Início do ano letivo: prepare-se para o regresso às aulas

O início do ano letivo está para breve!

Nada como saber o que o regresso às aulas traz de novo, bem como os acessórios e material escolar de que pode precisar, e ainda a importância de estabelecer rotinas diárias.

Preparar o regresso às aulas

Para que o regresso às aulas seja um acontecimento planeado, estruturado, organizado e bem-sucedido, será importante preparar-se para este momento, preparação essa que vai desde a escolha da mochila e do material escolar até ao estabelecimento de rotinas diárias…

A escolha da mochila

A escolha da mochila 

De forma a garantir o conforto e o equilíbrio, a escolha da mochila é deveras importante. Por isso, deve ter em consideração as seguintes normas:

  • a mochila escolar deve ter o tamanho das costas da criança;
  • as alças largas e ajustáveis;
  •  o forro acolchoado.

Para além disso, deve ter em atenção o peso da criança, isto é, o peso da mala não deve ultrapassar os 10% do peso corporal e a importância do ajuste da mochila para que a parte inferior fique na cintura da criança.

Comprar o material escolar

Comprar o material escolar

O momento da escolha do material escolar, no início do ano letivo, é sempre acompanhado de algum entusiasmo. No entanto, é importante avaliar, primeiro, o material do ano anterior que ainda pode ser utilizado.

Posteriormente, devem ter-se em conta alguns cuidados no momento da compra:

  • Não compre produtos com forma de alimentos ou com aromas;
  • Prefira as borrachas que dizem “sem PVC”;
  • Escolha lápis com formato triangular e canetas com borracha na zona da pega, de modo que possa tornar o manuseamento mais confortável;
  • Opte por corretores de fita;

No capítulo dos cadernos ou dos dossiers, o mais importante é perceber junto da criança qual o sistema mais confortável para organizar os seus apontamentos.

Estabelecer rotinas diárias

Estabelecer rotinas diárias

O regresso às aulas, no início do ano letivo, pode não ser assim tão fácil. Mas se conseguir estabelecer uma rotina escolar eficiente tudo correrá pelo melhor.

Aqui estão algumas dicas:

  • Acordar cedo e levantar-se antes dos seus filhos
  •  Planear e garantir  na véspera:
      • Almoços para o dia seguinte
      • Roupas a utilizar
      • Dispositivos carregados
      • Trabalhos de casa e outras necessidades prontas para a escola
  • Aprender a delegar: quando as crianças são pequenas, os pais geralmente fazem quase tudo por elas e, por vezes, mesmo mais tarde, elas mantêm esse hábito. Um novo ano letivo é o momento ideal para dar uma vista de olhos às habilidades do seu filho e adicionar novas competências à sua rotina matinal.

Dar um incentivo às crianças: por exemplo, algumas crianças terão a certeza de que cumprirão todas as suas tarefas se souberem que poderão jogar um jogo, ler um livro ou ver televisão antes da ida para a escola.

Dicas para um regresso às aulas com sucesso

Prepare as crianças para o regresso às aulas sem stress

Prepare as crianças para o regresso às aulas sem stress

Certifique-se que tem tudo o que é necessário e estabeleça um diálogo calmo e assertivo com o(s) seu(s) filho(s).

Crie bons hábitos de estudo em casa

Crie bons hábitos de estudo em casa

Crie um ambiente que seja favorável ao dever de casa desde tenra idade. As crianças precisam de um espaço de trabalho consistente no seu quarto ou noutra parte da casa que seja tranquila, sem distrações e que promova o estudo.

O que esperar do início do ano letivo 2022/23

Após dois anos letivos consecutivos marcados pela inconstância, devido à COVID, o ano letivo de 2022/23 irá regressar ao modelo anterior à pandemia, tanto para o ensino pré-escolar e ensino básico, como para o ensino secundário.

Traz como novidade, de acordo com o Ministério da Educação, a apresentação do calendário para dois anos letivos consecutivos, 2022/23 e 2023/24, bem como a duração do tempo de aulas e ainda a duração dos tempos dos exames e das provas de aferição.

Calendário Escolar 2022/23

No que diz respeito ao calendário escolar 2022/23, o início das aulas do primeiro período, está previsto acontecer entre o dia 13 e, no máximo, o dia 16 de setembro, considerando as primeiras férias na época Natalícia, à semelhança do modelo anterior à pandemia, bem como três dias de pausa no Carnaval, duas semanas de férias letivas na Páscoa e três meses no verão.

Assim, e de acordo com a publicação em Diário da República, Despacho n.º 8356/2022, de 8 de julho de 2022

Quanto às interrupções das atividades educativas e letivas dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, eis o que está previsto:  

No mesmo diploma podem ainda ser consultado os calendários das provas de aferição do ensino básico, das provas finais de ciclo e dos exames finais nacionais do ensino secundário.

Caso pretenda também conhecer o calendário das matrículas e respetivas renovações para a educação pré-escolar e os ensinos básico e secundário para o ano letivo de 2022/23, pode consultar o Despacho n.º 4209-A/2022, de 11 de abril.

 

Se gostou deste tópico, veja também: Qual deve ser o papel dos pais na vida escolar dos filhos?

mais para descobrir