O Verão é a estação mais quente do ano, aquela em que nos queremos refrescar com bebidas leves, frescas e mais simples, que ajudem a tirar a sede. Podem ser apreciadas sozinhas ou a acompanhar um petisco ou uma refeição ligeira, mas deverão ser sempre servidas à temperatura certa para serem devidamente apreciadas.

Os vinhos de verão geralmente não passam por madeira (ou passam, mas por madeira usada) e, por essa razão, são mais leves e ligam bem com refeições igualmente frescas e ligeiras. O importante é que sejam servidos a uma temperatura correta e com as iguarias certas.  

Vinhos de Verão

Saiba mais sobre vinhos de verão com Cristiana Gastão.

Descubra vinhos de verão, com Maria João de Almeida na série Vinho na Ponta da Língua no canal do youtube Lidl Portugal.

Vinhos de Verão

| Artigo escrito pela especialista de vinhos Maria João de Almeida
Vinho Branco

Vinho Branco

Os brancos de Verão devem ser servidos frios, a cerca de 9 graus. Ligam bem com saladas, pratos de peixe grelhados e carnes leves, como galinha ou peru, por exemplo.

 

Vinho Rosé

Vinho Rosé

Os rosés jogam pela mesma bitola dos brancos. Servidos à mesma temperatura, cerca de 9 graus, harmonizam com o mesmo tipo de pratos, mas ligam igualmente bem com outros como o sushi, camarões cozidos ou grelhados, e salada de polvo. Ou seja, harmonizam também por estrutura e por cor.

Vinho Espumante

Vinho Espumante

Os espumantes não podem ser esquecidos. Servidos entre os  6 e os 8 graus, o espumante é o estilo de vinho mais versátil numa refeição. Fica bem com peixes e carnes estruturados e consistentes (corta a sua untuosidade, harmonizando por contraste), com pratos de todos os dias (bifes, massas, pizzas, harmonizando por estrutura) e até com doces (combinando os seus graus de doçura, consoante o tipo de doces). Em todos os casos, as bolhas de gás cumprem sempre o seu papel de lavar o paladar entre garfadas.

Vinho Tinto

Vinho Tinto

Os tintos também podem ser bebidos no Verão mas devem ser servidos mais frescos que o habitual, entre os 15 e os 16 graus. O ideal para grelhados de frango, carne de vaca ou mesmo umas belas bifanas.

Mais para descobrir