Dia de Reis 2021: atividades para fazer em casa com crianças

Como manda a tradição, as festividades do Natal só acabam no dia 6 de janeiro. No entanto, atendendo ao contexto que atravessamos, o Dia de Reis de 2021 terá de ser um pouco diferente. O que não quer dizer, como é evidente, que esta data não seja devidamente vivida em família, num formato mais “caseiro”. Para o ajudar a assinalar este momento, reunimos algumas dicas e atividades divertidas para fazer com os miúdos em casa.

De onde vem a tradição de celebrar o Dia de reis?

Um Dia de Reis mais internacional

A tradição de celebrar o Dia de Reis surgiu no século VIII, para assinalar a visita dos magos do Oriente a Jesus Cristo. Reza a História que Baltazar, Belchior e Gaspar foram guiados por uma estrela, para que pudessem oferecer ouro, mirra e incenso ao Menino Jesus.

 

Mais de dois milénios depois, os católicos de todo o mundo continuam a relembrar este acontecimento, que encerra oficialmente a tão especial quadra natalícia. Saiba como aproveitar em família o Dia de Reis de 2021!

Dia de Reis 2021: a estrela de Belém brilha em casa

Num ano excecional, em que nos é exigido que mantenhamos o isolamento social sempre que possível, é crucial encontrar estratégias que nos permitam assinalar as datas simbólicas em casa com a mesma magia. Pois bem, este dia não deve ser diferente. Assim, trazemos-lhe várias ideias para que se possa divertir (e aprender) com os miúdos.

Um Dia de Reis mais internacional

Um Dia de Reis mais internacional

A primeira sugestão que lhe trazemos é que faça uma viagem em família até Porto Rico. Mas não se preocupe, não terá de sair de casa.

Neste país, as crianças cumprem todos os anos um ritual muito especial. Na noite de reis, ou seja, de 5 para 6 de janeiro, colocam ao lado da cama uma caixa com erva e folhas. Segundo a lenda, os camelos dos três reis magos podem, então, fazer ali uma paragem para comer. Em troca, deixam um presente simbólico. Sonhar dá saúde e faz crescer!

Atividades para o Dia de Reis

Neste PDF descarregável, tem à sua disposição algumas atividades que farão as delícias dos mais novos. Aqui, encontrará um desafiante labirinto, para que as crianças ajudem os magos a chegar à estrela de Belém, um guia com todas as instruções para fazer uma coroa digna da realeza e, por fim, um desenho para colorir sobre o Dia de Reis. Diversão garantida sem sair de casa!

Bolo Rei e outras delícias

Bolo Rei e Outras Delícias

Uma das melhores formas de viver esta efeméride em família é, claro, juntar miúdos e graúdos na cozinha. Por isso, divirtam-se a preparar esta deliciosa receita do tradicional bolo-rei, com a ajuda do chef Hernâni Ermida, ou então esta, de bolo-rainha. Mas também podem aventurar-se noutras receitas da época, como os sonhos de cenoura ou esta reconfortante coroa de nozes.

 

Depois, enquanto se deliciam com as iguarias que prepararam, podem cumprir a tradição de desmontar a árvore de Natal e retirar os enfeites espalhados pela casa. Tudo isto, claro, acompanhado de música com um toque de alegria natalícia.

Neste peculiar Dia de Reis 2021, não deixe de se divertir em família!

Descubra mais