Proteção de Dados

Política de Proteção de Dados Lidl Plus

Abril de 2021

Muito obrigado pelo seu interesse no Lidl Plus.

O Lidl Plus é um programa de fidelização de clientes (adiante o «programa» ou «Lidl Plus») do Grupo Lidl, operado pela Lidl Stiftung & Co. KG, com sede social sita na Stiftsbergstraße 1, 74167 Neckarsulm, Alemanha («Lidl Stiftung», «nós»), a qual procede ao tratamento dos dados necessários para as finalidades do programa, enquanto entidade responsável pela criação, recolha e análise dos dados e ainda pela sua transmissão para outras organizações dentro do Grupo Lidl. São também parte do Grupo Lidl várias empresas nacionais e regionais, as quais se encontram individualmente listadas aqui (as «Empresas Lidl»).

A lista inclui apenas as empresas nacionais Lidl relevantes e atualmente existentes. No futuro, poderão ser incluídas outras empresas na referida lista, caso a SB Lidl KG venha a deter participações diretas ou indiretas nas empresas em questão e estas participem no Lidl Plus.

 

Sempre que estas empresas recebam dados através do Lidl Plus e lhe prestem informação sobre os descontos e promoções em curso no Lidl, com base no seu consentimento voluntário, as mesmas atuam como responsáveis pelo tratamento, de acordo com as leis de proteção de dados.

 

A presente Política de Proteção de Dados é aplicável às atividades de tratamento de dados pessoais realizadas pela Lidl Stiftung, enquanto responsável pelo tratamento. O encarregado de proteção de dados da Lidl Stiftung pode ser contactado na morada indicada acima ou em: protecaodados@lidlplus.pt.

 

O Lidl Plus destina-se a consumidores (adiante «utilizadores») que pretendam receber informação personalizada da Lidl Stiftung sobre descontos e promoções do Lidl Plus, bem como descontos, produtos e serviços de parceiros selecionados e das Empresas Lidl, que correspondam aos seus interesses e ao seu histórico de compras, da forma mais aproximada possível.

 

Através do Lidl Plus pode desfrutar de uma variedade de serviços e conteúdos especialmente personalizados à sua medida. Estes incluem vantagens especialmente adaptadas aos seus interesses e preferências, como por exemplo a participação em jogos, a atribuições de cupões de descontos exclusivos e acesso a promoções especiais. A Lidl Stiftung transmite os seus dados a determinadas entidades Lidl, consoante o local e a medida em utiliza o programa, no sentido de lhe poder disponibilizar o serviço e conteúdos em questão.

 

1. Que dados recolhemos sobre si e que canais de comunicação utilizamos para tal?

Registo no Lidl Plus

Como parte do processo de registo, solicitamos os seguintes dados de cliente: nome próprio, apelido, data de nascimento, endereço de e-mail, número de telemóvel e loja Lidl preferida. Pode também disponibilizar-nos de forma opcional os seguintes dados: forma de tratamento, género e morada de residência (rua, número, código postal, cidade e país). Para definir a loja preferida, pode utilizar a função de geolocalização no seu telemóvel.
 

 

Dados da minha Conta Lidl

No caso de nos ter fornecido, voluntariamente, determinadas informações sobre as suas circunstâncias e interesses, na área da aplicação designada por A Minha Conta Lidl, também recolhemos estas informações no âmbito do Lidl Plus.

 

Visitas à Loja

Sempre que se identificar na caixa de pagamento, na máquina de bebidas quentes ou em outras máquinas de venda (vending), registamos a loja visitada, a quantidade, tipo e preço dos produtos adquiridos, os cupões utilizados, o valor total do talão, bem como a hora e o método de pagamento e também dados de faturação. Com a alocação da sua compra à sua conta de cliente, prosseguimos a finalidade indicada no ponto 2., por exemplo, para lhe conseguirmos atribuir cupões de descontos especialmente adaptados às suas preferências e interesses, bem como para permitir que beneficie de promoções.

 

A sua identificação na caixa de pagamento é possível através do seu cartão digital Lidl Plus. Nas máquinas de venda (vending), a identificação só é possível mediante o seu cartão digital de cliente.

 

Serviço de Apoio ao Cliente

Sempre que contactar o serviço de apoio ao cliente de qualquer empresa do Grupo Lidl, utilizamos os dados que fornece neste contexto.

 

Utilização da App

Sempre que utilizar a App Lidl Plus, recolhemos informação sobre a loja onde faz as suas compras. Além disso, recolhemos informação sobre todos os conteúdos visualizados na App, tais como os cupões utilizados, as suas definições de notificação, a participação em concursos,  artigos visualizados e a sua loja preferida selecionada. Também recolhemos informações sobre a sua interação com a App, tais como as funcionalidades visitadas, os ecrãs visualizados durante cada sessão, o número de cliques e scrolls. Adicionalmente, procedemos ao tratamento do seu ID de cliente (Loyalty ID), da informação sobre a versão do sistema operativo que utiliza, da identificação do dispositivo, do idioma do sistema e do país selecionado, bem como da versão da App que utiliza.

 

Os seus dados de login são armazenados e utilizados para realizar o login. Para que não tenha de fazer login sempre que abre a App, os seus dados de login são guardados na App (encriptados) até que faça logout da conta.

 

Os talões de compra podem ser guardados no seu dispositivo ou encaminhados diretamente através do Messenger, desde que permita o acesso da App às suas fotos/multimédia. Caso seja dada a respetiva permissão, a câmara do seu dispositivo móvel pode ser utilizada para a leitura de cupões com código QR.

 

Como parte da App, realizamos inquéritos integrados na mesma e recolhemos dados sobre o seu comportamento de compra, a sua utilização da App, bem como sobre as suas circunstâncias e interesses pessoais.
 

Parcerias

Na App Lidl Plus, poderá também ter acesso a descontos disponibilizados por parceiros comerciais selecionados. Em alguns casos, para usufruir do desconto, deve identificar-se como utilizador da App Lidl Plus, através do seu cartão digital Lidl Plus. Nesta eventualidade, o parceiro comercial em questão informa-nos sobre a utilização do desconto em questão, incluindo os dados associados ao mesmo (p.ex. hora, montante, local), para que possamos adaptar ainda mais os nossos descontos e promoções aos seus interesses. No caso de serem concedidos, no âmbito do Lidl Plus, descontos em serviços contratualizados com os nossos parceiros comerciais, estes podem disponibilizar-nos os seus dados de contacto (endereço de e-mail e número de telemóvel), para que possamos atribuir corretamente os descontos dos parceiros comerciais à sua conta.

 

Análise do Comportamento do Utilizador / Cookies

Para fins de análise estatística, sempre que utilizar a App, criamos perfis de segmentação de utilizadores e, se possível, procedemos à atribuição dos mesmos a si ou ao seu endereço de e-mail ou número de cliente. De igual modo, apenas recolhemos e utilizamos estes dados se tiver dado o seu consentimento para as nossas tecnologias de rastreamento (consulte também o ponto 2 da presente política de proteção de dados). Tal inclui também os seguintes serviços ou prestadores de serviços de rastreamento:  
 

Adjust

A App Lidl Plus utiliza a ferramenta de análise adjust, um produto da empresa “adjust GmbH”. Se instalar a App Lidl Plus e tiver consentido na utilização de tecnologias de rastreamento utilizadas na App, a adjust analisará, em nosso nome, as seguintes informações:

  • Cliques: quando clicar numa ligação disponibilizada pela adjust. Os cliques são medidos para realizar uma análise de atribuição, ou seja, para compreender onde recebeu informação sobre a App Lidl Plus e onde instalou a mesma, o que poderá corresponder a uma ligação num site, a uma campanha via e-mail ou nas redes sociais.
  • Instalações: assim que nos prestar o seu consentimento ao rastreamento, a App Lidl Plus indica à adjust que foi concluída uma nova instalação. Esta instalação será, então, associada ao clique descrito acima, desde que seja realizada no mesmo dispositivo.
  • Sessões: o número de vezes em que a App Lidl Plus tenha sida aberta no seu dispositivo.
  • Eventos: a sua interação com a App Lidl Plus. Cada vez que se registar ou aceder à App Lidl Plus, é criado um evento. Isto é utilizado para medir quais os canais com melhor desempenho publicitário.

 

Esta informação ajuda-nos a compreender como interage com a nossa aplicação. Adicionalmente, permite-nos analisar e melhorar as nossas campanhas publicitárias móveis. Se tiver descarregado a App na sequência de uma ligação de convite enviada pelos seus familiares ou amigos, utilizaremos as definições para determinar que se trata de um membro a quem o Lidl Plus foi recomendado e, se necessário, para conceder os benefícios aplicáveis. Apenas podemos determinar se se registou no Lidl Plus com base num convite, se prestar o seu consentimento às nossas tecnologias de rastreamento. Na eventualidade de não aceitar o rastreamento, esta informação não nos será disponibilizada e, consequentemente, os respetivos benefícios não serão concedidos.

 

Para esta análise da informação referida acima, a adjust utiliza o IDFA (Identificador de Publicidade = identificação de publicidade para dispositivos iOS) ou a ID de publicidade Android, o endereço IP/MAC, o cabeçalho HTTP, bem como uma impressão digital do seu dispositivo (adicionalmente: hora de acesso, país, idioma, definições locais, sistema operativo e versão, bem como versão da App). Além disso, utiliza informação sobre o dispositivo do utilizador e atividade na internet, bem como tokens da App e de eventos. O tratamento destes dados ocorre exclusivamente com base em pseudónimos. A qualquer momento, pode desativar ou fazer retroceder o IDFA e ID de publicidade Android no seu sistema operativo. 

 

A adjust partilha esta informação com os nossos prestadores de serviços Google LLC, 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, USA («Google») e Facebook, Inc., 1 Hacker Way, Menlo Park, CA 94025 («Facebook»). Se o Google e o Facebook puderem utilizar esta informação para o(a) identificar, disponibilizarão à adjust informação sobre a campanha publicitária que o(a) levou até à App Store/Google Play e como atuou na mesma(incluindo, por exemplo, se descarregou ou apagou a App e informação similar). A adjust utiliza esta informação para criar estatísticas anónimas, de forma a que possamos identificar o sucesso de campanhas publicitárias específicas.

 

Google Firebase

Na App, são utilizados A/B Testing, Analytics, Cloud Messaging, Crashlytics, Dynamic Links, In-App Messaging, Performance, Predictions e Remote Config, ou seja, serviços de análise disponibilizados pela Google LLC («Firebase»), os quais, entre outras coisas, são usados para analisar a utilização da App. Aquando da instalação da App Lidl Plus, o Firebase cria um registo sobre quando e durante quanto tempo utiliza a App, que páginas da App são abertas, em que funções clica e que conteúdo é apresentado. Isto ajuda-nos a compreender como interage com a nossa App. Adicionalmente, podemos melhorar continuamente a App e disponibilizar descontos/serviços mais relevantes com base no seu comportamento de utilizador. Além disso, podemos realizar vários testes na App em paralelo e com base nos dados criar desenvolvimentos adicionais na App.

 

Para esta análise, o Firebase acede ao seu número de cliente a partir do momento em que completa o registo. Pode encontrar informação adicional sobre a proteção de dados no âmbito do Google Firebase, no site do  Google  Firebase.

 

Salesforce

Durante a utilização da secção «FAQ» na App Lidl Plus, o nosso prestador de serviços salesforce.com Germany GmbH, Erika-Mann-Str. 31, 80636 München («Salesforce») irá utilizar cookies. Os cookies são pequenos ficheiros de texto que são armazenados no seu dispositivo, quando recorre à secção «FAQ». A Salesforce utilizará dois tipos de cookies: cookies tecnicamente necessários, sem os quais a funcionalidade da referida secção seria limitada, e cookies analíticos.

Cookies tecnicamente necessários:

Os seguintes cookies tecnicamente necessários permitem tornar utilizável a secção «FAQ» da App. Esta secção não consegue funcionar corretamente sem estes cookies.

 

 

NomeFornecedorFinalidadeDuraçãoTipo
renderCtxSalesforceUtilizado para apresentar as páginas solicitadas e conteúdo baseado na navegação do utilizador.Cookie da sessão. Será automaticamente eliminado após o encerramento da sessão.Cookie HTTP
pctrkSalesforceUtilizado para contar as visualizações da seção.Cookie de sessão. Será automaticamente eliminado após o encerramento da sessão.Cookie HTTP
force-streamSalesforceUtilizado para encaminhar pedidos do servidor dentro da infraestrutura Salesforce para «sticky sessions».3 horasCookie HTTP
sfdc-streamSalesforceUtilizado para encaminhar pedidos do servidor dentro da infraestrutura Salesforce para «sticky sessions».3 horasCookie HTTP
force-proxy-
stream
SalesforceUtilizado para assegurar que os pedidos do servidor chegam aos mesmos servidores proxy.3 horasCookie HTTP
Cookie Consent PolicySalesforceUtilizado para aplicar corretamente o consentimento do utilizador. Cookie HTTP
instSalesforceUtilizado para redirecionar pedidos para uma instância, quando os marcadores favoritos e URL codificados enviam pedidos para outra instância. Este tipo de pedidos pode ocorrer após uma migração org, divisão ou após cada atualização URL.Cookie de sessão. Será automaticamente eliminado após o encerramento da sessãoCookie HTTP
1SalesforceUtilizado para registar a fonte de navegação para exibir corretamente o estilo da web.PermanenteCookie HTTP
LSSIntex: LOCAL
{"namespace":"c"}
Salesforce

Utilizado para registar a fonte de navegação para exibir corretamente o estilo da web.

PermanenteCookie HTTP
LSSNextSynth
tic: LOCAL
Salesforce

Utilizado para registar a fonte de navegação para exibir corretamente o estilo da web.

PermanenteCookie HTTP
sourceSalesforce

Utilizado para registar a fonte de navegação para exibir corretamente o estilo da web.

PermanenteCookie HTTP
querySalesforceNa aplicação móvel registada, o utilizador regista dados do utilizador e idioma para pré-preencher o formulário de contacto. Cookie HTTP

 

 

 

Estes cookies analíticos disponibilizam ao nosso prestador de serviços estatísticas sobre a utilização da secção «FAQ», com a finalidade de adaptar a mesma às suas necessidades. Utilizamos os seguintes cookies analíticos:

 

Nome

Fornecedor

Finalidade

Duração

Tipo

BrowserId

 

Salesforce

Utilizado para registar sessões/visitas do browser apenas para análise de produto interna.

 

1 ano

Cookie HTTP

 

 

Os cookies Salesforce não armazenam informação que identifica diretamente uma pessoa. Contudo, utilizam uma identificação única do seu dispositivo (incluindo outros detalhes técnicos, tais como o endereço IP, sistema operativo, fornecedor do serviço de internet, etc.). Qualquer tratamento de dados durante a utilização da secção «FAQ» na App é realizado em servidores Salesforce situados na União Europeia.

 

Opção de Exclusão (Opt-Out)

Se pretender retirar o seu consentimento para rastreamento durante a sua utilização do Lidl Plus, pode fazê-lo a qualquer altura, com efeitos futuros, e gerir o rastreamento após a conclusão do registo, através da opção de exclusão (opt-out) na App, em «Mais»  «Informação Legal»  «Partilha de dados Lidl Plus».

 

Google Maps

Caso utilize um dispositivo com sistema operativo Android, terá a possibilidade de utilizar funções e conteúdos do Google Maps nesta App. Deste modo, os mapas interativos podem ser exibidos diretamente na App e terá a possibilidade de utilizar confortavelmente a função de mapa para encontrar, por exemplo, lojas Lidl na sua zona.

 

Para utilizar as funções do Google Maps, é necessário proceder ao tratamento do seu endereço IP no contexto da comunicação através da Internet. Tal tratamento ocorre, normalmente, num servidor Google localizado nos EUA. Não temos qualquer influência sobre o concreto tratamento de dados por parte do Google Maps. Para informações adicionais sobre a finalidade e âmbito do tratamento de dados por parte do Google Maps, pode consultar a política de privacidade do fornecedor. Nessa política, também poderá encontrar informação adicional sobre os seus direitos e definições de proteção da sua privacidade. A morada e política de privacidade do fornecedor do Google Maps são: Google Ireland Limited, Gordon House, Barrow Street, Dublin 4, Irlanda, https://www.google.com/policies/privacy/. Os termos de utilização adicionais para o Google Maps / Google Earth estão disponíveis em https://maps.google.pt/help/terms_maps.html.

 

Apple Maps

Para utilizadores de dispositivos com sistema operativo iOS, esta aplicação recorre às aplicações Apple Maps. Estas aplicações são essenciais para a funcionalidade e completa disponibilização da função de mapa para encontrar confortavelmente, por exemplo, lojas Lidl na sua zona. De modo a utilizar as funcionalidades Apple Maps, é necessário proceder ao tratamento do seu endereço IP no contexto da comunicação através da Internet. Este tratamento ocorre, normalmente, num servidor Apple localizado nos EUA. Não temos qualquer influência sobre o concreto tratamento de dados por parte da Apple. Para informações adicionais sobre a finalidade e âmbito do tratamento de dados por parte da Apple, pode consultar a política de privacidade do fornecedor. Nesta política, também poderá encontrar informação adicional sobre os seus direitos e definições de proteção da sua privacidade. A morada do fornecedor do Apple Maps é: Apple Inc., One Apple Park Way, Cupertino, Califórnia, Estados Unidos da América. Os termos de utilização do Apple Maps estão disponíveis em https://www.apple.com/legal/internet-services/maps/terms-pt.html. A Política de Privacidade da Apple pode ser consultada em  https://www.apple.com/pt/legal/privacy/pt/.

 

Ligações a outros sites e aplicações

A nossa App inclui ligações a outros sites e aplicações operados pelas Empresas Lidl ou pelos nossos parceiros selecionados descritos acima ou por outros terceiros. Sempre que clicar num dos banners existentes na App e/ou nos produtos destacados, será redirecionado para o site/aplicação ou para a sua app store. Estas ligações podem também incluir tecnologias especiais de rastreamento, as quais permitirão aos operadores dos referidos sites/aplicações compreender e determinar como é que o utilizador tomou conhecimento dos mesmos. Encorajamos os utilizadores a reverem a política de privacidade correspondente a cada site/aplicação para os quais sejam redirecionados, por forma a determinarem que informação sua será objeto de tratamento pelo operador. No caso de o(a) redirecionarmos para quaisquer destes sites/aplicações, procedemos ao tratamento dos seus dados pessoais a fim de dar cumprimento ao seu pedido (técnico) para visitar o respetivo site ou aplicação (Art. 6.º, n.º 1, alínea b) do RGPD) e com base no interesse legítimo do operador em executar campanhas publicitárias (Art. 6.º, n.º 1, alínea f) do RGPD).

 

Newsletter /Notificações Push / SMS

Adicionalmente, recolhemos, armazenamos e, se possível, atribuímos a si ou ao seu endereço de e-mail ou número de cliente informação sobre o seu comportamento de utilizador em relação à newsletter e a outras informações que lhe enviamos, tais como notificações push ou SMS. Neste contexto, recolhemos dados sobre a hora de abertura da mensagem, as ligações ou áreas nas quais clica, os produtos selecionados, a hora, duração e frequência da utilização.

De igual modo, apenas recolhemos e utilizamos estes dados, se tiver dado o seu consentimento para esse efeito (consulte também o ponto 2 da presente informação de proteção de dados).

 

Categorias especiais de dados pessoais

As categorias especiais de dados pessoais, na aceção do Art.º 9.º, n.º 1 do RGPD (p.ex. dados sobre a sua saúde ou religião) não estão incluídas na análise dos dados pessoais indicados acima. 

 

2. Para que finalidade e com que fundamento legal tratamos os seus dados pessoais?

Recolhemos os dados indicados no ponto 1 para lhe podermos oferecer os serviços relevantes do Lidl Plus.

 

Finalidade de comunicação, identificação e proteção do seu perfil de Cliente

Os dados principais de cliente, recolhidos como parte do processo de registo, visam permitir a comunicação com o utilizador, bem como a correta atribuição do perfil de compras e de utilizador ao respetivo perfil de cliente.   

Se, como parte da utilização da nossa App ou nas definições do seu dispositivo móvel, autorizou a denominada geolocalização na caixa de diálogo «permissões», utilizamos esta função para lhe podermos oferecer serviços individuais relacionados com a sua localização. Em especial, procedemos ao tratamento dos dados de localização e de rede do utilizador, com base na função «pesquisa de loja», no sentido de exibir as lojas mais próximas de si. Não armazenamos dados de geolocalização.

 

Como parte do seu registo, solicitamos-lhe a sua data de nascimento (ver o ponto 1 acima). Em primeiro lugar, a sua participação pressupõe que tem, pelo menos, 18 anos (ver o ponto 2 dos termos e condições). Em segundo lugar, para efeitos de proteção das crianças, existem limites etários para a publicidade de alguns produtos (p.ex., a publicidade a bebidas alcoólicas não será orientada para as crianças). 

Em particular, utilizamos o seu endereço de e-mail para o(a) proteger do acesso não autorizado de terceiros, através de um alerta por e-mail, por exemplo, quando existe um acesso à sua conta num dispositivo estranho, ou seja, um dispositivo que não foi utilizado anteriormente para aceder à App Lidl Plus.

 

Este tipo de tratamento ocorre com base nas normas legais que nos permitem proceder ao tratamento de dados pessoais, na medida em que tal seja necessário para a utilização de um serviço ou execução de um contrato (Art. 6.º, n.º 1, alínea b) do RGPD), e em virtude de termos um interesse legítimo primordial em tornar a utilização da App tão fácil e eficiente quanto possível (Art. 6.º, n.º 1, alínea f) do RGPD).

Se usar o formulário de contacto na App, guardamos e utilizamos a informação que forneceu no formulário para tratar o seu pedido da melhor forma possível. O tratamento dos dados transmitidos na sua mensagem ocorre com base no Art. 6.º, n.º 1, alínea b) do RGPD. 

 

Finalidade de otimização das zonas de distribuição e de rede de lojas

Sempre que os dados da sua morada nos são disponibilizados, utilizamo-los para identificação e otimização das nossas zonas de distribuição de folhetos, a fim de podermos reduzir as divergências de folhetos e testar a utilização de publicidade mais direcionada, bem como para otimizar a nossa rede de lojas e determinar localizações adequadas das mesmas. O fornecimento dos dados relacionados com a sua morada é voluntário. Estes dados são tratados com base no nosso interesse legítimo na otimização dos canais de venda (Art.º 6.º, n.º 1, alínea f) do RGPD).

 

Finalidade de determinar os seus produtos de interesse e de otimização dos nossos descontos e promoções online

Para assegurar ao utilizador as vantagens da adesão ao Lidl Plus, apresentar-lhe os melhores descontos e promoções individuais possíveis e realizar inquéritos a clientes direcionados, gostaríamos de o(a) conhecer melhor. Neste sentido, começamos por determinar quais os produtos, promoções e serviços que poderiam ser interessantes e relevantes para si. Mediante esta informação, podemos chamar a sua atenção para, por exemplo, promoções nos seus produtos favoritos, oferecer-lhe preços especiais vantajosos e informá-lo(a) sobre descontos atrativos como parte de promoções no sortido.

Por este motivo, recolhemos, processamos e utilizamos vários dados pessoais relacionados com o seu comportamento de compra e com outras atuações suas, conforme descrito no ponto 1.

Os dados pessoais recolhidos devem ser adequados a retirar conclusões acerca dos seus produtos de interesse. Aqui incluem-se todas as informações indicadas no ponto 1.

Contudo, as outras informações indicadas acima podem também fornecer informação importante sobre os seus potenciais produtos de interesse. Assim, determinamos uma possível relação entre uma ou mais informações pessoais e produtos de interesses. Para determinar esta relação, usamos métodos estatísticos matemáticos. Neste sentido, os seus dados pessoais são comparados com os dados de outros clientes. Através desta comparação, podemos determinar que outros produtos e promoções têm sido do interesse de clientes com interesses semelhantes e que também podem ser do seu interesse.

O tratamento ocorre com base nas normas legais que nos permitem proceder ao tratamento de dados pessoais, na medida em que tal seja necessário para a utilização de um serviço ou execução de um contrato (Art.º 6.º, n.º 1, alínea b) do RGPD), e em virtude de termos um interesse legítimo primordial em adaptar os nossos descontos e promoções, tanto quanto possível, aos seus produtos de interesses (Art. 6.º, n.º 1, alínea f) do RGPD).
 

Na condição de ter fornecido o consentimento adequado, a informação que lemos no seu dispositivo também pode ser incluída neste perfil. Nestes casos, tratamos os seus dados pessoais com base no Art.º 6.º, n.º 1, alínea a) do RGPD. Tal é aplicável ao tratamento de dados descrito acima em«Análise do Comportamento do Utilizador» e «Newsletter/Notificações Push/SMS».


Além do aumento no valor informativo do perfil, também utilizamos estes resultados para otimizar a App Lidl Plus e os nossos outros serviços online, desde que tal seja abrangido pelo seu consentimento. O fundamento jurídico para tal é também o Art.º 6.º, n.º 1, alínea a) do RGPD.

 

Finalidade de receber comunicações promocionais

Desde que tenha dado o consentimento aplicável, transmitimos os dados descritos no ponto 1 às empresas do Grupo Lidl (conceber como hiperligação), para que estas o(a) possam informarm-no(a), através de comunicações eletrónicas (p.ex. por e-mail ou SMS) e/ou por carta, sobre as suas promoções e descontos no sortido aplicável (conceber como hiperligação e lista de sortido para cada uma das empresas do Grupo) e para o(a)  convidar a participar em inquéritos a clientes.  

Esta abordagem direta ocorre porque nos deu o respetivo consentimento (Art. 6.º, n.º 1, alínea a) do RGPD).

 

Finalidade de coordenação em função do local e da hora

Processamos e utilizamos os seus dados pessoais relativos ao local e hora das suas compras, a fim de lhe poder apresentar publicidade com base na hora e local, p.ex. mensagem push para o seu telemóvel ou por SMS. Se o seu dia de compras preferencial for, por exemplo, o sábado, podemos informá-lo(a) em particular sobre as promoções nas vendas neste dia da semana. Adicionalmente, podemos apresentar-lhe descontos ou promoções regionais específicas, se recebermos informação relativamente à região em que prefere fazer as suas compras.
 

As notificações push são mensagens que são enviadas da nossa App para o seu dispositivo e que são priorizadas no mesmo. A App utiliza notificações push se tiver concordado receber notificações push, aquando da instalação da App ou em qualquer momento durante a utilização da mesma, nas definições do dispositivo. Pode desativar a receção de notificações push a qualquer altura.
 

Se analisarmos o local e hora das suas compras, tal destina-se à utilização de um serviço ou execução de um contrato (Art.º 6.º, n.º 1, alínea b) do RGPD), e porque temos um interesse legítimo primordial em adaptar os nossos descontos e promoções, tanto quanto possível, às circunstâncias do local e hora (Art. 6.º, n.º 1, alínea f) do RGPD).

 

 

Finalidade de processamento dos pedidos dos clientes

Os dados pessoais que nos fornece quando contacta o serviço de apoio ao cliente serão, naturalmente, tratados de forma confidencial. Utilizamos os seus dados exclusivamente com a finalidade de processar o seu pedido, bem como para tratar e dar resposta ao exercício dos seus direitos de titular dos dados.
 

O fundamento legal para o tratamento dos dados resultante dos seus pedidos é o Art. 6.º, n.º 1, alínea f) ou alínea b) do RGPD. O nosso e o seu interesse (legítimo) coincidente neste tratamento de dados resultam do objetivo de responder às suas questões, solucionar quaisquer problemas que possam surgir e, assim, manter e promover a sua satisfação enquanto cliente ou utilizador do nosso serviço. O fundamento legal para o tratamento dos seus direitos de titular dos dados é o Art. 6.º, n.º 1, alínea c) do RGPD, na medida em que é necessário para o cumprimento das nossas obrigações legais.

 

Finalidade de disponibilização da App

Tratamos os dados recolhidos durante a utilização da App, para que a nossa App possa funcionar corretamente. Necessitamos desta informação, designadamente, para que a App possa guardar as suas definições preferidas, tais como o país e o idioma, para que possamos resolver problemas técnicos rapidamente e para que consiga aceder a determinadas áreas. Estes dados não são utilizados para criar perfis de utilizador.

O fundamento legal para a utilização das tecnologias necessárias para esta finalidade é o Art. 6.º, n.º 1, alínea b) do RGPD, ou seja, procedemos ao tratamento dos seus dados pessoais para o fornecimento dos nossos serviços no decurso da execução do contrato.

A utilização do Google Maps em dispositivos com sistema operativo Android e do Apple Maps para utilizadores iOS baseia-se no nosso interesse legítimo na apresentação dos nossos descontos e promoções de forma atrativa e na fácil localização dos locais indicados na App. Tal constitui um interesse legítimo na aceção do Artigo 6.º, n.º 1, alínea f) do RGPD.

 

3. A quem transmitimos os seus dados pessoais?

Disponibilizamos os seus dados pessoais a terceiros nos seguintes termos:

Em parte, recorremos a prestadores de serviços para tratar os seus dados. As empresas que trabalham connosco neste âmbito são cuidadosamente selecionadas e vinculadas contratualmente por escrito. Estas empresas estão vinculadas às nossas instruções e são monitorizadas antes do início do tratamento dos dados e, posteriormente, de forma regular. Estas empresas nunca prosseguem os seus próprios objetivos com os seus dados pessoais.   

 

Neste contexto, transmitimos os seus dados a destinatários 

  • o que nos fornecem capacidade de armazenamento, sistemas de base de dados ou elementos similares,
  • o que fornecem assistência técnica e  
  • o que nos aconselham em questões técnicas e de marketing-. 

 

Dentro do Grupo Lidl (ver o ponto 1 acima), transmitimos os seguintes dados à empresa nacional correspondente, ao abrigo das condições descritas acima: 

  • As suas preferências de produtos, com vista à exibição direcionada personalizada de conteúdo relevante para si.
  • O seu número de cliente, caso seja participante num concurso organizado pela empresa nacional, bem como o seu primeiro e último nome e número de telefone, se tiver sido sorteado como vencedor.

 

Se os dados que forneceu forem necessários para processar um pedido efetuado através do nosso serviço de apoio ao cliente, os seus dados poderão ser encaminhados para empresas do Grupo Lidl. Adicionalmente, poderá ser necessário enviar resumos do seu pedido para parceiros contratuais (p.ex. fornecedores, para pedidos específicos de produtos) a fim de processar o seu pedido.

 

Não disponibilizamos, em circunstância alguma, os seus dados a outras empresas fora do Grupo Lidl, que possam pretender usá-los para efeitos de marketing direto.

 

Na eventualidade de transferirmos dados pessoais para destinatários situados em países terceiros (países fora do Espaço Económico Europeu), tal resultará da informação relativa ao tratamento de dados por parte dos nossos prestadores de serviços, descrita na presente política de privacidade. A Comissão Europeia determinou, através da adoção de decisões de adequação, quais os países terceiros que oferecem um nível adequado de proteção de dados. A lista completa dos países relativamente aos quais foi emitida uma decisão de adequação pode ser consultada em: https://ec.europa.eu/info/law/law-topic/data-protection/international-dimension-data-protection/adequacy-decisions_pt.

Se a Comissão Europeia não tiver determinado um nível de proteção satisfatório para um dado país terceiro, procuraremos que o nível adequado de proteção de dados seja assegurado através outras medidas, tais como: regras vinculativas aplicáveis às empresas, cláusulas-tipo de proteção de dados da UE, procedimentos de certificação ou códigos de conduta reconhecidos. Para obter qualquer informação adicional, por favor contacte o nosso encarregado de proteção de dados (página 1).

 

4. Como garantimos a confidencialidade dos seus dados pessoais?

Para garantir a confidencialidade dos seus dados pessoais, qualquer recolha, processamento ou utilização dos seus dados de forma não autorizada está expressamente vedada aos nossos colaboradores. Os nossos colaboradores são cuidadosamente recrutados, estão altamente sensibilizados para os temas de proteção de dados e, antes do início da sua relação laboral, são também contratualmente vinculados à confidencialidade dos dados, a qual se mantém mesmo após a cessação da relação laboral.

 

5. Como garantimos a segurança dos seus dados pessoais?

A segurança dos seus dados é muito importante para nós. Em consequência, adotamos medidas técnicas e organizativas para proteger os seus dados pessoais, especialmente face a riscos resultantes de transmissões de dados e evitando o acesso aos mesmos por terceiros não autorizados. Estas medidas são regularmente ajustadas e atualizadas de acordo com a tecnologia mais recente.

 

6. Durante quanto tempo armazenamos os seus dados pessoais?

Eliminamos ou anonimizamos os seus dados pessoais, assim que já não sejam necessários para as respetivas finalidades, em conformidade com os parágrafos anteriores. Geralmente, armazenamos os seus dados pessoais durante a sua participação no serviço Lidl Plus. Se estiver inativo(a) durante 24 meses, informá-lo(a)-emos sobre a eliminação pendente. Neste caso, pode opor-se à eliminação abrindo ou fazendo login na App novamente.

Guardamos o seu número de telemóvel durante 6 meses após o fim da sua participação, com a finalidade de evitar a repetição de registos de forma abusiva. Os restantes dados são eliminados depois de decorridas 72 horas após o cancelamento do Lidl Plus. Durante estas 72 horas iniciais, tem a opção de reativar a sua conta de cliente ao fazer login novamente.  Neste caso, o processo de eliminação é cancelado. Se os seus dados forem necessários durante mais tempo, devido a períodos legais de armazenamento ou para garantir, declarar ou exercer um direito em processo judicial, armazenamos os seus dados em conformidade com as normas de proteção de dados após o cancelamento do Lidl Plus, pelo período legalmente necessário ou pelo período necessário para cumprir as finalidades, respetivamente.

 

Todos os dados pessoais que nos disponibiliza quando contacta o serviço de apoio ao cliente serão eliminados ou anonimizados, no máximo, 90 dias após o envio da última resposta. De acordo com a nossa experiência, em regra, não ocorrem questões relativas às nossas respostas após 90 dias. Se exercer os seus direitos enquanto titular dos dados, os seus dados pessoais serão armazenados durante 3 anos após a resposta final que lhe foi dada, de modo a comprovar que disponibilizámos informação detalhada e que cumprimos os requisitos legais aplicáveis.

 

7. Quais os seus direitos em relação ao tratamento dos seus dados?

Naturalmente, sempre que nos for solicitado, divulgamos informação em conformidade com o Art.º 15 do RGDP (em particular, os dados armazenados sobre a sua pessoa, o destinatário ou as categorias de destinatários para os quais são encaminhados, a finalidade do armazenamento de dados, etc.). Esta informação é gratuita.

Adicionalmente, de acordo com os requisitos legais aplicáveis, tem o direito de obter a retificação dos dados incorretos; poderá ainda obter a eliminação dos seus dados pessoais ou limitar o tratamento ou a transmissão dos dados.  

Tem também o direito de apresentar uma reclamação junto da autoridade de controlo responsável.

 

Nos casos em que o tratamento dos dados se baseia no Art.º 6.º, N.º 1, alínea e) ou f) do RGPD, ou ocorre para efeitos de marketing direto, tem o direito de se opor ao tratamento.

 

Se deu o seu consentimento, poderá, a qualquer momento, retirá-lo com efeitos futuros, p.ex. na App, em «Ajuda» --> «Contacte-nos» ou (se pretender desativar diretamente canais de notificação individuais) em «Definições» --> «Notificações», ou enviando um e-mail para: Lidl.

Tenha em consideração que não poderá usar plenamente as vantagens do Lidl Plus após retirar o seu consentimento.

 

Caso pretenda retirar o seu consentimento para a análise da utilização desta App/Minha Conta Lidl, poderá definir a opção adequada na App, em «Mais» --> «Informação legal» --> «Partilha de dados Lidl Plus». Se retirar o seu consentimento para a análise da sua utilização desta App/Minha Conta Lidl, apenas poderá utilizar o nosso serviço na sua versão básica. Neste caso, continuará a poder visualizar informação sobre os nossos produtos, mas não poderá participar em descontos ou promoções especiais ou descontar cupões.

 

8. Inexistência da obrigação de fornecer dados

Se fornecer estes dados, não tem a obrigação de disponibilizar os dados voluntários previamente indicados. Contudo, sem estes dados, não lhe podemos disponibilizar os serviços Lidl Plus baseados nesses mesmos dados.

 

9. O Lidl Plus pode alterar a Política de Proteção de Dados?

Poderá ser necessário alterar a presente política de proteção de dados devido a alterações no enquadramento jurídico ou nas condições de tratamento de dados do Lidl Plus. Em caso de alteração das finalidades da recolha, processamento ou utilização dos seus dados pessoais, ou da identidade do responsável pelo tratamento ou das categorias de destinatários, o utilizador será informado e, se necessário, será solicitado o seu consentimento.

 

10. Criação e utilização da Minha Conta Lidl

A Minha Conta Lidl é um serviço (de ora em diante, o “Serviço” ou “Minha Conta Lidl”) das empresas do Grupo Lidl (de ora em diante, “Lidl”) operada pela Lidl Stiftung & Co. KG, Stiftsbergstraße 1, 74167 Neckarsulm ("Lidl Stiftung", "nós", "nos"). Na qualidade de responsável pelo tratamento, a Lidl Stiftung procede ao tratamento dos dados necessários às finalidades do Serviço, através da recolha, combinação, avaliação e transmissão dos dados para outras organizações dentro do Grupo Lid, a fim de disponibilizar o Serviço.

 

A presente informação de proteção de dados é aplicável ao tratamento de dados pela Lidl Stiftung enquanto responsável pelo tratamento. O encarregado de proteção de dados pode ser contactado através do endereço de correio acima.

 

A Minha Conta Lidl é protegida por palavra-passe e consiste num sistema de autenticação única (single sign-on), que permite o registo e/ou login em diversas plataformas digitais do Grupo Lidl, tais como lojas online, serviços “click and collect”, aplicações, entre outros, mediante a utilização de um único nome de utilizador e palavra-passe (de ora em diante designado por “Serviço Pretendido”), sem necessidade de efetuar um login separado em cada ocasião. O Serviço Pretendido no âmbito da presente informação de proteção de dados é o Lidl Plus. A Minha Conta Lidl armazena os dados principais do cliente descritos no Ponto 1, bem como os dados principais do cliente disponibilizados no momento de registo/login em outros serviços digitais Lidl.

 

No caso de se registar no Serviço Pretendido sem antes se ter registado noutros serviços digitais Lidl, irá desencadear automaticamente a criação da Minha Conta Lidl. Se se tiver registado anteriormente num outro serviço digital Lidl integrado com a Minha Conta Lidl, basta registar-se no Serviço Pretendido com as respetivas credenciais. Caso o Grupo Lidl venha a disponibilizar novaos plataformasserviços digitais no futuro, poderá ter acesso aos mesmos através do serviçoda sua A Minha Conta Lidl.

10.1 Quais os dados pessoais que recolhemos?

Registo na Minha Conta Lidl

Se se registar no Serviço Pretendido sem se ter registado anteriormente noutro serviço digital Lidl e, dessa forma, criar a Minha Conta Lidl pela primeira vez, solicitamos os seguintes dados principais do cliente, como parte do processo de registo: primeiro e último nome, data de nascimento, endereço de e-mail, número de telemóvel e loja Lidl preferida. Pode também disponibilizar-nos de forma opcional os seguintes dados: forma de tratamento, género e morada (rua, número de porta, código postal, cidade e país). A função de geolocalização do seu dispositivo móvel também pode ser utilizada, de forma opcional, para definir a loja preferida. Se se registar no Serviço Pretendido com uma Minha Conta Lidl já existente, solicitaremos apenas os dados principais do cliente indicados acima que ainda não tenham sido disponibilizados no âmbito de outros serviços digitais Lidl.

 

Também recolhemos dados como: o seu endereço IP, a duração da sua utilização da Minha Conta Lidl, identificadores online, tais como o ID do dispositivo, detalhes do browser, ou seja, nome e versão do browser, nome e versão do sistema operativo do dispositivo no qual o browser está instalado e dados de localização resultantes da rede do seu dispositivo ao realizar o login.

 

Sobre mim

Se disponibilizar voluntariamente determinadas informações sobre as suas circunstâncias e interesses na seção "Sobre mim", armazenaremos esses dados para sua visão geral na Minha Conta Lidl.

 

Análise do comportamento do utilizador / cookies

Os cookies são usados ​​quando utiliza a Minha Conta Lidl. Usamos dois tipos de cookies: cookies tecnicamente necessários, sem os quais a funcionalidade da Minha Conta Lidl seria limitada, e cookies de estatísticas opcionais. Na nossa Política de Cookies, poderá consultar a  descrição e informação adicionais sobre os cookies usados (por exemplo, sobre a duração do armazenamento).

 

10.2 Para que finalidades e com que fundamentos legais procedemos ao tratamentos dos seus dados pessoais?

Finalidade de registo, login e administração da conta

Para lhe proporcionar a maior comodidade possível na sua experiência de utilizador, armazenamos os seus dados pessoais na Minha Conta Lidl. Depois de criar esta conta de cliente, não precisa de introduzir os seus dados pessoais novamente no âmbito do processo de utilização.

 

Pelo contrário, a sua Minha Conta Lidl pode, a partir desse momento, ser usada para a utilização de todos os serviços digitais Lidl disponíveis, sem necessidade de um registo separado ou de uma nova introdução de dados detalhados de utilizador em cada ocasião. Após o registo, também tem a opção de cancelar a subscrição de serviços específicos. Adicionalmente, pode visualizar e alterar seus dados pessoais armazenados na Minha Conta Lidl, em qualquer altura.

 

Para criar uma Minha Conta Lidl, deve introduzir uma palavra-passe à sua escolha. Esta é utilizada juntamente com o seu endereço de e-mail ou número de telemóvel para aceder à Minha Conta Lidl. O processo de registo fica concluído quando o número de telefone disponibilizado pelo utilizador foi validado e o registo foi definitivamente confirmado pelo operador.

 

Neste caso, o fundamento legal é o artigo 6.º, n.º 1, alínea b) do RGPD, ou seja, os seus dados são-nos disponibilizados com base na relação contratual existente entre nós e o utilizador.

 

Finalidade de proteção do seu perfil de cliente

No âmbito do registo e/ou login, utilizamos o Google reCaptcha, um serviço fornecido pela Google, com base no art. 6.º, n.º 1, alínea f) do RGPD. Neste caso, o nosso legítimo interesse consiste na proteção dos seus dados e dos nossos sistemas. Neste contexto, é realizada uma análise de várias informações para determinar se a introdução de dados é efetuada por um ser humano ou por um programa automatizado. Esta análise inicia-se automaticamente, no momento em que o utilizador abre a Minha Conta Lidl. Para esta análise, o Google reCaptcha avalia várias informações (por exemplo, endereço IP, o tempo despendido na página ou os movimentos do rato realizados pelo utilizador). A informação gerada é transferida e processada num servidor Google nos EUA. Esta recolha e análise não permitem a sua identificação, quer por nós, quer pela Google. Em particular, as informações não serão combinadas pela Google com dados pessoais seus. Para obter mais informações sobre o Google reCaptcha, aceda a https://policies.google.com/privacy?hl=de ou https://policies.google.com/terms?hl=de.

 

Adicionalmente, utilizamos o seu endereço IP, bem como os identificadores online descritos acima e dados de localização resultantes da rede para impedir abusos e prevenir e detetar quaisquer violações de segurança e outras atividades proibidas ou ilícitas. Por exemplo, se efetuar o login a partir de um dispositivo novo ou desconhecido, podemos notificá-lo sobre essa tentativa de login. O tratamento destes dados é baseado no nosso legítimo interesse em monitorizar e melhorar a segurança da informação de nosso serviço (art. 6.º, n.º 1, alínea f) do RGPD).

 

Finalidade de processamento dos pedidos de clientes

Por forma a podermos processar os seus pedidos de apoio ao cliente da melhor forma possível, também disponibilizamos os dados principais do cliente existentes na Minha Conta Lidl a outras empresas do Grupo Lidl. Desta forma, não é necessário introduzir e armazenar novamente os seus dados principais de cliente para processar os seus pedidos. As empresas do Grupo Lidl utilizam os seus dados somente para validá-lo/a como cliente ou utilizador e processar o seu pedido.

 

O fundamento legal para este tratamento dos dados é o art. 6.º, n.º 1, alínea f) ou alínea b) do RGPD. O nosso e o seu interesse (legítimo) coincidente neste tratamento de dados resultam do objetivo de responder aos seus pedidos, solucionar quaisquer problemas que possam existir e, assim, manter e promover a sua satisfação enquanto cliente ou utilizador dos serviços prestados pelas empresas do Grupo Lidl. 

 

 

10.3 A quem transmitimos os seus dados pessoais?

Destinatários / categorias de destinatários

Os seus dados serão transmitidos ao operador do respetivo Serviço Pretendido, para o processamento de contratos de aquisição ou de outros serviços que tenham sido solicitados através dos serviços digitais abrangidos pela Minha Conta Lidl. O operador irá receber os dados necessários para a prestação do serviço solicitado em cada caso, desde que tenha introduzido os seguintes dados na sua Minha Conta Lidl, consoante a oferta:

- Verificação de dados de login (endereço de e-mail, palavra-passe, número de telefone se aplicável);

- Dados principais (nome, morada, data de nascimento).

 

Transmitimos também os seus dados principais de cliente às empresas do Grupo Lidl com as quais entrar em contacto no âmbito de pedidos de apoio ao cliente.

 

Adicionalmente, as empresas que trabalham connosco neste âmbito são cuidadosamente selecionadas e vinculadas contratualmente por escrito. Estas empresas estão vinculadas às nossas instruções e são sujeitas a auditorias nossas, sendo monitorizadas antes do início do tratamento dos dados e, posteriormente, de forma regular. Estas empresas nunca prosseguem os seus próprios objetivos com os seus dados pessoais.   
Neste contexto, transmitimos os seus dados a destinatários 

  • o que nos fornecem capacidade de armazenamento, sistemas de base de dados ou elementos similares,
  • o que fornecem assistência técnica e  
  • o que nos aconselham em questões de marketing-. 

bem como para nos prestarem apoio no processamento de pedidos de utilizadores relativamente à funcionalidade da secção “Sobre mim”. Excluímos qualquer transferência adicional destes os seus dados para terceiros.

 

Na eventualidade de transferirmos dados pessoais para destinatários situados em países terceiros (países fora do Espaço Económico Europeu), tal resultará da informação relativa ao tratamento de dados por parte dos nossos prestadores de serviços, descrita na presente política de privacidade. A Comissão Europeia determinou, através da adoção de decisões de adequação, quais os países terceiros que oferecem um nível adequado de proteção de dados. A lista completa dos países relativamente aos quais foi emitida uma decisão de adequação pode ser consultada em: https://ec.europa.eu/info/law/law-topic/data-protection/international-dimension-data-protection/adequacy-decisions_pt. Se a Comissão Europeia não tiver determinado um nível de proteção satisfatório para um dado país terceiro, procuraremos que o nível adequado de proteção de dados seja assegurado através outras medidas, tais como: regras vinculativas aplicáveis às empresas, cláusulas-tipo de proteção de dados da UE, procedimentos de certificação ou códigos de conduta reconhecidos. Para obter informação adicional, por favor contacte o nosso encarregado de proteção de dados (ver acima).

 

10.4 Como garantimos a confidencialidade dos seus dados pessoais?

Para garantir a confidencialidade dos seus dados pessoais, qualquer recolha, processamento ou utilização dos seus dados de forma não autorizada está expressamente vedada aos nossos colaboradores. Os nossos colaboradores são cuidadosamente recrutados, estão altamente sensibilizados para os temas de proteção de dados e, antes do início da sua relação laboral, são também contratualmente vinculados à confidencialidade dos dados. Esta obrigação mantém-se após o término da relação laboral.

 

10.5 Durante quanto tempo armazenamos os seus dados pessoais?

Se apenas se registou no Serviço Pretendido através da Minha Conta Lidl, sempre que solicitar a eliminação da sua conta no Serviço Pretendido, os seus dados serão eliminados em conformidade. No entanto, se utilizar a Minha Conta Lidl para efetuar login em vários serviços digitais do Grupo Lidl, a sua Minha Conta Lidl e todos os seus dados pessoais que armazenamos serão eliminados somente após a eliminação de todos os serviços digitais ligados à Minha Conta Lidl. Os prazos de armazenamento descritos na política de proteção de dados do Serviço Pretendido são aplicáveis em conformidade. Se alterar ou eliminar informação sobre as suas circunstâncias ou interesses na secção “Sobre mim”, a informação alterada ou eliminada será imediatamente apagada.

 

O tratamento e armazenamento de dados é da responsabilidade do respetivo operador do serviço utilizado, o qual utiliza os dados necessários para a prestação do serviço solicitado para o efeito e, de seguida, arquiva os mesmos em conformidade com os prazos de armazenamento legais (são aplicáveis os prazos de armazenamento descritos na política de proteção de dados do Serviço Pretendido).

 

Política de Proteção de Dados para Download

Poderá descarregar a Política de Proteção de Dados da App «Lidl Plus» como PDF, aqui.