As melhores dicas para festejar os Santos Populares em casa

O mês de junho costuma ser sinónimo de ruas vaidosas e coloridas, música de baile espalhada pela cidade, balões de ar quente no céu e, claro, elevadas doses de sardinha assada e convívio. No entanto, o contexto de pandemia que atravessamos não permitirá que este ano seja assim. O que não significa, claro, que estas festividades tão especiais não sejam celebradas. Para ajudar, reunimos as melhores dicas para viver os Santos Populares em casa com tudo aquilo a que tem direito.

A comida típica dos Santos Populares

A comida típica dos Santos Populares

Para regar a refeição, os Santos Populares combinam sempre bem com uma sangria caseira: espreite estas receitas, com vinho do Porto ou espumante com morangos. Por fim, não podemos encerrar este capítulo sem falar da sobremesa. Mais uma vez, a nossa sugestão traz a tradição para a mesa. Falamos, claro, do cremoso arroz doce.

É inevitável: As festas de Santos Populares são indissociáveis do cheiro a sardinha assada que por estes dias costuma invadir todos os recantos da cidade. Assim, para celebrar esta data em sua casa, deve garantir que não faltam sardinhas à mesa, preferencialmente assadas no grelhador com carvão.

Atividades para os Santos Populares

Junho não é apenas o sexto mês do ano. Ele não só marca o início do verão, como traz consigo os Santos Populares. Damos, assim, as boas-vindas ao Santo António, ao São João e ao São Pedro. Com eles, as noites tornam-se mais mágicas, com as gargalhadas das crianças a preencherem as nossas casas; com o cheiro da famosa sardinha; e com o manjerico que traz sempre consigo uma velha quadra e ainda o balão de ar que sobe bem alto enfeitando o céu.

 

A festa fica completa com o notável desfile das marchas. De norte a sul do país, os arraiais populares tornam-se tradição. Por isso, este ano celebre connosco os Santos Populares, realizando as várias sugestões de atividades que temos para si. Viva aos santos!

Manjerico - Santos Populares

Como fazer um Manjerico com papel

Traz consigo uma quadra;

Por isso com ele há muito mexerico;

Vestido de verde se enquadra;

Assim é o meu manjerico.

Sardinha - Santos Populares

Como fazer uma Sardinha Origami

É pequena e saborosa;

É a rainha da festa popular;

Com papel cor-de-rosa;

Irei desenhar a minha sardinha singular.

Balão de Papel - Santos Populares

Como fazer um Balão de Papel para os Santos

É mais pequeno que a Torre Eiffel;

E no meu quarto vou pendurar;

Por isso, todos os materiais vou juntar;

Para construir um balão de papel.

Decoração a rigor

O espírito dos Santos Populares também vive nos balões, nas luzinhas coloridas, nas grinaldas, nas fitas, nos manjericos e nos martelinhos. Se quiser fazer em casa os objetos decorativos, preparámos tutoriais para si. Pode, ainda, pedir aos mais pequenos para desenharem sardinhas ou manjericos criativos para decorar as paredes e as janelas. 

Quando tiver a casa vestida a rigor para receber as festividades, não se esqueça de espalhar as tradicionais quadras dos Santos Populares pela casa. Preparámos-lhe uma sugestão para se inspirar:

 

Sorrisos sonoros e pés dançantes

Assim é feita uma festa portuguesa

Com algumas sardinhas e pimentos vibrantes

Juntamos os Santos todos à mesa

Animação para os Santos Populares

Animação para os Santos Populares

Importa não esquecer que, nesta noite, o convidado mais importante de todos é o espírito festivo. Por isso, seja a celebração feita na rua ou em casa, os Santos Populares exigem música indicada para o momento.

Ponha a sua música de baile preferida e dance com a sua família.

Com todos os preparativos reunidos para os Santos Populares, só falta mesmo divertir-se e colecionar boas memórias em família!

MAIS PARA DESCOBRIR