Dicas para preparar sobremesas e bolos caseiros perfeitos

Todos nós temos, certamente, na memória, o delicioso paladar de algumas sobremesas ou bolos caseiros feitos por alguém da nossa família. O bolo de laranja da avó, a torta de amêndoa da tia ou aquela mousse de chocolate que a mãe faz como ninguém…

No entanto, às vezes, de tão concentrados que estamos na perfeição desses doces, nem nos lembramos que nós próprios podemos, com os nossos bolos ou sobremesas, adquirir um bilhete dourado para as melhores memórias gustativas de alguém. Para isso, basta levar para a cozinha toda a nossa dedicação e amor e, claro, seguir as nossas dicas, para que as suas receitas se tornem perfeitas e inesquecíveis.

Porquê fazer bolos e sobremesas caseiros?

Quando temos um almoço ou jantar em casa de amigos ou familiares, é claro que, por vezes, é muito mais prático passar numa loja Lidl e comprar um delicioso bolo ou sobremesa para levar. É óbvio que ninguém vai ficar desiludido com esta solução…

Porém, quando temos tempo disponível para tal, fazer um bolo caseiro ou uma sobremesa é uma ótima forma de mostrarmos a quem gostamos que escolhemos gastar algum do nosso tempo a cozinhar para eles. Afinal, quem não tem orgulho em responder “fui eu!” quando alguém pergunta “quem é que fez isto, que está tão bom?”?

Além disso, confecionar as receitas em casa permite-lhe escolher os ingredientes a usar e, por exemplo, substituir algum ingrediente tradicional, como o leite ou a farinha de trigo, por outra alternativa, no caso de alguma das pessoas que vai estar à mesa ter alguma alergia ou intolerância alimentar, ou o açúcar por outro ingrediente mais natural, como xarope de acer, agave ou mel, de forma a tornar a sobremesa mais natural.

Além disso, cozinhar é uma ótima forma de cuidar da sua saúde mental.

Os benefícios de cozinhar para a sua saúde mental

Quantas vezes já ouviu alguém dizer que cozinhar, para si, é uma terapia? Ora, em 2021, foi lançado um estudo que avaliou o impacto das experiências culinárias durante o confinamento ditado pela pandemia da COVID-19 e a maioria das pessoas inquiridas afirmou que cozinhar lhes trazia felicidade, relaxamento e maior confiança em si próprias.

Assim, estes são alguns benefícios que a nossa mente retira, quando cozinhamos:

bem-estar-emocional

Bem-estar emocional: quando nos concentramos a cozinhar (seja a seguir uma receita nova ou a lembrarmo-nos do passo-a-passo de uma receita que já conhecemos), a nossa mente foca-se nisso, pelo que não há espaço a pensamentos negativos. Além disso, cozinhar é uma forma de estimular a criatividade, capacidade que está associada ao bem-estar emocional.

capacidade-de-foco

Capacidade de foco: cozinhar é uma atividade orientada para um objetivo, ou seja, uma ação que gera um resultado palpável. Como tal, estar na cozinha exige concentração e oferece-nos uma sensação de poder e controlo benéfica para a nossa autoestima.

efeito-calmante

Efeito calmante: cozinhar tem um efeito psicológico semelhante ao das atividades de meditação.

conexao-com-os-outros

Conexão com os outros: confecionar receitas para outras pessoas ajuda-nos a sentirmo-nos úteis, já que estamos a contribuir para a satisfação de uma necessidade básica.

7 dicas para surpreender com as suas sobremesas e bolos caseiros

Agora que já lhe demos argumentos mais do que suficientes para aumentar a sua motivação para pôr, literalmente, as mãos na massa, fique com as nossas dicas para um resultado final perfeito:

dica-1

Dica 1: Escolha receitas adequadas à ocasião

Um almoço de domingo em família, um jantar de sábado com os amigos, uma festa de aniversário ou um dia festivo como o Natal ou a Páscoa não são iguais. Por isso, a primeira dica para surpreender com um bolo caseiro ou uma sobremesa é dedicar algum tempo à escolha da receita adequada.

Uma boa ajuda podem ser as receitas integradas no Monsieur Cuisine, o robô de cozinha que lhe permite cozinhar de forma relaxada. Nele, vai encontrar desde receitas mais simples de bolos caseiros (como bolo de manteiga, de maçã ou bolo mármore), a receitas mais sazonais (bolos de natal como o bolo floresta negra e coscorões, por exemplo) e deliciosas sobremesas, tais como cheesecakes, gelados, panna cotta, tartes, tiramisu, entre tantas outras (que, nos modelos Connect e Smart são regularmente atualizadas).

Além disso, na nossa página de receitas encontra várias coleções adequadas às mais variadas ocasiões.

dica-2

Dica 2: Use ingredientes adequados

Dizer-lhe para seguir a receita à risca é demasiado óbvio? Não nos diga que nunca pôs um ovo a menos ou farinha com fermento em vez de sem fermento, por não ter todos os ingredientes indicados na receita em casa!

Pois bem, se os ingredientes fazem parte da lista, por algum motivo é. Logo, não seguir a receita à risca diminui a probabilidade de o seu bolo ou sobremesa sair perfeito.

Por isso, da próxima vez que planear fazer algo, veja a receita com tempo, faça a lista das compras e passe na loja Lidl mais próxima. Temos tudo o que precisa!

dica-3

Dica 3: Se vai fazer um bolo, unte bem a forma

Ninguém vai querer servir ou levar um bolo “ratado” para casa de outra pessoa. Por isso, um dos truques para obter um bolo caseiro perfeito é untar bem a forma…

dica-4

Dica 4: Aposte em bolachas com formas originais

Quem é que consegue resistir a bolachas caseiras, ainda para mais quando usamos bonitas formas para as cortar (por exemplo, formas natalícias para bolachas de Natal)? Pois bem, servir bolachas é uma opção que nunca desilude e literalmente, fica bem na fotografia

dica-5

Dica 5: Simplifique na base, capriche na decoração

Lembra-se de, na dica 1, termos falado nas receitas mais tradicionais de bolos, que pode fazer manualmente ou recorrendo ao Monsieur Cuisine? Se caprichar na decoração, não precisa de ir mais longe na massa para surpreender com o seu bolo decorado.

Faça um bolo simples, mas capriche na decoração: massapão, amêndoa laminada ou crocante, formas coloridas de açúcar, chocolate e mini marshmallows são apenas algumas sugestões de decoração para bolos e sobremesas.

dica-6

Dica 6: Saiba esperar antes de decorar

Decorar é o segredo, mas, para um bolo ou sobremesa tão apetitosos ao paladar como à vista, é necessário saber esperar. Afinal, se decorar um bolo antes de arrefecer ou uma sobremesa antes de ir ao frigorífico, a probabilidade de os seus planos saírem furados é bem grande.

dica-7

Dica 7: Sirva a sua sobremesa ou bolo caseiro no prato certo

Dizem que os olhos também comem, por isso, não arrisque servir o bolo ou sobremesa que fez com tanta dedicação num prato ou taça errados. O toque final para surpreender todos com os seus doces caseiros está na forma como os serve.

MAIS PARA DESCOBRIR