Em 2019, A DECO PROTESTE conduziu um conjunto de testes com o intuito de analisar a qualidade e eficácia dos protetores solares para crianças disponíveis no mercado. Em laboratório, foi simulada a exposição à radiação solar na pele de vários voluntários, com e sem protetor. Passadas 24 horas, foram observados os resultados, através da análise à vermelhidão da pele.
O protetor solar da Cien destaca-se pelo seu fator de proteção muito elevado e por não ter perfumes, ingredientes alergénicos ou substâncias nefastas. Ainda que seja um produto em spray, não tem gás pressurizado, sendo um produto seguro. A sua pistola de pulverização garante uma aplicação uniforme e mais fácil, para além de proporcionar momentos de pura diversão às crianças.
Todas as indicações para uma escolha acertada podem ser encontradas nos rótulos dos protetores solares para crianças. A sua leitura pode não ser um processo fácil, mas se seguir algumas indicações importantes, tudo se torna mais simples.
Antes de mais, é preciso estar atento ao fator de proteção solar (FPS). A Direção-Geral da Saúde sugere a utilização de um protetor com um índice igual ou superior a 30. Porém, para as crianças é recomendado um FPS maior, idealmente de 50 ou 50+.
O passo seguinte é consultar a lista de ingredientes presente no rótulo do produto, de forma a perceber se são utilizadas muitas fragrâncias. No caso do público infantil, procure optar por aqueles que não têm quaisquer perfumes. Tenha ainda o cuidado de verificar se existem substâncias potencialmente nefastas , como o ethylhexyl methoxyinnamate ou o cyclopentasiloxane.
São estes, os cuidados tidos em conta na criação do Cien Spray Solar Infantil FPS 50+ , feito a pensar nas necessidades especiais que requer o público infantil, sobretudo quando se trata das idas à praia.