Qual é a diferença entre uma carne biológica e uma carne normal?

| Artigo escrito pela nutricionista Mariana Abecasis 

 

 

 

Hoje muito se fala em alimentos biológicos e nos seus benefícios. Sabe então o que é uma carne biológica e quais as suas vantagens?

 

O conceito de alimentação biológica, vai muito para além de ser um método de produção. É, no fundo, uma filosofia de vida que defende o mais puro, o mais genuíno e o respeito pela natureza e os ecossistemas.

 

A alimentação biológica caracteriza-se pelo não uso de pesticidas sintéticos, herbicidas, fertilizantes químicos e OGM nos cultivos, bem como de hormonas, antibióticos e rações sintéticas nos animais.

Vantagens de consumir alimentos biológicos

Assim, comer biológico tem vantagens que não passam apenas por ter uma alimentação mais saudável. Conceitos como a ecologia e a sustentabilidade também contam, e muito.

Carne Biológica

A carne biológica é considerada uma carne de alta qualidade, pois é proveniente de animais criados de forma saudável em condições que visam o seu bem-estar, de preferência ao ar livre em pastagens ou estábulos. O desenvolvimento natural dos animais traduz-se na maximização da qualidade da carne produzida.

 

A carne biológica quando certificada, garante a ausência de hormonas de crescimento ou antibióticos, sendo estes apontados como os principais benefícios do consumo biológico.

100% bio

E como saber que estamos perante uma carne Biológica?

Todos os produtos que apresentem rótulos de agricultura biológica têm a garantia de rigoroso controlo de qualidade e de serem produzidos de acordo com a rígida legislação europeia para estes produtos.

 

Assim, a carne biológica pode fazer parte de uma dieta saudável quando a sua qualidade for comprovada e o seu consumo equilibrado!

SABIA QUE!

Devido ao não uso de químicos, hormonas e antibióticos e ao respeito pela biodiversidade e recursos naturais, a alimentação biológica consegue alimentos mais próximos do seu estado nativo em cor, sabor e composição? Um apelo ao natural e ao regressar às origens!

 

Para garantir a qualidade dos nossos produtos biológicos, todos passam por cumprimento rigoroso da legislação aplicável aos produtos de Modo de Produção Biológica (MPB).

 

 

Se gostou deste conteúdo, sugerimos que leia o artigo: Qualidade dos produtos biológicos

mais para descobrir