O que é a dieta cetogénica e quais os alimentos permitidos?

Talvez já se tenha cruzado com este termo, mas sabe realmente o que é a dieta cetogénica? Se imaginar uma refeição com mais vegetais e proteína animal, mas com menos massa e pão, talvez esteja perto de perceber. Também conhecida como keto diet, tornou-se popular devido à premissa de que obriga o corpo a queimar a gordura, e, assim, a baixar de peso. Explicamos melhor como funciona e de que forma pode segui-la.

O que é a dieta cetogénica?

A dieta cetogénica é um tipo de alimentação em que se reduz a ingestão de hidratos de carbono e se aumenta a ingestão de gordura. Uma vez que os hidratos de carbono são a principal fonte de energia do organismo, se limitarmos o acesso do corpo a estes produtos, obrigamo-lo a usar outros recursos. E é aqui que acontece a cetose, isto é, o processo de utilizar a gordura como fonte de energia.

Dieta cetogénica: benefícios

Dieta cetogénica: benefícios

Embora não exista um consenso na comunidade científica, alguns estudos mostram que a dieta cetogénica pode ajudar a melhorar vários aspetos da nossa saúde, como por exemplo:

  • colesterol;
  • diabetes;
  • perda de peso;
  • função cerebral;
  • saúde do coração;
  • acne.

Dieta cetogénica: riscos

Dieta cetogénica: riscos

No entanto, como existem algumas restrições de alimentos para quem segue este tipo de alimentação, a dieta cetogénica pode trazer riscos. Por exemplo, um nível mais baixo de açúcar no sangue, um esforço adicional por parte dos rins ou alterações na flora intestinal. Por isso, é crucial consultar um médico antes de começar a segui-la e assegurar-se de que não existe nenhum impedimento de saúde.

Alimentos permitidos e não permitidos

Depois de perceber o que é a dieta cetogénica, certamente já fará uma ideia de quais os alimentos que não deve incluir nas suas receitas keto. Mas sabe quais os permitidos? Fizemos uma lista com os mais importantes:

dieta cetogénica

O que pode comer se estiver a fazer uma dieta cetogénica?

Entre os alimentos que pode consumir estão:

  • Proteínas animais (carne, peixe, ovos, marisco)
  • Manteiga e queijo;
  • Nozes e sementes;
  • Óleos saudáveis;
  • Vegetais low-carb (a maioria dos vegetais verdes, cogumelos, pimentos, etc.);
  • Tomate;
  • Cebola de forma moderada;
  • Bagas (como morangos);
  • Coco;
  • Água, chá e café (sem açúcar);
  • Sal, pimenta, ervas e especiarias saudáveis.
dieta cetogénica errado

O que é proibido comer numa dieta cetogénica?

Os alimentos que deve reduzir são, geralmente, aqueles com açúcar e baixo teor de gordura, além dos hidratos de carbono, por exemplo:

  • Açúcares e mel;
  • Hidratos de carbono: arroz, aveia, centeio, massa, cevada e quinoa, farinhas, pão, bolos, bolachas e semelhantes;
  • Tubérculos (cenoura, batata, mandioca, etc.);
  • Leguminosas (feijão, soja, ervilhas, lentilhas, grão-de-bico);
  • Leite e iogurtes;
  • Margarina;
  • Alguns vegetais doces, como o milho;
  • Fruta e fruta seca;
  • Salsichas;
  • Sumos naturais;
  • Refrigerantes;
  • Bebidas com açúcar (batidos, chá, café, etc.);
  • Bebidas alcoólicas;
  • Condimentos ou molhos que incluam açúcar (ketchup, molho barbecue);
  • Gorduras insalubres (óleos vegetais processados, etc.).

Além de seguir estas regras e de falar com o seu nutricionista, não se esqueça de que é importante manter outros hábitos saudáveis. Assim, fazer várias refeições ao dia, não ter hábitos como o tabagismo, praticar exercício físico e manter a hidratação devem fazer parte desta e de todas as dietas.

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