The browser is not supported
To display the website correctly, please use one of the following browsers.CautionPlease update your browser, if you proceed with this browser, your shopping experience might not be successful!
    Brand Navigation
    1. Sustentabilidade
    2. Informações
    3. Sobre Nós
    4. Carreiras
    5. Imóveis
    6. Apoio ao Cliente

    A eterna dúvida da cozinha: frigorífico ou fruteira?

    Fruta e legumes frescos são essenciais para uma alimentação saudável, mas nem sempre temos tempo para ir às compras todos os dias. Por isso, o mais comum é chegar a casa e arrumar tudo no frigorífico, a pensar que o frio conserva tudo por mais tempo. Mas a verdade é que nem sempre é assim. Muitas frutas e legumes não gostam do frio, enquanto outros precisam mesmo dele para não se estragarem. A boa notícia? Guardar tudo no sítio certo não é um bicho de sete cabeças. Neste guia, vamos explicar as regras básicas para que a sua fruta e os seus legumes se mantenham frescos por mais tempo.

    Conteúdo

    1. Porque é que guardar bem os alimentos faz toda a diferença?
    2. O etileno: o gás que amadurece (e estraga) a fruta
    3. Legumes: quais vão para o frigorífico e quais ficam de fora?
    4. O segredo para conservar a fruta por mais tempo
    5. Como guardar a fruta depois de cortada
    6. Diga adeus à fruta oxidada
    7. 5 Dicas de ouro para conseguir maior frescura

    Porque é que guardar bem os alimentos faz toda a diferença?

    Guardar a fruta e os legumes no sítio certo ajuda a que durem mais tempo e mantenham o sabor. A vantagem é óbvia: deita menos comida fora, o que é bom para a sua carteira e para o ambiente. Além disso, muitas vitaminas são sensíveis à luz e ao calor, e perdem-se rapidamente se os alimentos não forem guardados corretamente. Por isso, arrumar bem as compras é também uma forma de garantir que está a aproveitar ao máximo os nutrientes.

    O etileno: o gás que amadurece (e estraga) a fruta

    Já reparou que algumas frutas fazem com que as outras à sua volta amadureçam mais depressa? A culpa é do etileno, um gás natural que algumas frutas e legumes libertam e que acelera o processo de amadurecimento. É por isso que alguns alimentos devem ser guardados separados dos outros, para não os estragarem. Os "grandes produtores" de etileno (guarde-os sozinhos): Maçãs, abacates, bananas, peras, brócolos, pepinos, batatas, kiwis, alho-francês, nectarinas, pêssegos, ameixas e tomates. Uma dica extra: Pode usar este efeito a seu favor. Tem uma banana ainda verde? Coloque-a ao lado de uma maçã madura e vai ver como ela amadurece num instante.

    Alface, tomates e cenouras na geladeira.

    Legumes: quais vão para o frigorífico e quais ficam de fora?

    Os legumes de folha, como os espinafres, adoram o frio do frigorífico. Mas há outros que também se mantêm mais frescos e estaladiços com temperaturas mais baixas. Um erro comum é guardar os tomates no frigorífico. Na verdade, eles perdem o sabor com o frio e ficam muito melhores se forem guardados à temperatura ambiente.

    Estes devem ir para o frigorífico: Alcachofras, alfaces, couve-flor, feijão-verde, brócolos, ervilhas, cebolinho, todo o tipo de couves, acelgas, rabanetes, beterraba, aipo, espargos e espinafres.

    Estes preferem ficar de fora: Beringelas, batatas, abóboras, cenouras, tomates, curgetes e cebolas.

    Dicas extra: Para os espargos durarem mais, enrole-os num pano húmido antes de os guardar no frigorífico. As saladas que ainda têm raiz podem ser conservadas por mais tempo se colocar a raiz numa pequena taça com água (atenção, as folhas devem ficar de fora!).

    Uvas verdes, maçãs, laranjas e abacates na geladeira.

    O segredo para conservar a fruta por mais tempo

    Há uma dica antiga que nunca falha: a fruta que vem de países quentes, como a banana ou o ananás, não gosta de frio e por isso deve ficar sempre fora do frigorífico. Já a fruta que cresce por cá, como os frutos vermelhos, aguenta-se melhor no frio.

    Fruta que gosta de frigorífico:

    • Maçãs
    • Morangos, framboesas e amoras
    • Kiwis
    • Ruibarbo
    • Fruta de caroço (pêssegos, ameixas, etc.), mas só depois de madura
    • Uvas

    Fruta que prefere a fruteira:

    • Ananás e mangas
    • Bananas
    • Laranjas, limões e outros citrinos
    • Papaias
    Maçã presa com elásticos em uma tábua de madeira.

    Como guardar a fruta depois de cortada

    Sobrou fruta do pequeno-almoço ou da sobremesa? Não a deite fora! Com alguns truques, pode guardá-la no frigorífico e mantê-la fresca por mais tempo. O segredo é guardá-la num recipiente bem fechado ou cobri-la com película aderente. Certifique-se de que o recipiente está bem seco, para evitar que a fruta ganhe bolor. Cortou uma maçã a mais? Junte as fatias e prenda-as com um elástico. Assim, a fruta tem menos contacto com o ar e oxida mais devagar.

    Diga adeus à fruta oxidada

    A fruta cortada ficou com um aspeto escuro e pouco convidativo? Isso acontece por causa do contacto com o ar. A solução é um clássico da cozinha: umas gotas de sumo de limão. É o suficiente para manter a fruta com um aspeto fresco e apetitoso por mais tempo.

    Geladeira com frutas (maçãs, uvas, mirtilos) e vegetais.

    5 Dicas de ouro para conseguir maior frescura

    1 - Frutas para um lado, legumes para o outro. As necessidades de cada um são diferentes. Guardá-los em separado evita que se estraguem mais depressa.

    2 - Dê espaço aos frutos vermelhos. São muito sensíveis. Se estiverem muito juntos, o bolor espalha-se num instante.

    3- Lavar e cortar só na hora. É a melhor forma de garantir que duram mais tempo e mantêm as vitaminas.

    4 - Tire as folhas às cenouras e aos rabanetes. As folhas "roubam" a humidade e fazem com que fiquem moles mais depressa.

    5 - A cebola gosta de estar sozinha. O seu cheiro intenso passa facilmente para as outras frutas e legumes. Guarde-a sempre à parte.

    Deixe a sua casa num brincoEssenciais para a cozinha e para o lar