O que ter em conta quando escolhemos uma casa nova

Quando se pensa em mudar para uma casa nova, seja ela comprada ou arrendada, existem vários fatores a ter em consideração no momento da sua escolha. Assim, para além do aspeto e do preço, há que ponderar determinados elementos que podem influenciar a decisão.

Neste artigo, damos-lhe uma ajuda com aquilo que se deve preocupar caso esteja em vias de escolher a sua casa nova: seja porque vai comprar ou alugar, seja porque tenha tido a sorte de ser um dos vencedores do concurso Casas Lidl.

Comprar uma casa nova

Se pensa em comprar uma casa nova, seja um apartamento, casa geminada ou uma vivenda, para além do “querer” deve ter conhecimento de certas condições que podem afetar o “poder”.

Desta forma, para além do preço, deve ter sempre em conta o agregado familiar, o conforto, a segurança, entre outros.

Fatores a ter em conta na escolha da casa a comprar

Valor do imóvel.

Área da casa e, se for o caso, do terreno (há também que fazer contas ao IMI - Imposto Municipal sobre Imóveis).

Localização da casa (há que atender não só às deslocações para o emprego ou para a escola, mas também às caraterísticas da zona onde se encontra inserida).

Número de quartos e casas de banho (há que atender ao agregado familiar e suas respetivas necessidades).

O material utilizado na construção (que deve ser de boa qualidade, para minimizar a hipótese de surpresas futuras).

O layout da cozinha (para sua conveniência e conforto).

Armários e espaços de arrumação (para que, de futuro, tenha sempre espaço suficiente para armazenamento).

Meio envolvente (segurança da área, vizinhança, áreas verdes, áreas de estar ao ar livre, serviços nas proximidades, etc…).

Manutenção dos espaços exteriores e interiores (de preferência, que exijam pouca manutenção).

Custo do condomínio (caso se trate de um apartamento).

Dicas para a compra de uma casa nova

Para além dos aspetos acima descritos, relacionados com o próprio imóvel, existem outras particularidades que devem ser tidas em conta quando se pensa em comprar uma casa. Entre elas:

  • Avaliar sempre as finanças e estabelecer limites orçamentais.
  • Analisar o preço de mercado e respetivas variações para a mesma tipologia de casa e localização.
  • Tentar ter conhecimento do Plano Diretor Municipal que está em vigor na área onde pretende comprar, pois futuras construções de novos edifícios podem afetar o valor do imóvel, seja por desvalorização, seja por sobrevalorização.
  • Ter sempre em consideração o tamanho/área da casa (não só porque o agregado familiar pode alterar, como também porque o IMI - Imposto Municipal sobre Imóveis pode variar).
  • Atender sempre ao espaço de que irá precisar, seja ele de lazer, de arrmação ou outro, não só tendo em conta o presente como também numa perspetiva futura.
  • Ter em consideração algumas utilidades tais como os sistemas de aquecimento e arrefecimento, sistema de aspiração, etc., que podem condicionar o valor da casa e o bem-estar.
  • Considerar os custos de manutenção do imóvel.
  • Considerar as comodidades desejadas nas proximidades, tais como supermercados, farmácias, meios de transporte, entre outras.

Arrendar uma casa nova

Se pensa em arrendar uma casa nova, há igualmente certos fatores a considerar, uns idênticos aos de quem pensa em comprar uma casa nova, outros diferentes e ainda outros com os quais não precisa de se preocupar.

Fatores a ter em conta na escolha da casa a arrendar

Preço da renda da casa.

Localização da casa (há que atender não só às deslocações para o emprego como para a escola).

Exposição solar (janelas e a iluminação).

Número de quartos e casas de banho (há que atender ao agregado familiar e respetivas necessidades).

Armários e espaços de arrumação

Meio envolvente (segurança da área, vizinhança, áreas verdes, áreas de estar ao ar livre, serviços nas proximidades, etc…).

Dicas para o arrendamento de uma casa nova

Quando pensa em arrendar uma casa nova, antes de se comprometer com um imóvel, deverá procurar sempre várias alternativas e ver qual a que mais lhe convém, seja em termos de preço, localização, área e ambiente. Assim, deve:

  • Avaliar sempre as finanças e estabelecer limites orçamentais, sendo que a renda não deve ser superior a ⅓ do orçamento mensal do agregado familiar;
  • Verificar as condições do imóvel antes de assinar um contrato de arrendamento (danos preexistentes devem ser devidamente registados, para que não seja responsabilizado pelos danos a posteriori).
  • Antes de assinar o contrato de arrendamento, verificar todas as cláusulas, para que não restem dúvidas.
  • Considerar as comodidades desejadas nas proximidades, tais como supermercados, farmácias, meios de transporte, entre outras.

 

Tratando-se de uma casa para arrendar, não será necessário ter em consideração os custos de:

  • Manutenção do exterior e interior (serão por conta do proprietário).
  • Condomínio (que, a menos que esteja estipulado no contrato de arrendamento, fica também a cargo do proprietário).
  • IMI - Imposto Municipal sobre Imóveis.

Ter uma casa nova faz parte dos seus sonhos? Participe no Concurso Casas Lidl, entre os dias 19 de setembro e 30 de outubro de 2022!  Saiba mais.

mais para descobrir