Consertar uma torneira que pinga
Além de representar um desperdício enorme de água, uma torneira a pingar é realmente irritante. No entanto, e porque uma nova torneira acaba por sair dispendiosa, poderá consertá-la aplicando o lema “faça você mesmo”.
Caso esteja perante uma torneira tradicional, irá precisar de:
- uma chave inglesa ajustável;
- chaves de fendas de cabeça chata e em cruz;
- anilhas e O-rings;
- e tesoura.
Primeiro que tudo, deve desligar o abastecimento de água na torneira ou na válvula de isolamento.
Em seguida, localizar o parafuso que prende a torneira e usar a chave de fendas para soltá-la. O parafuso tende a ficar escondido sob as partes decorativas dos puxadores. Essas peças geralmente podem ser desaparafusadas à mão ou retiradas suavemente com uma chave de fendas.
Depois disso, irá precisar de tirar a cabeça da torneira. Pode igualmente precisar de remover a tampa de metal ao redor do pescoço que protege a válvula.
Certifique-se de colocar juntas todas as várias peças para que seja fácil quando tiver que remontar a torneira.
Se tiver que substituir uma anilha de borracha: segure e rode a válvula com a chave ajustável e remova-a quando estiver suficientemente solta. Em seguida, desaparafuse ou deslize a anilha e substitua-a por uma nova. Por fim, aperte-a e monte novamente a torneira.
Pode também ser preciso substituir o O-ring, que é uma anilha maior que fica na parte inferior do bico da torneira. Desaperte o parafuso sem cabeça na base do bico e, em seguida, remova cuidadosamente o bico. O O-ring ficam na base: remova-o com a chave de fendas ou corte-o com uma tesoura. Em seguida, substitua-o. Por fim, recoloque o bico, apertando-o com o parafuso sem cabeça.