Como cuidar das plantas durante o verão? Saiba tudo!

Durante os meses quentes de verão, pode ser difícil manter as plantas saudáveis, hidratadas e fortes. Felizmente, existem várias maneiras de manter as suas plantas adequadamente hidratadas.

Dê à sua planta interior um pouco de cuidado e atenção extra. Quando o tempo está quente, as suas plantas também se ressentem.

Plantas interiores e exteriores

A semelhança mais notável entre plantas de interior e de exterior é que, independentemente de onde as tenha cultivadas, as plantas são plantas. E todas as plantas precisam de alguns aspetos básicos para crescer bem, tais como sol, água e nutrientes suplementares.

Existem muitas espécies diferentes de plantas que podem ser cultivadas tanto em ambientes internos como externos, se bem que algumas plantas dão-se melhor dentro de casa, enquanto outras preferem estar ao ar livre.

Mas vamos considerar as plantas de interior.

Como cuidar de plantas interiores em vasos, no verão?

Qual é a melhor altura do dia para cuidar e regar as plantas?

Há realmente um momento ideal para regar: pela manhã!

A maioria das plantas gosta de ser regada nas primeiras horas da manhã, isto porque elas precisam de aumentar a quantidade de água antes de o sol ficar forte.

Razões:

●       Fornecer-lhes um stock de água para atravessar o calor do dia.

●       Deixar tempo para secar antes do anoitecer, o que ajuda a prevenir doenças fúngicas.

●       A água tem a hipótese de penetrar nas raízes em vez de ser evaporada pelo calor.

Dicas para preparar as suas plantas interiores para o verão

Dicas de cuidados com as plantas interiores, no verão:

1. Afaste as suas plantas da luz direta do sol

Mesmo as plantas que geralmente adoram luz direta podem ficar sobrecarregadas pelo sol da tarde, no verão, e até porque longos dias de verão significam mais horas de luz mais forte. Assim, as suas plantas interiores podem murchar ou parecer “pálidas”. Pode notar algumas manchas secas nas folhas das plantas. Por isso, afaste as suas plantas das janelas cheias de sol durante os dias mais quentes.

2. Mantenha as suas plantas frescas (mas longe do ar condicionado)

As plantas são como as pessoas: gostam de ar fresco no verão. Proporcione uma brisa às suas plantas, abrindo algumas janelas durante as horas mais frescas do dia. No entanto, não as coloque em frente a um ar condicionado, isto porque a maioria das plantas de interior não irá sobreviver ao ar frio que bata diretamente nas suas folhas.

3. Regue as suas plantas com mais frequência

Embora não deva regar em demasia as suas plantas, no verão, quando as temperaturas aumentam, as suas plantas precisam de ser regadas com mais frequência. Isto porque, o calor faz com que a evaporação da água seja mais rápida do que o normal provocando que a terra seque mais rapidamente.

4. Mantenha a humidade alta

Certifique-se de manter a humidade alta, especialmente em torno das plantas tropicais, que adoram humidade. A nebulização ajuda apenas temporariamente. Em dias muito quentes, é melhor colocar a sua planta numa bandeja com água e pedrinhas de forma a que o fundo do vaso não toque na água. A água irá evaporar e aumentar a humidade em torno da sua planta. Outra opção possível para ajudar as suas plantas é adquirir um humidificador pequeno e colocá-lo perto das plantas.

4. Fertilizar. Ou Não.

Para a maioria das plantas, a primavera e o verão são as épocas em que elas crescem mais. Novas folhas brotam e flores desabrocham. Esta é a época do ano em que deve dar-lhes um impulso de energia e fertilizar. Mas cuidado quando surge uma onda de calor, as plantas entram em modo de sobrevivência, isto é, toda a sua energia é dirigida para lidar com as altas temperaturas, em vez de absorver nutrientes. Fertilizar durante uma onda de calor pode ser demais para as suas plantas. Então espere até que a onda de calor termine antes de fertilizar novamente.

4. Inspecione-as quanto a pragas

As altas temperaturas podem causar crescimento fraco e menor resistência a pragas. É aconselhável manter as folhas limpas e sem poeira e inspecionar a sua planta a cada poucos dias para verificar sinais de pragas ou uma possível infestação, antes que se torne tarde demais.

Como tratar das plantas interiores nas suas férias: dicas

Estas dicas são bastante úteis para manter as plantas saudáveis durante a estação mais quente do ano. No entanto, para muitas pessoas, verão significa férias passadas fora de casa e, por isso, sem possibilidade de monitorizar o bem-estar das plantas.

Porém, não há motivos para preocupação, pois é possível manter as plantas saudáveis, mesmo quando sai para férias. Eis, portanto, mais algumas dicas, específicas para estas ocasiões:

Regue muito bem as plantas antes de sair de férias

Regue muito bem as plantas antes de sair de férias

Antes de sair de férias, “dê um bom banho” às suas plantas, isto é, leve todas as plantas para o chuveiro ou para a pia da cozinha, durante o dia, encharcando-as até que a água escorra pelos orifícios de drenagem.

Repita a ação especialmente se a terra estiver demasiado seca. Assim que a terra estiver completamente encharcada, deixe os vasos escorrer, enquanto limpa as folhas, e coloque depois as plantas nos seus pratos ou bandejas.

A sombra é amiga das plantas

A sombra é amiga das plantas

Embora os vasos de plantas possam gostar de aproveitar o sol em geral, irão apreciar um pouco de sombra quando não as puder regar por alguns dias.

Até porque as plantas sob luz solar direta secam mais depressa do que aquelas que estão sob luz solar indireta, por isso, antes de ir de férias, desloque as plantas para áreas menos ensolaradas ou feche as persianas ou cortinas antes de sair.

Dispositivos de autoirrigação são ótimos para as plantas

Dispositivos de autoirrigação são ótimos para as plantas

Para plantas de interior, o sistema de irrigação DIY funciona bem. Pegue numa garrafa de plástico e faça vários furos perto do topo da garrafa. Antes de sair de férias, encha a garrafa com água até à borda e vire a garrafa de cabeça para baixo. Insira-a na terra para que os orifícios da garrafa fiquem cobertos.

Sempre que o solo secar, a água irá vazar lentamente da garrafa para a terra e irá hidratá-la. Este sistema cuida das plantas durante uma semana.

Peça ajuda a um vizinho ou amigo

Peça ajuda a um vizinho ou amigo para regar as plantas na sua ausência

Sempre que possível, nada como pedir a um vizinho ou pessoa amiga que trate das plantas na sua ausência.

mais para descobrir