Prova desportiva à vista? Temos o plano de treino ideal para si

Está a pensar inscrever-se ou já se inscreveu numa prova desportiva? Então, antes de mais, deixe-nos dar-lhe os nossos parabéns pela coragem, determinação e resiliência! Agora, a pergunta que se impõe: o plano de treino que vai usar para se preparar para essa prova já está pronto?

É verdade: quer seja a primeira vez que vai experimentar a aventura de uma prova desportiva ou quer seja repetente neste tipo de atividade; quer seja um desportista regular, quer a prática de exercício físico não faça parte das suas rotinas, uma coisa é certa: está na hora de se começar a preparar.

Para o ajudar, nesta página irá encontrar planos de treino preparados por profissionais qualificados, para que não deixe para amanhã o treino que pode começar hoje.

Porquê participar numa prova desportiva?

Corridas, maratonas, provas de triatlo, campeonatos de jogos de bola, etc… O que não falta são opções para quem aprecia ou gostava de experimentar participar numa prova desportiva. No entanto, quando não somos atletas profissionais, o que nos pode motivar a participar em eventos deste tipo?

Bom, a verdade é que a participação em provas desportivas pode trazer múltiplos benefícios para a nossa saúde e bem-estar, tais como:

porque-participar-numa-prova-desportiva
  • a promoção de um estilo de vida mais saudável, tendo em conta que a participação numa prova exige preparação e, como tal, prática regular de exercício físico;
  • o fortalecimento físico, que se refletirá numa facilitação das atividades do nosso dia a dia que exigem esforço físico;
  • o incentivo à socialização e à diversão (porque não usar a prova desportiva como incentivo para convidar algum amigo ou familiar para o acompanhar, tanto no dia da prova como nos treinos?);
  • o desenvolvimento de competências socioemocionais, nomeadamente ao nível do controlo de situações de pressão;
  • a promoção da saúde mental, pois o desporto é uma excelente forma de desviar o nosso foco de situações stressantes e voltá-lo para a prática desportiva, além de promover a libertação de hormonas responsáveis pelo nosso bem-estar;

Como me devo preparar para uma prova desportiva?

Nesta fase, esperamos que os nossos argumentos já o tenham convencido a inscrever-se numa prova desportiva, caso não tenha chegado a esta página já convencido. Portanto, está na hora de começar a pensar em como se preparar. Então, aqui ficam as respostas a três questões muito importantes nesta fase.

Como prevenir dores musculares?

Uma prova desportiva - e toda a preparação física que esta envolve antes - exige, obviamente, esforço físico. Ora, não é nenhuma novidade o facto de este ser uma das causas mais comuns para as dores musculares.

Assim, eis 6 dicas para prevenir dores musculares, para aplicar na fase de preparação para qualquer prova desportiva:

  1. Consulte o seu médico antes de iniciar qualquer plano de treino, para se certificar de que não tem nenhuma limitação à prática de desporto.

2. Ao iniciar um plano de treino, aumente a intensidade dos exercícios de forma gradual, para habituar o seu corpo ao esforço.

3. Não se esqueça de aquecer e alongar em todos os treinos (no início e no final, respetivamente).

4. Mantenha-se hidratado, bebendo água antes, durante e após os treinos.

5. Caso passe muitas horas sentado, durante o dia, levante-se regularmente, de modo a evitar a tensão muscular.

6. Inclua na sua dieta alimentos antioxidantes, tais como frutos vermelhos, leguminosas, espinafres, couve roxa, bagas de goji, entre outros.

Roupa desportiva: o que usar numa prova?

Quando se vai participar numa prova desportiva, a roupa e o calçado a utilizar são quase tão importantes como o seguimento do plano de treino adequado antes da prova. Isto porque a roupa desportiva não só lhe irá proporcionar conforto durante a prova, como também ditará o seu nível de segurança.

Assim:

  1. Opte por tecidos que absorvam o suor da pele e sequem rapidamente (em geral, o algodão deve ser evitado, para este caso, sendo os tecidos sintéticos - como o poliéster - os mais adequados).

2. Escolha roupas que lhe permitam movimentar-se facilmente e não lhe prendam os movimentos essenciais à modalidade que vai praticar: roupas mais largas são mais indicadas para caminhadas, treinos de força ou yoga, por exemplo, enquanto modalidades como a corrida, o ciclismo ou a natação pedem roupas mais justas.

3. Invista em calçado que dê ao seu corpo o suporte de que necessita em cada modalidade (por exemplo, para correr, o mais indicado será usar sapatilhas leves, flexíveis e com uma boa capacidade de amortecimento).

Porquê recorrer a um plano de treino profissional?

Quando tem um problema de saúde, vai ao médico, certo? Da mesma forma que se tiver um problema nas canalizações ou na eletricidade de sua casa, chama um canalizador ou um eletricista. Porquê? Porque são profissionais especializados na área em que trabalham!

Da mesma forma, quando o assunto é praticar exercício físico em segurança, o ideal será recorrer a um plano de treino preparado por um profissional qualificado. Afinal, os profissionais de exercício físico têm todos os conhecimentos necessários para o aconselhar acerca dos exercícios mais adequados à concretização de determinados objetivos.

Lidl São Silvestre de Lisboa 2022: prepare-se com os nossos planos de treino

António Sousa Atleta

Descubra o Plano de treino para quem vai fazer a Lidl São Silvestre de Lisboa 2022 a correr.

Bruno Brito Atleta

Descubra o Plano de treino para quem vai fazer a Lidl São Silvestre de Lisboa 2022 a andar a pé

mais para descobrir