O bê-á-bá do bebé: guia para cuidar do seu filho e poupar

Quando pensamos em ter um bebé, é quase inevitável refletir sobre os custos extra que um novo membro da família vai representar no orçamento mensal.

Estaríamos a mentir se lhe disséssemos que não é algo com que se deva preocupar, pois oferecer aos bebés os melhores cuidados implica, necessariamente, acrescentar vários itens à lista de compras. Porém, qualidade não tem de ser sinónimo de preços altos.

Por isso, construímos este guia que compila as questões essenciais que deve ter em conta quando tem (ou vai ter) um bebé e mostramos-lhe como, ao escolher os produtos certos, cuidar dos mais pequenos e poupar podem estar na mesma frase.

Como eles crescem! As etapas da vida de um bebé

Num dia são recém-nascidos, mas, num abrir e fechar de olhos, o tempo passa e é impressionante como, em 12 meses, tanta coisa muda na vida destes pequenos e adoráveis seres humanos. E claro, se a vida deles muda, as necessidades também e os pais terão de se adaptar:

A alimentação do bebé: um ano, várias alterações alimentares

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os bebés devem ser alimentados exclusivamente com leite materno (ou fórmula infantil, caso necessário) até aos 6 meses de idade, devendo a amamentação ser prolongada tanto tempo quanto for possível, até aos 2 anos.

Depois disso, a alimentação do bebé trará aos pais vários desafios, ao longo do tempo (que deve enfrentar com aconselhamento do pediatra):

  • A partir dos 5 meses, a quantidade de leite deve ser reduzida progressivamente, à medida que se introduzem outros alimentos, nomeadamente as sopas (mais cremosas aos 6 meses e progressivamente menos passadas, para que o bebé se habitue à textura dos alimentos). Nas lojas Lidl, encontrará frutas e legumes de qualidade aos melhores preços, que poderá utilizar para preparar as sopas e papas do seu bebé. Além disso, temos disponíveis várias saquetas de fruta Lupilu, que pode dar ao seu bebé a partir dos 4 meses (confirmar as recomendações etárias em cada embalagem).
  • Aos 6 meses, poderá acrescentar carne e peixe às sopas do seu filho, sendo que, aos 7 meses, o bebé já estará apto a comer alimentos não triturados como arroz e massa, além da fruta e dos legumes.
  • Entre os 8 e os 9 meses, o ovo, as leguminosas e o iogurte podem começar a fazer parte da dieta do bebé, sendo que, a partir dos 12 meses, a criança começará a habituar-se à dieta normal da família.

Conheça as nossas receitas para bebés, aqui.

Kit-bebé: o que é que é mesmo essencial para cuidar de um bebé?

Face à oferta de produtos disponíveis no mercado, quando nasce o primeiro bebé de uma família, as dúvidas dos pais são mais do que muitas, quanto ao que vão mesmo precisar para lhe oferecer os melhores cuidados.

Nós ajudamos, com esta lista de itens essenciais:

Alimentação: nos primeiros meses de vida, a recém-mamã irá necessitar de discos de amamentação, mas será melhor estar precavida com alguns biberões e uma escova para a sua correta limpeza.

Acomodação e transporte: entre cada vez mais opções, os essencialíssimos para o conforto do seu bebé são o berço (e roupa de cama à medida), o carrinho, a alcofa (ou ovo) e a cadeira (ou adaptador do ovo) para o carro.

Muda da fralda: esta é uma rotina que se irá repetir várias vezes, ao longo do dia. Para tal, aconselhamos a que, além das próprias fraldas, tenha à mão toalhetes sem perfume, creme muda-fraldas e um resguardo limpo. Nas lojas Lidl, encontra vários produtos Lupilu essenciais para estes momentos.

Hora do banho: para a higiene do seu bebé, deve, desde logo, ter uma banheira apropriada. Além disso, opte por um gel de banho especificamente formulado para bebés e não se esqueça do creme hidratante. Para este momento, deve ainda ter à mão toalhas de banho de algodão suave.

A saúde do bebé: é normal que o seu bebé se sinta menos bem, por vezes. Assim, é muito importante que crie um kit de primeiros-socorros, constituído por um termómetro retal, um auxiliar para as cólicas, um aspirador nasal, uma pomada para as assaduras e compressas.

Vestuário: os bebés crescem muito rápido, mas também se sujam muito facilmente, pelo que não deve exagerar no número de peças que compra para cada fase, mas também se deve precaver com roupa suficiente para ser trocada várias vezes por dia.

Um bebé, fraldas infinitas

Bem-vindo a uma nova realidade em que trocar fraldas fará parte do seu dia-a-dia, várias vezes ao dia. Tal como acontece com outros aspetos do crescimento do bebé, também a necessidade de fraldas irá mudar ao longo do tempo: estima-se que um recém-nascido necessite de mudar a fralda 10 a 12 vezes por dia, reduzindo-se a frequência das mudas aos 3 e 6 meses (8 a 10 e 6 a 8 mudas de fralda por dia).

Se já está a pensar na despesa que as fraldas vão representar, porque pensa que fraldas de qualidade são fraldas caras, é porque ainda não conhece as fraldas Lupilu. Ao optar por elas, irá certamente poupar muito dinheiro neste produto essencial.

Algodão: o melhor amigo da roupa de bebé

Acreditamos que não resista a muitas das peças de roupa que encontra à venda. Porém, há algo muito importante que deve ter em conta quando compra roupa para o seu bebé: o material. As roupas de bebé devem ser fabricadas com algodão.

Nas lojas Lidl, encontrará frequentemente roupas de bebé e criança fabricadas com algodão orgânico, o que faz delas a melhor escolha para si e para o planeta.

Ainda no que toca ao vestuário, lembre-se também que os bebés precisam de se sentir quentes para estarem confortáveis, pelo que ao longo do dia e do ano, as suas necessidades mudam. Eis algumas dicas de como vestir o seu bebé:

Cuidados a ter numa casa com um bebé

Quando se prepara para receber um bebé, é muito importante que adeque a sua casa a este novo membro da família. Depois do nascimento, a sua vida nunca mais será a mesma e a sua casa também não. Eis algumas dicas:

MAIS PARA DESCOBRIR