Faz de conta: a importância de brincar na infância

“Mãe, hoje acordei e era uma astronauta na lua!”, “Pai, sabias que fui às compras sozinho e até mexi na caixa registadora?”, “Avó, olha para mim, sou uma chef de cozinha superfamosa!”. Pois é, sabemos que as crianças têm o tamanho da sua imaginação, mesmo que ainda nem consigam chegar ao balcão da cozinha (a não ser, claro, das suas cozinhas de brincar). Brincar na infância é o maior segredo para um crescimento feliz e saudável.

Brincar na infância: assim se cresce para o mundo

É nos momentos de brincadeira e lazer que bebés e crianças desenvolvem a capacidade de imaginar, imitar, interiorizar regras, criar relações afetivas, enfrentar medos e crescer para e com o mundo. Daí a importância da brincadeira na infância.

Segundo os especialistas, brincar na infância de forma simbólica — as conhecidas brincadeiras do faz de conta — é uma atividade extremamente estimulante para o desenvolvimento cognitivo, social, emocional, psicomotor e cultural da criança. É através desse jogo simbólico que criamos um mundo imaginário povoado de todas as possibilidades, no qual experimentamos os mais diversos papéis sociais — seja o de mãe, o de bombeiro ou o de pintor que vê nas paredes da sala uma grande tela…

Já brincou em família hoje?

É com as brincadeiras do faz de conta que meninas e meninos começam a investir de significado as atividades e os objetos do quotidiano. Mergulhada nesse universo, a criança apreende e aprende o papel do adulto, imitando o seu comportamento e os seus gestos. É, por isso, essencial que a família acompanhe e tenha um papel ativo nestes momentos.

O envolvimento dos tutores da criança nas brincadeiras terá um impacto muito significativo na organização das suas estruturas mentais e nas ligações afetivas criadas no seio familiar. Além de a brincadeira ser um momento de grande diversão, a importância do brincar na infância reside ainda no facto de ensinar à criança a exprimir o que pensa e sente.

No entanto, as brincadeiras do faz de conta não são a única forma de brincar em família

A importância de brincar ao ar livre

Mais para descobrir