Quando pensa em roupa de algodão, certamente que lhe vem à mente uma sensação de conforto, frescura e bem-estar. Características, aliás, essenciais quando falamos em indumentária de crianças. E se lhe dissermos que, ao escolher algodão orgânico, a essas vantagens pode juntar a certeza de um produto natural e saudável para a pele?

Mas não só. Afinal, a produção deste material também promove a sustentabilidade ambiental e condições dignas na indústria têxtil. Nós explicamos tudo, para perceber como é uma opção fácil.

Os benefícios do algodão orgânico para a saúde

Hoje em dia, não há dúvida de que os alimentos biológicos são melhores para a nossa saúde. Pois bem, com os tecidos não é diferente. O algodão orgânico é cultivado sem recurso a pesticidas, fertilizantes sintéticos ou sementes geneticamente modificadas. Desse modo, oferece uma maior segurança à nossa

Principalmente para a saúde das dermes mais sensíveis

Não tem produtos químicos nocivos

Evita alergias e outros problemas na pele

É suave e confortável

Facilita mexer-se à vontade

Permite que a pele respire

É, assim, a escolha certa para a segurança, o conforto e a saúde da sua família.

Um compromisso com os direitos humanos

Além dos benefícios para a saúde da pele, a produção de algodão orgânico exige o cumprimento de critérios de responsabilidade social. Ou seja, apoia as comunidades agrícolas produtoras e os trabalhadores da indústria, preocupando-se com a sua saúde e o seu bem-estar, e respeitando os seus direitos como trabalhadores:

  • Sem químicos nocivos, a saúde dos cultivadores de algodão está mais salvaguardada;
  • Protege os agricultores das dívidas geradas pelo uso de químicos dispendiosos;
  • Este modelo de produção gera necessidade de mais trabalhadores e emprego;
  • Há uma preocupação de capacitar melhor os trabalhadores;
  • As condições de trabalho dos trabalhadores da indústria têxtil são melhores;
  • Existe uma relação mais justa entre todos os envolvidos na produção (fair trade).

Por isso, o Lidl comprometeu-se com uma produção têxtil sustentável. Juntou-se, assim, à iniciativa Action Collaboration Transformation (ACT). Esta promove práticas de compra rigorosas, vinculadas a acordos coletivos de trabalho, exigindo um salário justo e condições dignas para os trabalhadores nos países produtores da indústria têxtil, de acordo com as normas da Organização Internacional do Trabalho.

Algodão orgânico e sustentabilidade ambiental

A juntar-se aos benefícios de saúde e de responsabilidade social, escolher roupas deste material é escolher sustentabilidade ambiental. De acordo com um estudo da Universidade de Cambridge e com a Textile Exchange, a produção de algodão orgânico tem menos impacto ambiental do que a produção de algodão convencional e intensiva. Os principais motivos são:

  • Rotação de cultura, para respeitar os ciclos da terra;
  • Proibição do uso de químicos poluentes para o solo;
  • Condições mais benéficas para animais e insetos;
  • Redução da emissão de gases poluentes;
  • Poupança no consumo de água;
  • Redução do potencial de acidificação e erosão do solo;
  • Redução do potencial de acidificação e eutrofização da água;
  • Menor necessidade de consumo de energia primária;
  • Durabilidade da roupa deste material.

Também nesse sentido é assumido um compromisso pelo Lidl com as suas coleções de roupa Pure Collection, que utilizam algodão orgânico com certificação GOTS (Global Organic Textile Standard). Este selo garante que o material provém de um processo de produção sustentável, mais amigo do ambiente, ético e de comércio justo, além de ser de elevada qualidade, antialérgico e biodegradável.

As roupas de algodão orgânico ajudam a cuidar da sua família e do planeta. Uma escolha responsável, consciente e saudável, apoiada pela sua loja Lidl de sempre.

Se gostou deste conteúdo, sugerimos que leia o artigo: A roupa do bebé

mais para descobrir