Por favor, escolha uma loja Lidl para ver todas as ofertas disponíveis nessa zona.
Normalmente, a ideia de reabertura das escolas transporta-nos para as primeiras semanas ainda quentes de setembro. Porém, desta vez o cenário é diferente. Com o levantamento do estado de emergência, regressam algumas aulas e, com estas, surgem preocupações legítimas. Se o seu filho faz parte do grupo de alunos que terão de retomar as atividades letivas presenciais, é normal que sinta alguma apreensão sobre a melhor forma de o manter seguro em tempos de pandemia. Para evitar uma possível contaminação com o novo coronavírus, reunimos algumas dicas importantes a ter em conta nesta fase.
Primeiramente, é fundamental que, antes do regresso às aulas, confira se o seu filho não apresenta nenhum dos sintomas associados à COVID-19. Se tiver tosse, febre ou dificuldade respiratória, contacte a Linha Saúde 24 — 808 24 24 24 — antes de sair de casa.
No momento que vivemos, mas não só, é fulcral adotar as melhores práticas de higienização das mãos. É um gesto simples, mas, se cumprido por todos, pode fazer com que a reabertura das escolas se desenvolva de forma mais segura.
Ainda que haja um conjunto de procedimentos que serão acionados pelas instituições de ensino para proteger a comunidade escolar, como a criação de horários desfasados, a atribuição de uma secretária a cada aluno, a redução do tempo dos intervalos ou o encerramento de alguns espaços, há algumas normas que devem ser incorporadas na conduta de todos.
Para que a reabertura das escolas seja bem-sucedida, o Governo estipulou um leque de regras importantes a cumprir:
Com a reabertura das escolas, é normal que os níveis de ansiedade nos mais novos tenham tendência a ser maiores. Como defendido num documento publicado pela UNICEF, é imprescindível que as preocupações de crianças e adolescentes não sejam menorizadas.
Fale abertamente em casa sobre a epidemia e as suas implicações, incentivando os mais jovens a verbalizar as suas questões. Tente manter a serenidade e, acima de tudo, enfatize a ideia de que o cumprimento das normas é essencial para combater o vírus, principalmente aquando da reabertura das escolas.