Sugestões de ideias para um Natal mais económico e sustentável

A época natalícia começa a aproximar-se e, com ela, a preocupação com as ideias de Natal originais, sobretudo no que toca aos presentes para crianças e aos cabazes para familiares e amigos e à forma como os podemos embrulhar…

A dor de cabeça torna-se ainda maior quando acrescentamos ao “o que dar” e “como dar” preocupações com poupança e sustentabilidade. Na verdade, o Natal pode ser uma época que representa grandes custos para as famílias e uma sobrecarga para o planeta, devido ao potencial desperdício (de embalagens, de papel, de comida, etc…).

Porém, presentear quem mais gostamos não tem de significar gasto e desperdício excessivos… Assim, aqui ficam algumas ideias para começar já a preparar um Natal mais consciente e poupado, quer no que diz respeito aos presentes e respetivos embrulhos, quer relativamente a práticas pré e pós-Natal.

Por isso, relaxe, continue a ler e desfrute: é (quase) Natal!

Da ida às compras ao pós-Natal: ideias para evitar o desperdício

O Natal não é imprevisível, certo? Todos os anos se celebra no dia 25 de dezembro e, embora algumas surpresas e imprevistos possam acontecer, já sabemos mais ou menos com o que podemos contar: refeições que vamos dar ou não em nossa casa, receitas de família que não podem faltar na nossa mesa de Natal, a lista de pessoas a quem queremos oferecer presentes, etc… Por isso, porquê deixar as compras para a última hora?

Felizmente, os catálogos de Natal (viu o nosso folheto especial?) começam a aparecer nas lojas cada vez mais cedo, pelo que pode ir aproveitando para fazer algumas compras com antecedência, de forma a diluir os gastos ao longo do tempo. Além disso, esta é também uma ótima forma de evitar fazer as compras na época de maior procura, o que aumenta a probabilidade de alguns produtos esgotarem.

Isto é válido não só para os presentes, como também para ingredientes não perecíveis (açúcar, farinha, congelados, conservas, etc…) que pode ir guardando na despensa e, assim, ir até aproveitando para os comprar quando estão em promoção. Ah, e claro, não se esqueça de levar os seus próprios sacos reutilizáveis para transportar as compras (e os green bags para as frutas e legumes), evitando assim ter de comprar novos sacos e agravar o desperdício.

Outra forma eficaz (não só no Natal) de evitar gastos-extra é não sair de casa para as compras sem uma lista: planeie com antecedência o que vai cozinhar no Natal, de forma a identificar os ingredientes necessários para tal, e a quem quer oferecer presentes. E, por falar em presentes, antes de comprar sacos ou papel de embrulho, veja se não tem em casa sobras que possa reutilizar. Depois sim: caso não tenha, pode sempre acrescentar na sua lista esses itens, assegurando-se, na hora de ir às compras, de que opta por sacos e papel FSC ou biodegradável, de forma a diminuir o impacto ambiental dos embrulhos.

Se seguirmos todas estas dicas antes do Natal, chegaremos ao dia 24 de dezembro mais relaxados e satisfeitos com as nossas escolhas, sobretudo ao nível da poupança. Porém, nesse dia, há outros aspetos de que não nos podemos esquecer, sobretudo se queremos mesmo que o nosso Natal seja sustentável, nomeadamente:

Planear as refeições

Planear as refeições de modo a evitar excessos (se a ceia de Natal é em sua casa e alguns familiares levam uma parte da refeição, como uma entrada ou uma sobremesa, conte com esses itens na hora de cozinhar, para que não faça comida a mais).

Evitar louça descartável

Evitar louça descartável na mesa de Natal, pois, além de ser menos estética (quem não gosta de uma mesa de Natal bonita?), representará muito mais lixo no final das celebrações.

Reutilizar e reciclar

Reutilizar e reciclar, após a abertura dos presentes: sabemos como esta hora é entusiasmante, principalmente para os mais pequenos. Porém, se pudermos abrir os presentes de forma a reaproveitar os embrulhos, o ambiente e a nossa carteira (no próximo Natal) vão agradecer. Caso não seja possível, o destino do papel e dos plásticos terá mesmo de ser a reciclagem!

Nunca, em caso algum, deitar as sobras da comida fora

Nunca, em caso algum, deitar as sobras da comida fora: em vez disso, a melhor opção será sempre distribui-las pelos vários agregados familiares que passam o Natal juntos, congelar o que for possível para mais tarde ou transformar as sobras em deliciosas receitas (quem nunca comeu uma tradicional roupa-velha depois do Natal?).

Cabazes de Natal personalizados e económicos

Todos nós já recebemos (e, possivelmente, também oferecemos) presentes de Natal sem qualquer utilidade, apenas como forma de marcar a data. Porém, principalmente em tempos de contenção, esta não será a opção mais acertada. Assim, deixamos de seguida algumas sugestões de cabazes de Natal (com embrulhos DIY) que vão, certamente, dar muito jeito aos seus familiares e amigos…

cabazes de natal personalizados

Ah, mas se não tiver tempo e, mesmo assim, quiser presenteá-los com algo mesmo útil, pode sempre optar pelo cartão Vale Presente Lidl, que os seus ente-queridos poderão gastar nos produtos que mais gostarem e precisarem.

Kit de Beleza e Bem-Estar Mulher

Kit de Beleza e Bem-Estar Mulher

Têm uma amiga e/ou familiar que adora cuidar de si e da sua pele? Este é o kit perfeito para ela. Porém, se a sua amiga privilegiar produtos de beleza mais sustentáveis e amigos do ambiente, poderá sempre compor o seu cabaz com produtos Cien Nature.

Kit De Beleza E Bem-Estar Homem

Kit De Beleza E Bem-Estar Homem

Quem é o homem que não gosta de estar bonito e perfumado? Temos a certeza que o seu amigo ou familiar vai adorar este presente.

Cesto Local

Cesto Local

A ideia de ajudar a economia local, com os seus cabazes de Natal, agrada-lhe? Então, este é o cabaz perfeito, pois é composto por produtos locais e/ou certificados, que promovem o bem-estar ambiental e das comunidades envolvidas.

Escolha estes ou outros produtos “Da Minha Terra” nas lojas Lidl.

Caixa Gulosa

Caixa Gulosa

Porque o Natal é mais do que os tradicionais doces e pratos típicos, surpreenda quem mais gosta com mais esta sugestão gulosa.

Kit Gourmand Salgado

Kit Gourmand Salgado

Sabe aqueles amigos ou familiares que não dispensam bons vinhos e petiscos? Foi a pensar neles que criámos este cabaz.

Kit Gourmand Agridoce

Kit Gourmand Agridoce

Este cabaz de Natal é para aqueles que adoram doces, mas não dispensam umas belas iguarias salgadas…

Mini cabazes de Natal DIY com embrulhos ecológicos

Em todos os Natais, há aqueles amigos a quem gostaríamos de oferecer uma lembrança, sem com isso exceder o nosso orçamento. Portanto, nesses casos, por que não oferecer um mini cabaz de Natal?

mini cabaz mais especial

Além da escolha dos produtos, para tornar o mini cabaz mais especial e mostrar como dedicámos tempo e carinho à sua preparação, nada melhor do que oferecê-lo num embrulho ecológico DIY. Para tal, basta pôr um laço e alguns elementos naturais (folhas de azevinho, ramos de pinheiro ou mesmo uma mini árvore de Natal com ramos, que lhe ensinamos a fazer aqui) em caixas de sapatos pintadas ou forradas, sacos feitos a partir de retalhos de tecido ou embrulhos de papel reutilizado (como, por exemplo, o papel de sacos de que já não necessitamos).

E a cereja no topo do bolo é que, ao ir ao Lidl fazer as compras para os seus mini cabazes, poderá ainda ajudar produtores locais, se optar por produtos “Da Minha Terra”. Eis três sugestões de combinações para os mini cabazes:

  • Embalagem de bolachas/biscoitos e Frasco de compota;
  • Garrafa de vinho e chouriço (ou outro tipo de enchidos a gosto);
  • Queijo e mel.

Ideias de Natal para crianças: ofereça brinquedos de madeira certificada

Por fim, mas não menos importante, as crianças. Dizem que o Natal é delas e nós só temos de concordar. Por isso, a nossa sugestão para si, que quer ter um Natal mais sustentável, mas não sabe como pode fazê-lo no que aos presentes das crianças diz respeito, é optar por brinquedos de madeira com o selo FSC (este selo garante-nos que a madeira deste brinquedos provem de uma floresta com uma gestão responsável, onde não são cortadas mais árvores do que o crescimento sustentável da floresta permite.).

E por falar em crianças e Natal sustentável, que tal reservar um tempinho com os seus filhos para escolherem alguns dos brinquedos que já não usam e que possam doar? Esta é uma ótima forma de libertar espaço em casa e de transmitir aos mais novos os valores da solidariedade e da sustentabilidade, ao mesmo tempo que proporcionam um Natal mais feliz a crianças menos favorecidas.

Quer ser sustentável também no que toca aos enfeites de Natal? Descubra aqui as nossas sugestões DIY

Mais para descobrir