15 dicas de arrumação para manter a casa sempre impecável

No que toca a arrumação da casa, há três tipos de pessoas: (1) aquelas que têm a casa sempre irrepreensivelmente arrumada, (2) aquelas que arrumam a casa só para receber convidados e (3) aquelas que, venha quem vier, deixam a sua casa livre para se apresentar ao natural (que é como quem diz não muito arrumada).

É normal que muitas pessoas tenham a tendência de investir em limpeza e arrumação quando vão ter visitas. Porém, manter a casa sempre (minimamente) arrumada não só facilita as tarefas pré-convidados como também cria um ambiente mais propício ao seu próprio bem-estar. Afinal, a casa é sua e não há ninguém que se deva sentir melhor do que quem nela habita todos os dias.

Por isso, preparámos algumas dicas de arrumação que vão facilitar a sua vida e tornar a sua casa um lugar mais agradável.

1. Caixas, cestos e não só: os melhores aliados na arrumação

caixas-cestos-e-nao-so

As caixas e cestos de arrumação podem tornar-se parte da decoração de qualquer divisão, ao mesmo tempo que se tornarão os seus melhores aliados para manter a casa arrumada.

Enquanto os cestos deverão, com maior ou menor destaque, ficar visíveis (pois, além de funcionais, são, geralmente, objetos bonitos), as caixas poderão ou não estar à vista de todos. A decisão é sua: optar por caixas esteticamente mais agradáveis que possa conjugar com a sua decoração e ter à mão as coisas de que necessita regularmente ou preferir caixas maiores que possa colocar num armário, despensa ou mesmo debaixo das camas para guardar os mais variados objetos.

Como manter a sala de estar arrumada?

A sala de estar é, por norma, o espaço de socialização da casa, tanto para a família que nela habita como para receber convidados. Por isso, este é, simultaneamente, o espaço que queremos manter sempre arrumado, mas aquele que é mais propício à desarrumação.

Deixamos, então, algumas dicas para facilitar a sua vida, no que toca a esta divisão da casa:

aposte-em-mobilia-multifuncional

2. Aposte em mobília multifuncional, ou seja, com arrumação

Na hora de comprar qualquer nova peça de mobília para a sua sala de estar, pense de forma prática e estabeleça a existência de arrumação como um critério obrigatório para a sua escolha. Sejam móveis tradicionalmente vocacionados para a arrumação - como estantes ou aparadores - ou móveis cuja função principal não seja a arrumação - como sofás, mesas de centro ou móveis para televisão - procure soluções com armazenamento integrado.

tire-partido-das-portas-e-gavetas-dos-moveis

3. Tire partido das portas e gavetas dos móveis

Ainda no capítulo da mobília, é óbvio que não podemos pensar em compartimentos de armários com portas ou gavetas como potenciais repositórios de confusão, até porque depois, para encontrar qualquer coisa lá dentro, faremos uma confusão ainda maior. Todavia, quando bem organizadas, as portas e gavetas são ótimas opções para esconder coisas que, por muito úteis que nos sejam, dão um aspeto desarrumado à casa se estiverem à vista.

coloque-um-cesto-ao-lado-do-sofa

4. Coloque um cesto ao lado do sofá para arrumação das mantas

As mantas podem transformar-se num clássico da (des)arrumação! Mesmo que as dobremos logo depois de as utilizar (o que nem sempre acontece…), deixá-las em cima do sofá pode não ser a melhor opção. Por isso, uma opção prática é ter um cesto mesmo ao lado para depositar as mantas quando não estão a ser utilizadas. Dobrá-las em rolo antes de colocar dentro do cesto dá-lhes até um aspeto decorativo.

se-tiver-criancas-em-casa-crie-espaco-para-arrumar-brinquedos

5. Se tiver crianças em casa, crie espaço para arrumar brinquedos

Lembra-se da dica das caixas e cestos? Se tiver crianças em casa, não pode mesmo deixar de adotar esta solução, não só no quarto das crianças como também na sala. Afinal, no lugar por excelência onde a família se reúne, as crianças também devem poder ter alguns dos seus objetos, até para brincadeiras conjuntas.

Portanto, encontre algumas caixas e cestos que se enquadrem na decoração da sala e deixe-os à disposição das crianças para que guardem lá alguns dos seus brinquedos.

seja-minimalista

6. Seja minimalista

Pense bem: quanto menos coisas tiver na sua sala (e, em geral, na sua casa), menos coisas tem para limpar e arrumar. Portanto, limite a sua sala aos objetos fundamentais para que a divisão cumpra as suas funções e a alguns (não muitos) objetos decorativos. Ser minimalista não significa ter a casa vazia, mas sim limitar-se ao essencial. Procure inspirações!

Dicas para manter o quarto sempre arrumado

Quem não gosta da sensação de chegar a um quarto de hotel perfeitamente limpo, arrumado e organizado? Então, porque não pensar que o seu quarto é um quarto de hotel e tentar organizá-lo e arrumá-lo da mesma forma?

nunca-deixe-a-cama-por-fazer

7. Nunca deixe a cama por fazer

A cama ocupa, por norma, a maior parte da área de um quarto, logo, se a sua cama não estiver feita, o seu quarto parecerá automaticamente desarrumado. Portanto, antes de começar o seu dia, dedique uns minutos a tratar da sua cama.

evite-amontoar-roupa

8. Evite amontoar roupa

Não importa se é roupa que está apta a ser utilizada de novo ou roupa para lavar… A regra é apenas uma: não a deixar amontoada no quarto. No primeiro caso, coloque a roupa a arejar depois de a utilizar, dobre-a e guarde-a nos locais próprios; no segundo, é fácil: o lugar é o cesto da roupa suja, não o chão do seu quarto.

guarde-objetos-dentro-das-gavetas-da-mesa-de-cabeceira

9. Guarde objetos dentro das gavetas da mesa de cabeceira em vez de os deixar à vista

Produtos de higiene, livros, revistas, aparelhos eletrónicos, etc… A tentação de ter tudo isto à mão quando estamos na cama é grande e a mesa de cabeceira parece-nos o local mais óbvio. Pois bem, a ideia está certa; o local que costumamos usar, ou seja, o tampo, é que não. Para contribuir para um quarto com um aspeto mais arrumado, tire partido da gaveta da mesa de cabeceira para guardar os seus objetos pessoais. Aí, eles ficam na mesma de fácil acesso, mas não estão à vista.

aposte-numa-cama-com-arrumacao

10. Aposte numa cama com arrumação

Acima, quando falámos na arrumação da sala de estar, sugerimos a escolha de móveis multifuncionais. Pois bem, no quarto, podemos tirar muito partido da cama como lugar de arrumação: camas com gavetões ou sommier são ótimas opções. E se tirarmos partido desse espaço através de divisórias ou caixas, temos a conjugação perfeita no que toca a arrumação.

Como organizar a roupa de forma eficaz?

Uma grande parte do que há em casa para arrumar é roupa: vestuário, roupa de cama, toalhas, etc… Portanto, nada como ter tudo organizado.

11. Crie divisórias nas gavetas e roupeiros

Os roupeiros e gavetas são muito propícios a desarrumação. Abrimo-los para procurar uma peça e em poucos segundos podemos desarrumar aquilo que nos levou horas a organizar. Por isso, a criação de divisórias é uma excelente opção para manter a roupa sempre em ordem.

12. Dobre os lençóis de forma prática e rentabilize espaço

Outro tipo de peças que podem ser uma dor de cabeça para arrumar, especialmente pela sua dimensão e espaço que ocupam, são os lençóis. Portanto, aqui ficam as nossas dicas de como os organizar (incluindo para a árdua tarefa de dobrar lençóis de elástico, que afinal não é assim tão árdua…).

Como manter a cozinha arrumada?

Se qualquer divisão da casa deve ser funcional, a cozinha, então, nem se fala! É uma zona da casa onde muita magia acontece e, por isso, muito propícia à confusão.

Por isso, dedicamos as três dicas finais a esta divisão da casa:

13. Aposte em frascos

A dica mais óbvia que lhe poderíamos dar era manter todos os ingredientes acomodados num armário ou despensa. Porém, sabemos que essa não é a opção mais prática, pois há aqueles alimentos que usa no seu dia a dia e que quer ter sempre à mão. Por isso, a nossa sugestão é que escolha frascos bonitos (pode até reaproveitar frascos de alimentos) e acondicione lá aqueles ingredientes que mais usa (massa, arroz, cereais, etc.). Assim, alia a funcionalidade à decoração: nada poderia ser mais adequado para ornamentar a sua cozinha do que os seus alimentos favoritos.

14. Não deixe loiça à vista

Aqui sim, o ideal é tirar partido de armários e gavetas. Claro que as peças do dia a dia devem estar mais acessíveis, enquanto aquelas que menos usa (travessas especiais, formas para bolos, etc.) podem ficar em prateleiras mais altas ou mesmo numa despensa, se tiver. De qualquer modo, não ter loiça à vista - a não ser que seja loiça decorativa - é um excelente contributo para dar à sua cozinha um aspeto mais arrumado.

15. Vá arrumando a cozinha enquanto cozinha

Além de esta ser uma forma de otimizar a arrumação da cozinha, é também uma maneira de rentabilizar tempo: em vez de cozinhar primeiro e arrumar depois, aproveite tempos mortos das suas receitas (esperar que algo coza, por exemplo) para ir lavando e arrumando a loiça ou colocá-la na máquina de lavar. Assim, quando terminar de cozinhar, terá a cozinha quase tão organizada como quando começou.

MAIS PARA DESCOBRIR