadas preparações especiais à base de plantas e adubos naturais. Neste tipo de produção também é valorizada a parte ‘espiritual’,  a vinha é vista como uma comunidade e um ecossistema onde existe biodiversidade e interações com outras plantas ou animais. Por norma, quem faz viticultura biodinâmica, faz na adega uma vinificação natural. 

Vinhos Vegan

Vinhos Vegan

Os Vinhos Vegan são produzidos sem qualquer produto enológico ou de filtração de origem animal durante a sua vinificação.  Após a fermentação, o vinho tem matérias em suspensão, que derivam naturalmente da fermentação do mosto. Com o tempo, essa turvação vai desaparecendo mas, para ficar realmente limpo, geralmente recorre-se a produtos enológicos, alguns de origem animal (ex: albumina, presente na clara do ovo; ou gelatinas derivadas de peixe). Por isso, para um vinho ser considerado Vegan, só pode utilizar na sua produção proteínas de origem vegetal.

Mais para descobir