AS VANTAGENS DOS ALIMENTOS BIOLÓGICOS

A tendência dos consumidores é, cada vez mais, para o consumo de produtos biológicos. Como consequência, a oferta deste tipo de produtos tem vindo a aumentar para satisfazer esta necessidade crescente.

Estamos à frente de um novo consumidor mais exigente na qualidade dos produtos que consome, mais atento à sua saúde, e à do planeta, e que procura voltar aos sabores autênticos dos alimentos

Os alimentos biológicos de origem vegetal são aqueles que são produzidos sem recurso a produtos químicos. Neste tipo de agricultura estão proibídos os fertilizantes e pesticidas sintéticos, assim como o recurso a organismos geneticamente modificados (OGMs). É permitido, sim, o uso de fertilizantes e pesticidas de origem orgânica, como estrume.

Mas qual é a vantagem real do consumo de produtos biológicos?

Sobre os valores nutricionais, a evidência científica demostra não existir muita diferença entre os alimentos biológicos e os convencionais. No entanto, no que toca ao nível do teor de antioxidantes, este tipo de alimentos apresenta um número ligeiramente maior destas substâncias, importantes na prevenção de inúmeras doenças.

A combinação de uma alimentação com uma maior quantidade de substâncias antioxidantes e menos fertilizantes e pesticidas sintéticos, ajuda a que o nosso organismo tenha um menor stress oxidativo e, em consequência, menor tendência para um quadro inflamatório.

Se a isto somarmos os sabores e aromas autênticos que estes produtos trazem às nossas refeições, vale a pena conhecer e ponderar os benefícios da integração de alimentos biológicos na nossa dieta diária. 

MAIS PARA DESCOBRIR TODOS OS DIAS