Natal em família: ideias criativas para celebrar a união

Aroma a canela, luzes na árvore, vozes atarefadas e aconchego na alma. Sim, adivinhou, falamos de passar o Natal em família. Afinal, a época do amor e da união está quase a chegar, e a vontade de nos reunirmos é grande. Embora não possamos descurar certos cuidados para não correr riscos, como fazer auto-testes antes da reunião familiar, usar máscara ou arejar a casa, existem sempre formas divertidas de celebrar e tornar esta época ainda mais especial.

Por isso, temos uma sugestão: e se assinalasse este Natal criando rituais novos, originais e inesquecíveis? Primeiro, prepare uma playlist com as músicas mais conhecidas desta quadra. Agora, carregue no play e leia então as nossas ideias.

Celebrar o Natal em família com os seus próprios rituais

Os costumes do seu Natal em família não precisam de ser completamente alterados. Aliás, convém manter os mais especiais. Mas pode incluir algo novo para marcar esta data de forma original e torná-la ainda mais mágica para si e para os seus entes queridos. Siga então estas sugestões:

Uma decoração nova

Nesta quadra, certamente que não podem faltar as luzes, a árvore e a decoração de Natal. No entanto, pode dar-lhes um toque diferente. Só não se pode esquecer de dois detalhes: um, reciclar material, e dois... dançar músicas natalícias enquanto estão neste momento de criação e de união, claro!

Árvore de Natal

  • Construa uma árvore de Natal  com livros ou usando paletes;
  • Crie enfeites para pendurar: papéis com mensagens, flocos de neve feitos com jornais, estrelas de cartolinas coloridas, laços de tecido e brinquedos antigos;
  • Faça uma base para a sua árvore com um cesto de vime, um vaso com pedrinhas, um saco de pano, um pneu pintado, uma caixa de madeira ou um alguidar de metal.

Ideias de bases para árvores de Natal

Árvore sobre rodas

Árvore sobre rodas

Pinte a borracha de um pneu e aconchegue o pinheiro lá dentro com uma manta.

Piquenique de Natal

Piquenique de Natal

 Ponha a árvore dentro de um cesto de vime e decore-o com tecidos e folhas secas.

Bosque Zen

Bosque Zen

Coloque a árvore pequena num vaso, adicione pedrinhas e luzes, junte-a a outras plantas.

Pinheiro friorento

Pinheiro friorento

 Utilize um alguidar ou uma caixa para pôr a árvore e depois cubra com uma gola de lã.

Decoração da casa

  • Espalhe por várias partes da casa algumas pinhas pintadas e decoradas;
  • Com luzes ou folhas de partituras, de livros ou de árvores, faça formas de pinheiros e de presentes na parede;
  • Crie uma coroa de Natal reutilizando rolhas de cortiça ou com peças de tecido;
  • Coloque galhos num vaso com água, pintando-os ou decorando-os com luzes;
  • Ponha velas ou luzes em copos e frascos de vidro, com plantas secas ou pedras.

 

Oferecer sustentabilidade

A época natalícia traz consigo as ideias de paz, amor e união. Mas também uma necessidade de reflexão sobre a nossa vida, o mundo e as pessoas à nossa volta. É, assim, uma boa altura para apostar em rituais diferentes na hora de abrir os presentes:

  • Prepare lembranças e prendas faça-você-mesmo, incentivando também os mais petizes a fazer um desenho, por exemplo, para cada membro da família;
  • Além das prendas, ofereça memórias. Recorde, assim, um momento engraçado ou o porquê estar grato a cada um dos seus familiares;
  • Não apenas nesta altura, mas pode aproveitar (e, claro, incluir a família) para doar ou comprar roupa, comida e bens a quem precisa.
Cozinhar pratos originais

Cozinhar pratos originais

O Natal vem sempre acompanhado de conversas na cozinha enquanto se confecionam os diversos pratos tradicionais da época, como o peru ou o tronco de Natal. Contudo, pode mudar um bocadinho a tradição este ano:

  • Altere apenas a decoração dos pratos, dando-lhes um registo mais natalício;
  • Descubra o mundo prato a prato, encarregando cada membro de preparar uma receita fácil de um país diferente, como caril, tortilla ou carbonara;
  • Celebre um Natal vegan ou vegetariano, adaptando receitas tradicionais. Por exemplo, o que lhe parece um delicioso tofu com broa e espinafres?
Atividades de Natal em família

Atividades de Natal em família

O verdadeiro significado do Natal é a união da família, seja de sangue ou de coração. Por isso, celebre a Consoada ou o Dia de Natal com atividades que irão tornar inesquecíveis as festividades deste ano e unir todos ainda mais:

  • Organize um concurso de camisolas ou máscaras natalícias;
  • Em vez dos jogos de tabuleiro, aposte em mímica ou quizzes temáticos;
  • Proporcione uma experiência diferente aos seus entes queridos, levando-os a fazer voluntariado e a oferecer bens, tempo e atenção a quem mais faz falta;
  • Não se esqueça da família que está longe e aproveite os novos hábitos: estamos apenas à distância de uma videochamada para celebrar juntos este Natal.

Estas são apenas algumas ideias para celebrar um Natal em família diferente e com os seus próprios rituais. O mais importante? É que nesta época haja magia, afeto e amor no sapatinho.

Boas festas!

MAIS PARA DESCOBRIR