A arte é a nossa primeira forma de expressão. Prova disso são a dança de um bebé ao som de uma música ou o desenho que o membro mais novo da família fez ainda antes de falar – e que continua pendurado no frigorífico. Desde a Pré-História que a arte nos une, nos ensina e nos permite explicar e compreender o nosso interior e o mundo. E é inegável que, quando nos toca, nunca mais somos indiferentes a ela. Por isso, neste Dia Mundial da Arte, vamos celebrar as atividades que tornam a nossa vida mais bonita. Nós ajudamos com algumas ideias originais.

Dia Mundial da Arte

A comemoração do Dia Mundial da Arte é relativamente recente. De acordo com a UNESCO, foi proclamado em 2019, na 40.ª sessão da Conferência Geral desta agência da Organização das Nações Unidas.

 

Visando promover o desenvolvimento, a difusão e a apreciação da arte, a data não é inocente. Afinal, 15 de abril marca o nascimento de Leonardo da Vinci. Um dos maiores génios artísticos de sempre, que dedicou a sua vida não só às belas-artes, mas a várias expressões artísticas, é a ele atribuída a frase “A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível”. Uma bonita maneira de nos lembrar que é um pedaço de magia.

Celebrar o Dia Mundial da Arte em confinamento

Certamente recordamos como, no primeiro confinamento de 2020, a arte foi essencial para nos ajudar a ficar seguros e entretidos em casa. Vários artistas e diversas entidades ofereceram o seu trabalho para nos ajudarem a ultrapassar uma fase confusa, assustadora e incerta.

 

Assim, este ano é ainda mais urgente celebrarmos a arte, tão capaz de nos libertar, de nos dar paz e de mudar mentalidades. Dentro das nossas possibilidades, é importante apoiarmos as atividades artísticas e culturais, bastante penalizadas pela pandemia, visitando museus e assistindo a espetáculos. No entanto, enquanto não é possível, existem muitas outras formas de comemorar em casa, tome nota:

Um dia inteiro dedicado à arte

Um dia inteiro dedicado à arte

Pois bem, podemos dedicar este dia (ou vários) às várias expressões artísticas de que mais gostamos. Por exemplo:

  • As celebrações podem começar no dia anterior, com uma homenagem à arquitetura: construam um forte de almofadas e lençóis na sala ou no quarto e durmam lá.
     
  • O dia tem mesmo de começar com música e dança, prometemos que se vão sentir logo bem-humorados!
     
  • Durante a tarde, sugerimos dedicarem-se às artes plásticas, especialmente pintura e escultura. Assim, crie algo para oferecer àquelas pessoas de quem tem saudades.
Balde de Pipocas e Doces
  • Ao serão, os mais novos podem fazer um espetáculo de música ou de teatro. Aliás, aproveitem para anunciar a ocasião desenhando um cartaz e os bilhetes.
     
  • Podem também celebrar a sétima arte com um filme ou uma série. E a arte pode estar até nos snacks, criando um original balde de pipocas e doces.
     
  • Por fim, antes de dormir, dediquem-se à literatura. Sabe tão bem ouvir ou ler uma história que nos faça sonhar!

E o que lhe parece se fizerem um jogo que envolve todas as artes? Então, com base no jogo da mímica ou no Pictionary, podem pensar numa palavra, expressão ou num tópico e os jogadores terão de recorrer a uma ou várias artes para levar a equipa a descobrir a que se referem.

Acordar o Da Vinci que há em nós

É fundamental termos consciência da importância da arte. Vários estudos revelam que a arte ajuda o nosso cérebro, tanto a lidar com o stresse, como a ter saúde mental e a conseguir resolver problemas.

O artista pode fazer a sua própria bata

Além disso, educar as crianças para as artes significa encorajá-las a não ter medo de errar e a pensar de forma inovadora, própria, única. Assim, partilhamos algumas atividades criativas, para despertar o pequeno Da Vinci que tem em casa.

  • Primeiro, é preciso vestir-se a rigor. Com um saco de plástico, rolos de papel higiénico, uma garrafa de plástico e luvas de borracha, o artista pode fazer a sua própria bata.
     
Criação das Obras de Arte
  • A seguir, podem passar à criação das obras de arte. Pois bem, prepare a escova de dentes (sim, leu bem!), cartolinas e tintas e deixe a imaginação fluir.
     
  • Já experimentaram caligrafia? Com paus de gelado e uma cartolina branca, podem praticar esta arte e escrever nomes ou mensagens para colocar pela casa toda.

 

Torne o seu mundo ainda mais bonito, não apenas hoje, mas todos os dias. Pode fazê-lo através de trabalhos manuais decorativos, oferecendo presentes feitos por si, implementando um dia por mês para estarem mascarados ou, simplesmente, acrescentando um pouco de música a rotinas aborrecidas, por exemplo. Um pouco de arte por dia certamente ajuda a ver a vida de outra forma.

Mais para descobrir