A ansiedade, o receio e o stresse são alguns dos sentimentos partilhados por crianças e adultos nesta altura de recolhimento. O encerramento das escolas e a introdução do regime de teletrabalho obrigou a que as rotinas habituais tivessem de ser alteradas. Ainda assim, existem regras que, se forem estabelecidas desde o início, permitem que rotinas de crianças e adultos se coordenem e evitem problemas na gestão diária da vida familiar e profissional.
Miguel Ricou, presidente da Comissão Ética da Ordem dos Psicólogos, em entrevista à SIC, alerta que “nas questões do levantar, das refeições e do deitar é preciso manter alguma estabilidade”, mas acrescenta que é igualmente importante que as rotinas de crianças sejam criadas e adaptadas consoante a sua idade. Como pode, então, organizar o seu dia a dia e o das crianças para que tenha o melhor ambiente possível em casa durante a recolhimento? Deixamos algumas sugestões por grupo de idades.
As crianças mais pequenas são as que requerem mais tempo e atenção.
Portanto, manter os hábitos diários definidos na creche ou pré-escola é de extrema importância para acalmá-los e dar-lhes uma maior sensação de segurança.
Além disso, uma rotina desajustada pode provocar perturbações no sono, nos padrões alimentares e no comportamento
No entanto, nesta altura específica, é preciso muita criatividade e flexibilidade para conseguir gerir estes momentos de forma eficaz. Fique com algumas dicas:
“As crianças em idade escolar (...) é importante que tenham atividades durante o dia para concretizar com a ajuda dos pais”, refere também Miguel Ricou.
Neste momento, as escolas estão a desenvolver sistemas eficazes de tele-escola, um projeto que só é possível com a intervenção de professores, pais ou familiares, principalmente quando falamos de crianças que estão a frequentar o 1.º ciclo escolar.
Além dos momentos de aprendizagem, as crianças entre os seis e os nove anos devem ter atividades e rotinas diárias que os ajudem a aliviar o stresse e o aborrecimento. Deixamos-lhe algumas sugestões:
A partir dos dez anos, as crianças começam a desenvolver algum sentido de responsabilidade, o que lhes permite definir a sua rotina com mais facilidade.
Assim, no momento de decidir as atividades e os horários, deve levar-se em conta a opinião delas e procurar chegar a acordo entre ambas as partes.
Existem, no entanto, rotinas que devem ser obrigatórias, como a hora de levantar e de deitar, entre outras que podem ser definidas.
A consola e os jogos de computador – ou ecrãs no geral – podem ser uma grande tentação, mas devem ter horários próprios, acordados previamente. Fique com algumas ideias para implementar nas rotinas de crianças:
Nesta fase de quarentena, provocada pelo alastramento da COVID-19, as rotinas sofrem alterações significativas em todas as idades. Todos devem ter direito ao seu período de adaptação, experimentando quais as formas mais saudáveis de programar o seu dia em prol do seu benefício e de todos os que vivem consigo.
É necessário inovar e pensar em atividades que lhes estimulem a criatividade, o pensamento crítico e o espírito cívico (pode tirar algumas ideias de atividades aqui).
No entanto, numa altura em que nos é permitido passar mais tempo em casa, surge uma janela de oportunidade: a de criar laços mais fortes com as crianças e de entrar no seu universo, que, por vezes, tanto nos faz falta.