Decoração em Vermelho: Apaixona-te Pela Cor Tendência do Ano
A tua casa merece um destaque. Ou dois, três, quatro! Que tal a cor do amor, da paixão e da pura alegria de viver? As decorações em vermelho tomaram o TikTok de assalto e criam realces imperdíveis também nas tuas divisões.
Como é que preparas habilmente o cenário para este tom poderoso? Respondemos às perguntas mais importantes sobre a tendência de decoração de interiores mais apelativa do ano.

A Decoração Vermelha Cria Surpresas
Mobiliário minimalista, cores neutras, linhas simples e uma opulenta poltrona vermelha no meio: que surpresa!
Desde que a designer de interiores Taylor Migliazzo Simon apresentou a sua "Unexpected Red Theory" (Teoria do Vermelho Inesperado) no TikTok, no início de 2024, a decoração vermelha não se espalhou apenas pelas redes sociais. As histórias de casa também estão a transbordar de ideias vermelhas.
Este sucesso torna claro como Simon está certa com a sua teoria: se utilizares elementos vermelhos em interiores que, de outra forma, não têm nada a ver com o vermelho, esta rutura deliberada de estilo torna-se um chamariz. A decoração vermelha atrai magicamente o olhar e cria surpresa, curiosidade e fascínio.
Não importa se te limitas a adicionar um pequeno toque de vermelho ou se te esforças ao máximo na decoração. Afinal de contas, o vermelho é incrivelmente versátil e pode ser utilizado em todos os tons e preferências, desde o rosa pastel escuro até ao opulento bordeaux.
Código Vermelho: Como Dar Estilo a Decorações em Vermelho
O vermelho pode ativar ou acalmar a alma. Para garantir que este estado de espírito também se adequa à tua casa, pensa primeiro em que divisão queres "corar":
Tons quentes de vermelho (desde o coral ao tomate) são uma escolha estimulante na sala de estar, na sala de jantar ou na casa de banho.
Tons mais frios de frutos silvestres criam uma atmosfera relaxante no quarto.
Para que a quebra de estilo em vermelho funcione, basta combinar quente com quente e frio com frio —independentemente das cores que dominam os móveis e outros objetos. Se quiseres jogar pelo seguro, o creme, o bege ou o branco claro são sempre a escolha certa como cores principais e de base.
Uma vez que o vermelho transborda de autoconfiança, também podes ir com tudo no que diz respeito aos materiais utilizados nas decorações vermelhas. Texturas fortes, do bouclé ao peluche, tapetes com pelo comprido ou objetos com formas marcantes feitos de cerâmica, metal ou vidro dão um toque extra de ousadia.
As 5 Regras de Ouro para o Look Vermelho
Quer se trate de um pequeno toque de Vermelho Inesperado ou de uma assinatura vermelha para cada divisão: se seguires as cinco regras de ouro para a decoração vermelha, a afirmação funcionará como um encanto.
Regra Vermelha 1: Conhece o Teu Estilo
Qual é o teu estilo? Cottage chic ou look de meados do século? Há uma cor vermelha adequada para cada tendência de decoração de interiores — e objetos decorativos que completam o estilo.
Os estilos acolhedores, por exemplo, baseiam-se em têxteis para o lar, como cortinados ou roupa de cama.
Os estilos de mobiliário mais modernos favorecem os pufes, os cadeirões ou os candeeiros de pé e de mesa em vermelho.
Regra Vermelha 2: Criar um Palco
As decorações em vermelho devem ser o centro das atenções. Por isso, quanto maior e mais apelativa for a afirmação em vermelho, mais contidos devem ser os elementos à tua volta.
Uma poltrona vermelha torna-se um local favorito com cobertores e almofadas de cores neutras, e um candeeiro de pé vermelho destaca-se de forma proeminente em frente a uma parede pintada de forma neutra.
Regra Vermelha 3: Começa com Pouco
Mesmo um pequeno chamariz, como um vaso de flores vermelho tomate ou uma lanterna vermelha para a varanda e o jardim, consegue o que a Teoria do Vermelho Inesperado promete.
Já te entusiasmaste? Então, aventura-te gradualmente em projetos decorativos mais marcantes em vermelho.
Regra Vermelha 4: A Decoração Vermelha É o que Tu Fazes Dela
O vermelho inesperado também funciona de forma diferente. Na casa de banho, por exemplo, os teus utensílios de decoração, têxteis de casa de banho ou mobiliário podem dar o toque vermelho.
Mantém-te fiel a um tom de vermelho e a uma família de produtos — ou seja, toalhas, tapetes, etc.
Regra Vermelha 5: Quebra as Regras
As regras de design existem para serem quebradas. O sucesso da Teoria do Vermelho Inesperado prova que não precisamos que nos digam o que fazer quando se trata de mobiliário.