O que é, como funciona e o que pode comer na dieta paleo

| Artigo escrito pela nutricionista Mariana Abecasis

Há alguns anos que ouvimos falar da dieta paleo ou dieta do paleolítico. No entanto, mais do que uma dieta, faz sentido encará-la como um regime alimentar. Afinal, pode ser considerada não só uma forma de encarar a alimentação, mas também uma filosofia de vida. Perceba em que consiste realmente a dieta paleo.

Base da Dieta Paleo

Base da Dieta Paleo

A dieta paleo é um regime de alimentação que tem como influência a alimentação dos nossos ancestrais caçadores-recoletores. Nesse sentido, defende a seguinte alimentação:

  • À base de alimentos frescos e naturais;
  • Sem processados, lácteos ou cereais;
  • Rica em fontes de gorduras saudáveis, carne, peixe, marisco, fruta;
  • Incluindo legumes da época, sementes, bagas e frutos secos.

No paleolítico, há milhares de anos, a alimentação centrava-se no que a natureza tinha para oferecer e naquilo que cada tribo caçava. Ainda sem recurso à agricultura ou à exploração animal, os laticínios, o pão, os cereais ou qualquer alimento processado não existia.

características da dieta paleo

Principais características da dieta paleo

Para poder seguir uma dieta paleo, deve então ter em conta as principais características deste tipo de alimentação:

  • Rica em fibras (raízes, folhas, frutos, bagas e sementes);
  • Sem hidratos de carbono de alto índice glicémico;
  • Muito rica em proteínas (carne de caça, ovos, peixe, marisco e bivalves);
  • Sem produtos lácteos nem derivados;
  • Rica em gorduras saudáveis, nomeadamente ácidos gordos ómega-3 (proveniente do peixe, marisco, bivalves, sementes e frutos secos);
  • Sem cereais e derivados;
  • Muito rica em vitaminas, minerais e antioxidantes (pela abundante quantidade de folhas, frutos, bagas).
alimentos permitidos na dieta paleo

Alimentos permitidos na dieta paleo

Uma vez que a dieta paleo defende uma alimentação rica em nutrientes de verdade, excluindo os “nutrientes” fabricados, os alimentos que podem fazer parte deste regime alimentar são:

  • Vegetais (todos, dando destaque aos vegetais da época);
  • Fruta (toda, priorizando sempre a fruta da época);
  • Tubérculos e raízes (como batata-doce, mandioca, inhame e batata);
  • Carne (privilegiando a carne de pasto e de caça);
  • Peixe selvagem;
  • Mariscos e moluscos;
  • Ovos (biológicos ou de galinhas criadas ao ar livre);
  • Oleaginosas (frutos secos como amêndoas, cajus, nozes...);
  • Sementes (de sésamo, abóbora, girassol, linhaça e chia);
  • Gorduras, como óleo de coco e azeite;
  • Chá e café (sem açúcar de adição).
alimentos não permitidos na dieta paleo

Alimentos não permitidos na dieta paleo:

Por outro lado, se estiver a seguir uma dieta paleo, saiba quais os produtos que não devem fazer parte da sua lista de compras:

  • Cereais no geral e todos os seus derivados (trigo, arroz, centeio, aveia, milho, quinoa, pão, massas...);
  • Leguminosas (Feijão, grão, favas, lentilhas, soja, tofu);
  • Laticínios (leite, iogurte, queijo, natas);
  • Gorduras como óleo refinados, manteiga e margarinas vegetais;
  • Produtos processados (refinados, com adição de açúcares, sal, óleos, corantes...);
  • Açúcar de adição e alimentos açucarados;
  • Carnes processadas (como bacon, mortadela, salsicha, fiambre, presunto, salames, paio...);
  • Sal de adição.
Vantagens e desvantagens da dieta paleo

Vantagens e desvantagens da dieta paleo

Apesar de todos os seus princípios saudáveis, a dieta paleo pode ser um pouco limitativa. Afinal, não defende uma alimentação livre e personalizada, mas sim, uma lista de alimentos permitidos e não permitidos.

Dessa forma, tal como em todos os regimes mais restritivos, apresenta vantagens e desvantagens, podendo carecer de ajustes e adaptações. Por isso, antes de seguir qualquer tipo de dieta, deve sempre consultar um médico, para se assegurar de que não existe nenhum impedimento de saúde. Além disso, deve ser acompanhada por um estilo de vida saudável que inclua a prática de exercício físico.

Benefícios

Como principais benefícios da dieta paleo, destacam-se:

  • O apelo aos alimentos de verdade e, consequentemente, a sua riqueza nutricional;
  • A sua riqueza em proteína e fibra favorece a sensação de saciedade e uma maior atividade do metabolismo, pelo que está associada ao controlo ou perda de peso;
  • Ao haver um maior controlo dos níveis de glicemia (açúcar no sangue), associa-se a dieta paleo também à melhoria da qualidade da pele e à prevenção de doenças cardiovasculares;
  • Uma vez que se trata de uma alimentação saudável e natural, não tem um tempo pré-estabelecido para o seu seguimento.

Desvantagens

Existem algumas desvantagens a ter em atenção se quiser seguir uma dieta paleo, por exemplo:

  • A sua riqueza em proteína pode não ser indicada em casos de problemas renais, problemas hepáticos ou para quem sofre de osteopénia ou osteoporose;
  • O consumo de poucos hidratos de carbono pode levar à sensação de fraqueza, cansaço e falta de energia;
  • Pode ser igualmente considerada monótona, limitativa e restritiva, pois quatro dos sete grupos da roda dos alimentos estão ausentes;
  • A sua adaptação à vida moderna e à alimentação disponível presentemente pode revelar-se desafiante;

O consumo excessivo de carne pode ser pr

  • ejudicial à saúde (as matérias-primas disponíveis hoje não têm as mesmas características de há dois mil anos);
  • É um tipo de alimentação que pressupõe um gasto calórico diário equivalente ao do homem do paleolítico, o que não acontece na grande maioria dos casos.

Assim, não se pode considerar a dieta paleo uma recriação da alimentação e do estilo de vida dos nossos antepassados. Isso seria impossível, tendo em conta a realidade atual. Deve, portanto, encarar-se a dieta paleo como um modelo com diretrizes e linhas orientadoras que devem ser personalizadas consoante as necessidades e a realidade individuais.

E se não sabe por onde começar, deixamos assim algumas receitas paleo muito interessantes e deliciosas que pode experimentar, como Tiras de Lombo de Novilho, Mousse de Manga e Tâmaras, Batata Doce Recheada com Espinafres e Frutos Secos ou Alho Francês à Brás. Bom apetite!

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