Agave, ácer e não só: conheça 5 alternativas naturais ao açúcar

Cada vez mais as autoridades de saúde insistem nas recomendações para a diminuição da quantidade de açúcares refinados nas dietas. Consequentemente, e face à cada vez maior consciência da população para os benefícios da adoção de hábitos alimentares mais saudáveis, o interesse e a procura por alternativas naturais ao açúcar tem vindo a aumentar.

É por isso que, como não poderia deixar de ser, nas lojas Lidl já encontra várias opções para adoçar os seus cozinhados de uma forma mais natural. Além dos xaropes de agave e de ácer, que começam a tornar-se imprescindíveis em cada vez mais cozinhas, há outras soluções (talvez improváveis) para substituir o açúcar. Ora veja!

Porquê cortar no consumo de açúcar?

Está comprovado cientificamente que o consumo excessivo de açúcares simples - isto é, de açúcares refinados adicionados a vários alimentos processados pela indústria alimentar e de açúcares naturalmente presentes em vários alimentos - constitui um fator de risco para o desenvolvimento de obesidade e outras doenças crónicas que daí decorrem.

Porém, apesar de, quando consumido em excesso, o açúcar representar sempre consequências para a nossa saúde, a verdade é que é muito diferente consumir açúcar de forma natural (através do leite, da fruta, do mel, etc.) ou consumir açúcares refinados e adicionados a alimentos, não lhes conferindo quaisquer nutrientes benéficos (como aqueles que, no geral, nos oferecem os alimentos em que o açúcar está naturalmente presente).

Assim, estas são algumas das consequências do consumo excessivo de açúcar para a saúde:

1.Aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

2.Contribui para a formação de cáries.

3.Aumenta o risco de diabetes tipo 2.

5.Contribui para o desenvolvimento de inúmeros fatores de risco relacionados com o cancro.

6.Causa flutuações nos nossos níveis de energia (picos repentinos de energia e cansaço).

5 alternativas naturais para substituir o açúcar

Ao contrário do que acontece com os alimentos que contêm açúcares artificiais - como os refrigerantes, molhos, cereais e doces em geral -, cujo consumo deve ser reduzido, não há necessidade de se cortar no consumo de alimentos que contêm açúcares naturais. Porém, há que ter em consideração que a sua ingestão conta para a quantidade total de açúcar consumido ao longo do dia.

Por isso, embora as alternativas que lhe apresentaremos de seguida sejam mais naturais, não deve abusar do seu consumo.

Xarope de agave

Xarope de agave

O agave é uma planta nativa da América, cujo néctar pode ser utilizado como substituto do açúcar. Sendo um adoçante natural (e totalmente vegan, uma vez que é um produto de origem vegetal), o xarope de agave tem a vantagem e a desvantagem de ser um produto muito doce, o que significa que:

  • por um lado, é necessária uma quantidade muito menor do que um açúcar refinado para adoçar os alimentos;
  • por outro, se não houver moderação no seu uso, a sua dieta em nada ganha por substituir o açúcar refinado pelo agave, já que a quantidade de calorias aqui presentes é ainda maior do que a do açúcar refinado.
Xarope de ácer

Xarope de ácer

O xarope de ácer (também bastante conhecido pelo seu nome em inglês, maple syrupe) é igualmente originário de uma planta cuja seiva é, tal como acontece no caso do agave, usada como adoçante natural.

A sua vantagem em relação ao açúcar refinado é o facto de conter algumas vitaminas e minerais - tais como cálcio, potássio e, sobretudo, doses elevadas de manganês - e também um elevado potencial antioxidante. Além disso, o índice glicémico deste produto é menor do que o do açúcar refinado, o que significa que, apesar de não deixar de contribuir para o aumento do nível de açúcar no sangue, esse aumento é mais lento do que o provocado pelos adoçantes artificiais.

Mel bio

Mel bio

O mel é talvez mais popular como alternativa ao açúcar de mesa do que as opções anteriores. A sua vantagem é, tal como acontece com o agave, a capacidade de adoçar com uma quantidade menor do que a do açúcar refinado, fazendo com que, dessa forma, se ingira uma quantidade menor de açúcar.

Contudo, o mel não deixa de ser maioritariamente composto por açúcar, tendo até mais calorias do que o açúcar de mesa.

Tâmaras

Tâmaras

Já alguma vez lhe passou pela cabeça substituir o açúcar das suas receitas por uma pasta de tâmaras? É verdade: este fruto altamente nutritivo tem um poderoso sabor doce, que faz dele uma excelente opção para reduzir o consumo de açúcar refinado.

Para fazer esta substituição, basta usar um processador de alimentos para triturar as tâmaras com um pouco de água e, depois, substituir uma dose de açúcar por uma dose igual desta pasta (por exemplo, uma chávena de açúcar por uma chávena de pasta).

Purés de fruta

Purés de fruta

Como é do conhecimento geral, a fruta confere inúmeros benefícios à saúde humana. Como tal - e dado o seu sabor naturalmente doce - transformar alguns frutos em puré e adicionar o resultado às suas receitas é mais uma forma inteligente de evitar o açúcar refinado. As bananas, as maçãs e os figos são ótimas opções para adoçar os seus cozinhados.

mais para descobrir