Bricolage, montagem, instalação e reparação: faça você mesmo

Embora a bricolage possa parecer, à primeira vista, um bicho de sete cabeças, por vezes, há determinadas manutenções ou reparações que acabam por não ser muito complicadas.

Assim, em vez de chamar alguém para executar certos trabalhos, como decorar ou consertar qualquer coisa em casa, tendo de pagar pelo serviço prestado, pode fazê-lo você mesmo, o que pode resultar numa boa poupança.

3 dicas de bricolage “faça você mesmo”

Sabia que há certas tarefas de bricolage que, apesar de exigirem habilidades básicas, podem ser feitas por si? Nomeadamente, e entre outras, tarefas como substituir uma lâmpada partida, consertar uma torneira que pinga ou mesmo montar uma prateleira.               

Saiba como e faça você mesmo:

Substituir uma lâmpada partida

Substituir uma lâmpada partida

Substituir uma lâmpada fundida é simples, mas se essa lâmpada estiver partida no bocal, ao tirar a mesma deve evitar qualquer corte ou eletrocussão. Assim e antes de começar, deve cortar a energia da fonte de luz. Deve usar igualmente luvas e óculos de proteção caso o vidro estilhace ou lasque.

O método mais simples é usar um alicate - de preferência de bico fino - para prender a base de vidro do filamento. Deve então rodar suavemente no sentido anti-horário até que a base se solte, permitindo que a remova.

Ou pode ainda recorrer ao velho truque de bricolage da batata: cortar uma batata crua ao meio, pressioná-la firmemente contra o bocal e rodar no sentido anti-horário. A batata deve segurar a base da lâmpada, permitindo que ela rode enquanto o bocal permanece no lugar.

Consertar uma torneira que pinga

Consertar uma torneira que pinga

Além de representar um desperdício enorme de água, uma torneira a pingar é realmente irritante. No entanto, e porque uma nova torneira acaba por sair dispendiosa, poderá consertá-la aplicando o lema “faça você mesmo”.

Caso esteja perante uma torneira tradicional, irá precisar de:

  • uma chave inglesa ajustável;
  • chaves de fendas de cabeça chata e em cruz;
  • anilhas e O-rings;
  • e tesoura.

Primeiro que tudo, deve desligar o abastecimento de água na torneira ou na válvula de isolamento.

Em seguida, localizar o parafuso que prende a torneira e usar a chave de fendas para soltá-la. O parafuso tende a ficar escondido sob as partes decorativas dos puxadores. Essas peças geralmente podem ser desaparafusadas à mão ou retiradas suavemente com uma chave de fendas.

Depois disso, irá precisar de tirar a cabeça da torneira. Pode igualmente precisar de remover a tampa de metal ao redor do pescoço que protege a válvula.

Certifique-se de colocar juntas todas as várias peças para que seja fácil quando tiver que remontar a torneira.

Se tiver que substituir uma anilha de borracha: segure e rode a válvula com a chave ajustável e remova-a quando estiver suficientemente solta. Em seguida, desaparafuse ou deslize a anilha e substitua-a por uma nova. Por fim, aperte-a e monte novamente a torneira.

Pode também ser preciso substituir o O-ring, que é uma anilha maior que fica na parte inferior do bico da torneira. Desaperte o parafuso sem cabeça na base do bico e, em seguida, remova cuidadosamente o bico. O O-ring ficam na base: remova-o com a chave de fendas ou corte-o com uma tesoura. Em seguida, substitua-o. Por fim, recoloque o bico, apertando-o com o parafuso sem cabeça.

Montar uma prateleira

Montar uma prateleira

Irá precisar de algumas ferramentas e materiais, incluindo:

  • óculos de proteção;
  • berbequim;
  • parafusos;
  • lápis;
  • chave de fendas;
  • nível de bolha;
  • régua;
  • martelo e pregos;
  • detetor de pinos (que lhe permite saber se existem tubos, cabos ou pinos no local onde pretende instalar a prateleira).

Após usar o detetor de pinos para garantir que a área está livre de tubos, cabos ou pinos, pode estabelecer os seus suportes. Para isso, segure a prateleira contra a parede e use o lápis para marcar onde gostaria de colocar a borda inferior. Em seguida, marque a localização desejada do seu primeiro suporte e a distância até o próximo suporte. Use o nível de bolha para verificar se as marcas estão niveladas.

Posteriormente, coloque o primeiro suporte na marca para verificar se está reto. Use o lápis para desenhar linhas retas através dos orifícios de fixação. Repita para o segundo suporte. Se a prateleira tiver mais de dois suportes, coloque-os entre os suportes externos a distâncias iguais.

Em seguida, faça os furos na parede e aparafuse os suportes no lugar. Coloque a prateleira sobre os suportes e faça uma marca através dos orifícios nos suportes para os parafusos de fixação abaixo dela. Remova a prateleira e faça furos piloto na parte inferior para os parafusos curtos. Coloque a prateleira no lugar e fixe cuidadosamente os parafusos.

Ferramentas e máquinas: cuidados a ter

Qualquer casa deve ter sempre uma seleção de ferramentas de bricolage. Aliás, um kit de ferramentas básico tem normalmente um preço moderado e, mesmo outras ferramentas, cujo preço possa ser mais elevado, irão compensar rapidamente o investimento, se usar o “faça você mesmo” em vez de chamar um profissional de cada vez que precisar de um arranjo em casa.

As ferramentas irão ajudá-lo com inúmeras tarefas, desde pendurar prateleiras, misturar areia e cimento, até construir embalagens planas. E é referir que todo o “faça você mesmo” precisa de um nível de bolha de boa qualidade e uma fita métrica decente. Mas, claro está: o estado das ferramentas para o “faça você mesmo” deve ser sempre acautelado para que as ferramentas sejam mantidas em bom estado e bem conservadas.

mais para descobrir