Benefícios do sol em tempos de COVID-19

O sol quando nasce é para todos

Mesmo em fase de desconfinamento, o distanciamento social continua a ser a melhor forma que temos de combater a pandemia de COVID-19.

Contudo, se passamos menos tempo na rua, estamos menos expostos aos benefícios do sol. Esta pode ser uma situação problemática para a saúde, atendendo à importância da absorção de vitamina D.

Deve, por isso, adotar alguns hábitos que lhe permitam apanhar mais sol durante esta fase, sem nunca descurar a necessidade da proteção solar.

Nós explicamos-lhe tudo.

Benefícios do sol: a importância da vitamina D

Beneficios do sol - Vitamina D

Este nutriente, comumente conhecido como a “vitamina do sol”, é uma peça fundamental para a nossa saúde. Associamo-la frequentemente ao fortalecimento da estrutura óssea, mas os benefícios da vitamina D estendem-se a outras áreas:
 

  • Fortalece o sistema imunitário, tornando o organismo mais capaz de responder a vírus e bactérias; 
  • Segundo um estudo do The Journal of Nutrition, Health & Aging, este nutriente desempenha um papel importante no equilíbrio emocional, sendo que a sua falta pode conduzir a estados depressivos; 
  • Otimiza a absorção de cálcio.

 

 

Exposição solar durante a pandemia

Atravessamos uma fase transitória para uma nova normalidade, em que temos o dever de moderar o tempo que passamos fora de casa. Ainda assim, é determinante que se encontrem momentos e espaços para usufruirmos dos benefícios do sol em segurança.

Beneficios do sol - Varanda

Os passeios ao ar livre podem ter uma importância central, evitando sempre os aglomerados. De igual forma, se quiser passar algum tempo na praia, há determinadas normas a ter em conta. Não se esqueça que deve manter uma distância de um metro e meio dos outros banhistas e deve prestar atenção à taxa de ocupação da praia, através da sinalética disposta à entrada dos espaços balneares ou da app ‘Infopraia’ (para iOS ou Android).

 

Além disso, nos dias em que preferir ficar mais resguardado em casa, pode procurar passar mais tempo junto à janela ou numa varanda, por exemplo. Se  quer aproveitar plenamente os benefícios do sol, é fundamental que, em qualquer uma destas situações, não descure os cuidados com a pele.

Não prescinda da proteção solar

Joyce Park, dermatologista da Califórnia, defende que, em tempos em que estamos menos expostos ao sol, se poderá cair no erro de dispensar o uso de protetor solar. Este poderá ser um erro com consequências graves para a pele.

 

O especialista californiano avisa que o uso de protetor solar é um cuidado indispensável, mesmo quando só nos expomos à janela sem a abrir: “Os vidros comuns bloqueiam apenas os raios UVB, e não os UVA, que podem penetrar mais profundamente na pele, acelerando o seu envelhecimento”, esclarece. Além disso, os raios UVA contribuem, segundo a Skin Cancer Foundation, para o desenvolvimento do cancro da pele.

 

Assim, sempre que quiser desfrutar dos benefícios do sol, seja em casa ou na rua, não deixe de aplicar protetor solar. Descubra a gama completa Cien Sun, e encontre os melhores produtos para proteger a sua pele e, claro, a dos mais pequenos lá de casa.

Cien Sun, porque o sol quando nasce é para todos.

produtos Cien Sun

MAIS PARA DESCOBRIR TODOS OS DIAS