Trazer a natureza para dentro de casa com plantas de interior

Quem é que não gosta de se rodear de uma paisagem fresca e verde, a transpirar pureza e liberdade? Estar no meio da natureza é como uma terapia para os sentidos, uma lufada de ar fresco que pode trazer para sua casa — só tem de saber escolher as plantas certas para dar mais vida ao seu espaço.

Renda-se a este presente da natureza e descubra as melhores plantas para dentro de casa.

Benefícios de ter plantas em casa

Da mesma forma que estar no meio da natureza nos faz sentir revigorados, também as plantas de interior têm muitos benefícios para a nossa saúde. Ora veja:


- Ajudam a reduzir o nível de stress;

- Contribuem para a capacidade de concentração e produtividade em casa;

- São verdadeira terapia: quem já cuida de plantas, sabe do que falamos;

- Purificam o ar e o ambiente;

- Melhoram o nosso humor e bem-estar.

Como escolher as melhores plantas de interior?

Escolher as melhores plantas para decorar o seu espaço não é uma decisão que deva ser tomada de ânimo leve; afinal, cada tipo de planta tem as suas necessidades para estar saudável, bonita e viçosa.


O que deve ter em conta antes de decidir qual a melhor planta para a sua casa:


Quais se adaptam melhor à sua rotina, em termos de cuidados e manutenção;

• Se já teve outras plantas ou se é a primeira vez que vai dar este passo;

Condições do local onde vai colocar a planta. Não se esqueça de considerar a luz, o tamanho da sala, se está ou não perto de aquecedores…

• Se tem alergias, crianças ou animais de estimação, pois existem plantas que podem causar reações alérgicas e ser tóxicas quando ingeridas.

Além disso, tem de ter em conta as necessidades da própria planta:


Precisa de muito espaço ou de mudar de vaso frequentemente?

• Precisa de mais regas ou aguenta bem com pouca água?

• Pode estar diretamente exposta à luz solar?

• Quais as condições ideais de humidade do ar?

• É sensível a oscilações de temperatura?

• Qual o ciclo de vida da planta?


No que toca a plantas em casa, é tudo uma questão de teste, aprendizagem e observação: não há nada como olhar para o aspeto da planta e perceber como se está a adaptar ao espaço onde a colocou. As próprias plantas dão dicas sobre onde gostam mais de estar — afinal, também são seres vivos e sabem reconhecer as condições ideais para o seu crescimento.

As melhores plantas para ter dentro de casa

No que toca às plantas ideais para o interior, importa que sejam resistentes e de fácil manutenção, especialmente se for a primeira vez que tem plantas ou se ainda não tiver desenvolvido aquele dedo verde para cuidar delas. Deixamos-lhe algumas sugestões de plantas de interior perfeitas para ter dentro de casa:

  1. Suculentas e catos

    De vários tamanhos e espécies, pode juntar diferentes tipos de suculentas e catos no mesmo vaso ou no jardim. Gostam de sol e armazenam a água nas folhas, aguentando bem sem muitas regas.

  2. Espada-de-São-Jorge

    Com folhas compridas que fazem lembrar espadas, é uma bonita planta de interior que ajuda a purificar o ar e que se aguenta bem em espaços com pouca exposição solar.

  3. Costela-de-Adão

    Uma planta que acrescenta aquele toque exótico a qualquer canto da casa. Gosta de sol mas também sobrevive bem sem muita luz.

  1. Hera-do-Diabo

    Versátil e de crescimento fácil, pode colocar esta trepadeira suspensa no ar ou em floreiras. Não precisa de sol direto e ajuda a purificar o ar.

  2. Palmeira-de-Kentia

    Ora aqui está uma boa maneira de replicar o ambiente tropical em casa. Além de precisar de pouca água, esta palmeira adapta-se a espaços com pouca luz e a temperaturas mais secas.

  3. Dracena

    Do tamanho de um arbusto, esta planta adapta-se bem a qualquer exposição solar. Precisa de um solo fértil mas dá-se bem em interiores e ajuda a purificar o ambiente.

Ideias de decoração com plantas naturais

  1. Suspensas

    Opte por trepadeiras ou experimente pendurar as plantas nas paredes ou diretamente no teto — em suportes de macramê ou em baloiços feitos de corda e madeira, para um aspeto boémio, natural e casualmente elegante.

  2. Adorno

    Em vez de estátuas ou simples objetos decorativos, as plantas ficam maravilhosas em prateleiras, em cima de armários ou entre os livros de uma estante. Dê asas à imaginação e tire proveito destes presentes da natureza para decorar a sua casa.

  3. Locais diferentes e originais

    Ao pensar em decoração com plantas naturais, provavelmente pensa logo em espaços como a sala, o hall ou o quarto. No entanto, também pode embelezar a sua casa de banho, colocar plantas na cozinha junto das ervas aromáticas ou até a enfeitar as escadas. Porque não?

  4. Jardins verticais dentro de casa

    Seja com paletes, pedaços reaproveitados de madeira, em quadros vivos ou em estantes, os jardins verticais são uma das maiores tendências para dentro de casa e são bem mais fáceis de montar - e de manter - do que parece. Se não experimentar, nunca vai saber.

Reúna a família e ponham juntos a mão na terra para reavivar esta tradição de trabalhar a terra. Não há nada como ter o nosso próprio cantinho de natureza dentro de casa.