A eterna dúvida da cozinha: frigorífico ou fruteira?
Fruta e legumes frescos são essenciais para uma alimentação saudável, mas nem sempre temos tempo para ir às compras todos os dias. Por isso, o mais comum é chegar a casa e arrumar tudo no frigorífico, a pensar que o frio conserva tudo por mais tempo. Mas a verdade é que nem sempre é assim. Muitas frutas e legumes não gostam do frio, enquanto outros precisam mesmo dele para não se estragarem. A boa notícia? Guardar tudo no sítio certo não é um bicho de sete cabeças. Neste guia, vamos explicar as regras básicas para que a sua fruta e os seus legumes se mantenham frescos por mais tempo.
Conteúdo
- Porque é que guardar bem os alimentos faz toda a diferença?
- O etileno: o gás que amadurece (e estraga) a fruta
- Legumes: quais vão para o frigorífico e quais ficam de fora?
- O segredo para conservar a fruta por mais tempo
- Como guardar a fruta depois de cortada
- Diga adeus à fruta oxidada
- 5 Dicas de ouro para conseguir maior frescura
Porque é que guardar bem os alimentos faz toda a diferença?
Guardar a fruta e os legumes no sítio certo ajuda a que durem mais tempo e mantenham o sabor. A vantagem é óbvia: deita menos comida fora, o que é bom para a sua carteira e para o ambiente. Além disso, muitas vitaminas são sensíveis à luz e ao calor, e perdem-se rapidamente se os alimentos não forem guardados corretamente. Por isso, arrumar bem as compras é também uma forma de garantir que está a aproveitar ao máximo os nutrientes.
O etileno: o gás que amadurece (e estraga) a fruta
Já reparou que algumas frutas fazem com que as outras à sua volta amadureçam mais depressa? A culpa é do etileno, um gás natural que algumas frutas e legumes libertam e que acelera o processo de amadurecimento. É por isso que alguns alimentos devem ser guardados separados dos outros, para não os estragarem. Os "grandes produtores" de etileno (guarde-os sozinhos): Maçãs, abacates, bananas, peras, brócolos, pepinos, batatas, kiwis, alho-francês, nectarinas, pêssegos, ameixas e tomates. Uma dica extra: Pode usar este efeito a seu favor. Tem uma banana ainda verde? Coloque-a ao lado de uma maçã madura e vai ver como ela amadurece num instante.

Legumes: quais vão para o frigorífico e quais ficam de fora?
Os legumes de folha, como os espinafres, adoram o frio do frigorífico. Mas há outros que também se mantêm mais frescos e estaladiços com temperaturas mais baixas. Um erro comum é guardar os tomates no frigorífico. Na verdade, eles perdem o sabor com o frio e ficam muito melhores se forem guardados à temperatura ambiente.
Estes devem ir para o frigorífico: Alcachofras, alfaces, couve-flor, feijão-verde, brócolos, ervilhas, cebolinho, todo o tipo de couves, acelgas, rabanetes, beterraba, aipo, espargos e espinafres.
Estes preferem ficar de fora: Beringelas, batatas, abóboras, cenouras, tomates, curgetes e cebolas.
Dicas extra: Para os espargos durarem mais, enrole-os num pano húmido antes de os guardar no frigorífico. As saladas que ainda têm raiz podem ser conservadas por mais tempo se colocar a raiz numa pequena taça com água (atenção, as folhas devem ficar de fora!).

O segredo para conservar a fruta por mais tempo
Há uma dica antiga que nunca falha: a fruta que vem de países quentes, como a banana ou o ananás, não gosta de frio e por isso deve ficar sempre fora do frigorífico. Já a fruta que cresce por cá, como os frutos vermelhos, aguenta-se melhor no frio.
Fruta que gosta de frigorífico:
- Maçãs
- Morangos, framboesas e amoras
- Kiwis
- Ruibarbo
- Fruta de caroço (pêssegos, ameixas, etc.), mas só depois de madura
- Uvas
Fruta que prefere a fruteira:
- Ananás e mangas
- Bananas
- Laranjas, limões e outros citrinos
- Papaias

Como guardar a fruta depois de cortada
Sobrou fruta do pequeno-almoço ou da sobremesa? Não a deite fora! Com alguns truques, pode guardá-la no frigorífico e mantê-la fresca por mais tempo. O segredo é guardá-la num recipiente bem fechado ou cobri-la com película aderente. Certifique-se de que o recipiente está bem seco, para evitar que a fruta ganhe bolor. Cortou uma maçã a mais? Junte as fatias e prenda-as com um elástico. Assim, a fruta tem menos contacto com o ar e oxida mais devagar.
Diga adeus à fruta oxidada
A fruta cortada ficou com um aspeto escuro e pouco convidativo? Isso acontece por causa do contacto com o ar. A solução é um clássico da cozinha: umas gotas de sumo de limão. É o suficiente para manter a fruta com um aspeto fresco e apetitoso por mais tempo.

5 Dicas de ouro para conseguir maior frescura
1 - Frutas para um lado, legumes para o outro. As necessidades de cada um são diferentes. Guardá-los em separado evita que se estraguem mais depressa.
2 - Dê espaço aos frutos vermelhos. São muito sensíveis. Se estiverem muito juntos, o bolor espalha-se num instante.
3- Lavar e cortar só na hora. É a melhor forma de garantir que duram mais tempo e mantêm as vitaminas.
4 - Tire as folhas às cenouras e aos rabanetes. As folhas "roubam" a humidade e fazem com que fiquem moles mais depressa.
5 - A cebola gosta de estar sozinha. O seu cheiro intenso passa facilmente para as outras frutas e legumes. Guarde-a sempre à parte.